Como retomar minha vida?

Feita por >Helena · 8 mai 2023 Desenvolvimento pessoal

Olá, não gostaria de me identificar. Estou de licença médica por TAG e Depressão desde o ano passado. Sou professora, estava estudando também, fazendo mestrado( muito sonhado). Porém tudo começou a se complicar. Os alunos eram muito agressivos comigo verbalmente. Além disso, o ambiente de trabalho pesado. Tirei licença e larguei tudo. Agora ne sinto uma burra, inútil e com medo de tudo. Não sei como retomar minha vida. Tenho medo de tudo. O que faço?

A melhor resposta 15 MAI 2023

Olá Helena, imagino as dificuldades pelas quais você está passando agora. Quando o ambiente de trabalho tem uma carga de estresse muito grande, quando as situações no trabalho passam a ser aversivas, isso pode, ao longo do tempo, gerar a síndrome de burnout. As pessoas com burnout acabam sofrendo e desenvolvendo muitas vezes depressão e ansiedade, porque essas duas andam juntas. Se você tirou a licença é justamente para você se cuidar, colocar os pensamentos em ordem e se fortalecer. Quando você fala que se sente burra e inútil eu lhe digo: seja mais acolhedora consigo. Nada tem a ver com sua capacidade intelectual e com a sua capacidade como pessoa. Todos podemos passar por algo assim. Seja compreensiva com o que está sentindo, valide seus sentimentos. Agora é importante que você engaje num acompanhamento em saúde mental, com psicólogo e psiquiatra, pois você precisa cuidar desses quadros de depressão e ansiedade. Além disso, traga para si pequenas práticas e mudanças de hábito no cotidiano. Procure dormir bem, pratique atividade física, tenha uma boa alimentação, tenha lazer, estimule seus passatempos. A vida não é só responsabilidade e trabalho, precisamos cuidar da nossa saúde mental. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

7 JUN 2023

Olá, separe esse momento para cuidar da sua saúde mental, é uma ocasião oportuna pra colocar a vida em ordem. Apesar de se sentir "burra", entre outras coisas, gostaria que refletisse se uma pessoa com tais características que você afirma ter, seria capaz de lecionar e fazer o mestrado tão sonhado? Certamente que não, por isso, olhe pra você e perceba as suas habilidades. Busque ajuda na terapia para você superar esse medo e conseguir retomar a sua vida.

Me coloco à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

23 MAI 2023

OI Helena. Busque ajuda, converse sobre o que está acontecendo com você, colocar para fora e se ouvir podem te trazer muitos insights e te ajudar a compreender essa situação. Psicoterapia é bastante indicado também. Abraço.

Gisele Rodrigues Psicólogo em Florianópolis

25 respostas

12 MAI 2023

Olá, Helena!
A depressão e a TAG podem ser transtornos muito debilitantes e é importante que você esteja recebendo tratamento adequado.
A situação que você descreve no ambiente de trabalho pode ter contribuído para o desenvolvimento desses transtornos. Agressões verbais e um ambiente pesado podem gerar muito estresse e ansiedade, o que pode levar a uma piora do quadro de depressão e TAG.
Você menciona que agora se sente "burra" e "inútil", o que pode ser um reflexo da baixa autoestima e da falta de confiança em si mesma. É compreensível que tenha medo de retomar sua vida, mas é importante lembrar que você é uma pessoa valiosa e capaz, e que pode superar esses desafios.
Neste momento, sugiro que continue seguindo o tratamento médico e psicológico que está recebendo. Além disso, é importante que tenha um acompanhamento profissional para ajudá-la a lidar com esses sentimentos de inutilidade e medo. A terapia pode ajudá-la a identificar e mudar padrões de pensamento negativos, além de fornecer ferramentas para lidar com o estresse e a ansiedade.
Também pode ser útil pensar em atividades que lhe tragam prazer e que possam ajudá-la a se sentir melhor consigo mesma, como hobbies, exercícios físicos etc. É importante lembrar que a recuperação pode ser um processo gradual e que você não precisa se cobrar para retomar tudo de uma vez. Aos poucos, com cuidado e paciência, você pode superar esse momento difícil e encontrar um caminho para retomar sua vida.
Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

12 MAI 2023

Tudo que está trazendo seus sintomas que devem ter suas raizes lá atrás, você deve ter passado por algo semelhante aí na sua infância ou repetindo padrões de alguém do seu clã familiar. Entre em contato comigo que te ajudo a transformar tua vida por completo.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

11 MAI 2023

Olá Helena, se não estiver fazendo acompanhamento psicológico, sugiro que comece. Não desista de você diante das diversidades da vida. Existe várias formas de trabalhar com elas e isso você pode ir descobrindo na psicoterapia. Você já teve muitas conquistas e acredite, você é capaz de conquistar muito mais. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

10 MAI 2023

Olá Helena.
Não se culpe. Muitos profissionais têm se afastado por Burnout, TAG e Depressão, você não é a única.
Sugiro que tente rever seus valores, crenças e objetivos de vida. Nossos bens mais preciosos são: saúde física e mental, paz e família, ou rede de apoio.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

663 respostas

10 MAI 2023

Olá Helena, espero que esteja tudo bem com você.

