como saber se é a pessoa certa?

Feita por >rubens · 1 out 2022 Abordagem psicológica

Minha vida não esta legal desde 2018, onde eu tinha 20 anos, amigos , namorada de 4 anos estavel um shape legal, dai pra frente as coisas so pioraram, nunca tinha arrumado um trabalho serio ate então, amizades falsas novas chegaram, amizades antigas leais se foram, namorda se foi, shape se foi, pandemia chegou e eu fiquei inerte, o que me sinto assim ate hoje. Desde então nunca mais treinei com a mesma garra, as meninas que conheci era superficiais ou ate mesmo pagas no mundo sujo, drogas e poucos amigos mas pelo menos os de verdade, foi então que o final de 2021 chegou e eu conheci a nova namorada, ex namorada de um velho conhecido meu, ela me deu esperanças de novo, minha felicidade pelos treinos havia voltado, meu cuidado comigo mesmo aumentou, arrumei meu primeiro trabalho de verdade, so que com todas essas coisas boas e novas eu cai pra um lado que não deveria, o lado do medo, enves de aproveitar e gozar de tudo que estava acontecendo de bom eu entrei em uma noia, de que as coisas não podiam estar tao perfeitas assim, poxa, so amigos leais do lado, namorada bonita e gostosa e fiel, shape de volta e agora um emprego novo, cai no male da desconfiança, e ai que tudo foi por agua abaixo, hoje estamos no final de 2022 e eu estou pior que no últimos anos onde fiquei inerte, desde o começo desse ano nos não passamos uma semana se quer sem brigar, muito ciúmes da minha parte inclusive o ciúmes patológico, desenvolvi uma noia extrema de que so me sentia completo se sabia do dia inteiro da menina, e sempre achava que ela estava me tranido, pelo jeito simpático delas de lidar com as pessoas e sem falar que ela é extremamente linda e com um corpo diferenciado, todos mexem com ela, as amizades e falas delas no começo da relacao tbm me deixaram com o pe em cima do muro, ela queria me apresentar os amigos que ela já havia transado, coisa que eu achei um absurdo, primeiro por dizer que tem amigos e já ter dado pra eles, já não é uma amizade comum, segundo que ela queria me envolver nessa roda tipo, 2 caras que já comeram ela olhando para o novo namorado, e tbm outra posições dela como não sentir ciúmes de mim, eu ficava pensando como é possível a pessoa não sentir ciúmes, não acreditava achava que ela não me amava de verdade, e hoje depois de muita briga e discussão insistência em tentar fazer o naomoro dar certo estamos quase rompendo por não aguentar mais essa prisão de brigas isso esta me matando, porem como eu disse ela me devolveu a vontade de viver e eu acho que sou uma pessoa melhor com ela do lado, porem me sinto muito desconfortável com as atitudes dela, isso que eu narrei dos amigos foi bem no começo de tudo depois ela nunca mais citou, mas outro exemplo são nas brigas onde ela não se mostra tao insegura e indefesa, ela fica na dela não me chama, não mostra que esta incomodada, ela segue a vida dela vai ver amigas ou fica com os familiares, não consigo entender como consegue ser tao madura e fria nesse aspcto, eu fico com inveja ate de não conseguir ser assim e sentir um ciúmes absurdo dela, mas ela acaba sendo afetada com isso e entra no jogo mas quem trouxe esse problema para nos fui eu, hoje eu me encontro em uma situação muito delicada, reta final de faculdade, trampo acarretado, não sinto mais vontade de trinar e sinto que esse relacionamento esta me fazendo mal, mas tbm estou sendo incapaz de deixa lo, repito me sinto so e com medo de ficar sem ela, o que vcs acham que pode ser ou esta acontecendo

A melhor resposta 3 OUT 2022

Rubens,
O que estoa acontecendo é muito simples...
Voce precisa se conhecer, precisa se qualificar, está preso a uma zona de dor da tua personalidade.
Precisa se recuperar, resgatar a tua inteligência natural, colocar-se com responsabilidade diante dos fatos da vida.
Enquanto voce se esforça para compreender e viver a própria vida permanecendo baseado onde outros te alienaram, há somente processo de autodestruição e perda progressiva.
Percebe que as coisas se repetem... e se repetem para que aprenda e vai continuar colhendo derrotas até aprender.
Faça Psicoterapia para se colocar de acordo com as coordendas da vida.

5817 respostas

3 OUT 2022

ola! Se você precisar de ajuda estou disponivel a qualquer momento. É somente entrar em contato comigo e agendar sua consulta que irei lhe redponder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

2 OUT 2022

Olá Rubens! Obrigado por escrever. Pelo que você relatou você está inseguro, muito inseguro. Falta-lhe confiança básica. Não confiando em si, você não se valoriza, acredita que não há motivo para merecer as coisas boas que lhe aparecem. Nesse sentido, fica clara a ideia de que você ainda não está pronto para namorar. Não namora a si mesmo ainda, não se valoriza, não vê os componentes positivos em você, que tua namorada e seus amigos veem.
Quando estamos tomados pelo medo e pela tentativa de controle da outra pessoa, não conseguimos ser espontâneos, originais, muito menos eficazes para controlar. Você precisa desenvolver autoconfiança, amor próprio. Isso exige vinda a um de nós, psicólogos, com mente aberta e persistência, integrando as conclusões da psicoterapia com a prática de vida.
Não há escolha de pessoa certa. Não há pessoa puramente certa, não há pessoa puramente errada. A construção inteligente do relacionamento é que fará vocês direcionarem para a predominância dos acertos. Não há perfeição.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura!
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8644 respostas

2 OUT 2022

Olá Rubens, ao que me parece, devido a várias circunstâncias você se tornou uma pessoa muito insegura. Insegurança faz parte de um conjunto de sintomas de ansiedade, quando pensamos que tudo se diz a respeito de nós e traz com isso uma sensação de incapacidade, a crença de não sermos suficientes e não merecedores de tais coisas que são boas. O histórico dela pode reforçar esse sentimento, ainda mais, quando se trata de uma ex-namorada de um amigo. Entenda que sexo e amor são duas coisas diferentes, e nesse contexto, onde o sexo se refere ao simples prazer, devemos nos conhecer e perceber até onde nos permitimos. Você descreveu ela como muito segura e que não demonstra ciúmes, por exemplo, e o ciúmes também tem mais a ver com sua insegurança própria do que com o amor ou qualquer sentimento que ela sinta por você, e como você entende ciúmes com o sentimento de gostar, amar, se sente confrontado com isso. Reflita sobre uma terapia pra te ajudar a entender tais sentimentos e trabalhar essa ansiedade e possivelmente uma dependência emocional, bem comum entre os ansiosos. Espero ter ajudado. Abraços

Alexandro Mana Psicólogo Psicólogo em São Paulo