Por que me sinto desconfortável com certas pessoas?

Feita por >Milena · 11 jun 2019 Habilidades sociais

Olá.

Me chamo Milena e tenho 18 anos. Eu sempre fui uma pessoa muito tímida e isso acabava atrapalhando muito vida social. Mas quando fiz 17 anos isso pareceu piorar e percebi que com algumas pessoas que conheço, ou que são meus amigos, eu acabo sentindo um desconforto quando estou perto delas que faz eu querer me afastar.

Não sofri nada para que esse problema piorasse. Eu só comecei a me isolar aos poucos e esse desconforto, que eu não sentia antes, apareceu.

Não é com todas as pessoas que isso acontece, mas se alguem quiser se aproximar muito de mim eu acabo sentindo esse desconforto e me afasto, e esse é uns dos motivos pelo qual nunca tive um relacionamento.

Gostaria de saber porque eu comecei a ter esse problema e se consigo resolvê-la.

Grata.

A melhor resposta 13 JUN 2019

Milena, bom dia! O fato de és três buscando entendimento sobre a origem da tua dificuldade de interação social é muito importante. Porém, precisas buscar ajuda de um profissional da psicologia para que possa te auxiliar a olhar pra si mesma, pra tua história e buscar pontos de reflexão que te permitam entender o porque desse comportamento mais retraído e com dificuldade de interagir. Quando isso se torna insuportável a ponto de te esconderem das pessoas o risco de tornar algo mais patológico é perigoso. Por isso, busque ajuda logo, com certeza irá encontrar as respostas e desenvolver habilidades de lidar com as questões sociais, que hoje para você são tão difíceis. Abração

Patrícia Padilha Psicólogo em Caxias do Sul

38 respostas

12 JUN 2019

Olá Milena! Obrigado pela participação. Na verdade essa dificuldade é bastante frequente, pois é nutrida por sentimentos de insegurança, competitividade e ao mesmo tempo, esforço por manter-se confortável. A partir do início da adolescência até a juventude, é comum essa percepção ficar mais detalhada e as pessoas tenderem a se encolherem. As técnicas adequadas da psicologia, poderão contribuir para que você, pela junção detalhada de dados, olhe para dentro de si mesma, e, por consequência para dentro dos outros, situe de forma mais abrangente, as características humanas e desenvolva maior autoconfiança. Coloco-me à disposição para outros aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.