Obrigado por vir aqui, e compartilhar um pouco de sua história conosco, estamos aqui para ajudá-la no que for possível. É muito importante que você não deixe esses estados ganharem mais espaço em sua vida, e por isso é que você deve começar a lidar com eles a partir de agora. O profissional mais indicado para trabalhar essas questões que relata, é o profissional de Psicologia. Em seu caso, é muito importante que você possa iniciar um acompanhamento sistemático, de maneira comprometida, com esse profissional, para que você, aos poucos, possa ir restabelecendo o andamento mais satisfatória de sua vida. Compreenda que você possui sim todas as capacidade para estar realizando as funções que precisa realizar. Atualmente você encontra-se apenas em um período de licença, pois decidiu priorizar a qualidade de sua saúde e de sua vida, que estavam afetadas, devido ao ritmo de vida e trabalho que estava levando. Você agiu muito bem ao reconhecer o momento de parar, respirar, e começar a olhar mais para si. Sua saúde, mental, emocional e física, não tem preço, e é um de nossos bens mais valiosos. Procure ser mais justa consigo, não duvide de suas capacidades. Tenho certeza que você irá retomar suas atividades, e concluir seus objetivos pessoais. Mas, não deixe de iniciar seu acompanhamento psicológico para te auxiliar com essas questões que está passando. Será muito importante para você no momento.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

9 MAI 2023

Olá Helena.
Você pergunta o que fazer, sugiro procurar um psicólogo, pois neste espaço você tem o direito de falar o que tem vontade, se expressar e também entender como o seu diagnóstico funciona em sua vida e o que pode fazer para voltar a ser mais ativa.
A terapia cognitiva comportamental utiliza-se de técnicas para que possa fazer mudanças no pensamento que a ajude a enfrentar sua vulnerabilidade, entender os motivos do diagnóstico de TAG e as situações que te causa depressão. Então sugiro que busque ajuda psicológica se quer deixar de pensar que é inútil, burra e com medo de tudo, além de buscar na terapia como retomar sua vida.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

9 MAI 2023

Entendo o que está sentindo...
Você apenas personalizou em si mesma a agressividade dos alunos e do ambiente.
Realmente ser professora, hoje, não é nada fácil. Os alunos, a maioria, vêm de casa carregados da dinâmica familiar (brigas, desentendimentos, frustrações, desrespeito, falta de amor)
Além disso, o ambiente, com professores que apenas cumprem as ordens do MEC que é de repassar informações, a maioria, distorcidas, tendenciosas, são incapazes de entender esta dinâmica dos alunos, não desenvolvem a educação, apenas repassam conteúdos, não levam os alunos a entenderem o que estão sentindo e o porque da frustração e da agressividade.
Realmente a situação fica insustentável.
Não, você não é burra, voce apenas não entendeu a verdade que estava se manifestando no local.
Precisa sim fazer Terapia para se conhecer, focar o teu objetivo de vida e se colocar no mercado de trabalho;
Precisa viver a tua vida, mas sabendo usar o sistema em teu benefício.
Nada está perdido.
Se quiser se manter na área educacional, pode inovar a forma de trabalho de forma autônoma ao invés de estar num colégio.
Tudo é possível realizar.
Abraços

5817 respostas

9 MAI 2023

Olá, querida, tudo bem?
Entendo que lidar com a ansiedade pode levar a esse tipo de sentimento, porém nossas dificuldades não anulam nossas valências. Espero que você já esteja em acompanhamento com um psicólogo, assim ele pode te ajudar a compreender e acolher o que vem sentindo, entendendo de que maneira você possa ser mais justa consigo mesma e se permitir cuidar das feridas que você possui nesse momento.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

9 MAI 2023

Olá Helena! Obrigado por escrever. Sala de aula nos tempos atuais, mais mestrado, são dois grandes desafios. Você é Helena, não é TAG, não é Depressão. Helena contém depressão. TAG e Depressão não contém Helena. Há uma série de riquezas adormecidas, com potencial realização em você. Conheça-se mais profundamente, reveja tuas metas e possibilidades. Alunos agressivos é comum, mas a agressividade deles não precisa ser legitimada por você. Nunca se esqueça que agressão tem como princípio a reação do agressor e não a ação. Acontece que a reação não é porque foi agredido, por exemplo, como no seu caso, pelo professor. O estudante sente-se agredido pela complexidade social, pelos inúmeros e complexos desafios na sociedade complexa, pelos desafios das inseguranças próprias da adolescência. Será prudente começar as poucos, com estratégia, técnica.
Será muito enriquecedor, você, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade, contar com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

9 MAI 2023

Me parece que você passou por questões muito difíceis de lidar. Questões como as que você descreve nos leva ao desgaste físico e mental. Importante que você tenha tirado esse tempo para se cuidar, respeitar seus limites é uma forma de cuidado. Nem sempre conseguiremos realizar as coisas como gostaríamos, mas é importante pensar que você vem fazendo o que é possível diante das condições que você tem hoje. Não existe uma resposta pronta para seu questionamento, cada ser humano é único.

Talvez a ajuda de um profissional seja importante para auxiliar a atravessar este momento.

Raquel Carvalho Vicente Psicólogo em Diadema

10 respostas

9 MAI 2023

Olá Helena,
Que bom que chegou até aqui!
Sinta-se confirmada em suas sensações, realmente lidar com pessoas, jovens, ambiente de trabalho, relações... pode ser desafiador.
Sua licença médica pressupõe algum profissional de saude mental te acompanhando? É muito importante ter uma visão de que para gerenciar aquilo que sentimos em relação a algo é preciso fortalecer recursos internos, ampliar a consciência. Entender o que acontece, como acontece, como você se sente a respeito, como age em relação a isso. A partir do momento que entendemos melhor sobre algo, temos a oportunidade de fazer novas escolhas e agir a respeito com saúde e funcionalidade.

O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinados a manejar ou lidar com aquilo que sentimos, não desenvolvemos grandes recursos de enfrentamento ou não somos preparados para tal realidade. Até mesmo não sabemos como e onde encontrar ajuda profissional para superar e reorganizar com qualidade e saúde as ideias, ações e relações do dia a dia, os desafios, os encerramentos, os enfrentamentos da vida.

Já pensou em fazerem terapia? O processo de autoconhecimento pode ajudar muito com isso! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal de habilidades e recursos internos, amadurecimento e desenvolvimento das relações, ampliar de consciência, é fortalecimento de autoestima! Isso pode ajudar muito a entender o que acontece, desenvolver habilidades de reorganização e planejamento, aceitação diante o que não está sob seu controle mudar e empoderamento frente ao que pode sim ser ajustado com funcionalidade e saúde. Um acompanhamento profissional pode facilitar sua comunicação, abrir espaço para o enfrentamento e entendimento, te ajudar muito com isso que sente.

Espero ter te ajudado!
Caso queira começar terapia, contratar um profissional para te ajudar com tudo isso, Conte comigo..
Psicóloga Chris

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

9 MAI 2023

OLÁ HELENA... OBSERVE A PROFISSÃO DE DOCENTE É DURA E DIFICIL... REQUER SABER LIDAR COM AMBIENTES E PESSOAS COM REALIDADES MUITO DIFERENTES. ENTENDER O OUTRO É TAREFA ETERNA DO PROFESSOR. ENTENDER-SE A SIM MESMO É OUTRA TAREFA DIFICIL E DURADOURA. MAS, QUANDO NOS CONHECEMOS E RECEBEMOS APOIO FICA MAIS FACIL E CORENTE LIDAR COM O OUTRO. ENFRENTAR AS DIFICULDADES COM SABEDORIA É UMA TEREFA IMPORTANTE. REFLITA SOBRE ISSO. FORTALEÇA O SEU INTERIOR ... TERAPIA ... MEDITAÇÃO... ALIMENTAÇÃO POSITIVA ... REPIRAR ADEQUADAMENTE... SÃO FERRAMENTAS QUE PODEM TE AJUDAR A MELHORAR E A VOLTAR A TER CONFIANÇA NO SEU TRABALHO - QUE É MUITO IMPORTANTE - E EM VOCÊ MESMA ... FAZENDO TUDO ISSO TENHO CERTEZA QUE VOCÊ HELENA VOLTARÁ A SER "BRILHANTE" COMO O SEU PRÓPRIO NOME DIZ... ESPERO TER AJUDADO - ABRAÇO FRATERNO.

Allan Froes Psicólogo em Salvador