Como parar de existir?

Feita por >Lupa · 26 jul 2024 Abordagem psicológica

Embora eu ja tenha. Procurado inúmeras vezes descobrir quem eu sou, do que gosto tanto hobby como profissionalmente, nao sei qual minha essência, desconhecido minha personalidade , nao sei minha identidade, me sinto neutra , vazia e sem conhecimento pra conversas profundas , temho vontade de me aperfeiçoar mais intelectualmente , ate pesquiso começo mas nao tenho consigo continuar, talvez por me achar intelectualmente incapaz de aprender e inferior demais, onde nao tenho paciência . Minha irritabilidade ta bem alta. Nao penso em nada. Nao tenho sonhos., Projetos Me sinto vegetando. As vezes nao sei por onde comecar . Pois e facil falar pra. Irmos atras do autoconhecimento termos. Inteligencia emocional e .nao termos um parâmetro. Por onde comecar . Tento melhorar pela minha filha mas nao conseguindo e as vezes. Prefiro nao existir, pra nao ser mal exemplo. Pra ela nao ser fracassada como eu que vegeta em vida. Alguem me ajude porque nao consigo resultado na terapia.

A melhor resposta 27 JUL 2024

Olá Lupa!

Quero agradecer por você compartilhar sua luta. É muito corajoso abrir-se sobre essas emoções tão profundas e difíceis. Sentir-se neutra ou vazia pode ser uma experiência muito pesada, e é compreensível que isso te cause irritabilidade e frustração.

Autoconhecimento é uma jornada que muitas vezes pode parecer desafiadora, especialmente quando nos sentimos perdidos. É importante lembrar que essa busca não precisa ser feita sozinha. Que tal refletir sobre o que significa para você descobrir sua essência? Quais pequenas ações você poderia dar para se conhecer melhor? Às vezes, começar com pequenos passos, como anotar o que você gosta ou não gosta, pode ajudar a criar uma base para uma compreensão mais profunda de si mesma, além de ferramentas como avaliações psicológicas para complementar esse processo.

A pressão para ser um exemplo para sua filha pode aumentar o peso que você sente, mas saiba que você não precisa ser perfeita. O fato de estar buscando melhorar já é um passo significativo. Que tal pensar em como você pode transformar essa vontade de ser um bom exemplo em algo que inclua também o cuidado com você mesma? e que complexo né?

Se você está se sentindo estagnada na terapia, pode ser interessante conversar com seu terapeuta sobre isso. E Às vezes, mudar o foco ou as estratégias pode abrir novas possibilidades.

Caso entenda pertinente, estou aqui para ajudar você a encontrar o seu caminho e desenvolver as ferramentas necessárias para lidar com essas emoções. Espero que fique bem

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

2 AGO 2024

Olá Lupa, tudo bem?
Parece que você está enfrentando uma combinação de desafios emocionais e de auto-percepção que podem ser bastante difíceis de lidar sozinho. Muitas vezes, temos expectativas irreais sobre o que significa "autoconhecimento" e "inteligência emocional". Entenda que é um processo contínuo e não algo que acontece da noite para o dia. Comece com pequenos objetivos. Se você quer se aperfeiçoar intelectualmente, comece com algo que te interessa, mesmo que seja um artigo curto ou um vídeo educativo. Estabeleça uma rotina de aprendizagem que seja manejável para você. Estabeleça metas pequenas e alcançáveis. Ao alcançar cada pequena meta, você começará a sentir um senso de realização que pode ajudar a aumentar sua autoconfiança.
Mesmo que você sinta que não está obtendo resultados na terapia atual, considere conversar com ele sobre isso. Caso precise, estou à disposição.
Marília - psicóloga com abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

169 respostas

29 JUL 2024

Lupa
Sim, a primeira ação é descobrir quem somos, de onde viemos, qual o objetivo de estar aqui e como fomos educados. Você não está aqui por acaso, tem um propósito, um objetivo.
Infelizmente, desde o primeiro dia da tua gestação tua mente começou a sofrer a interferência do meio ambiente (útero materno, meio familiar, educacional, social, religioso) ao qual você teve que se adaptar para sobreviver, para ser aceita, amada, validada. Em todo esse percurso, nunca ouve desenvolvimento de si mesma, tanto que não sabe quem é, quais teus talentos, quais tuas forças, teus pontos fortes... você apenas conseguiu se adaptar e hoje vive a vida que os outros querem, mas não conseguiu ser o que você queria para si mesma.
Por isso se sente irritada, se sente inferior aos outros, não tem mais paciência, esqueceu seus sonhos...
Que ótimo que conseguiu se expor aqui para tentar compreender o que está acontecendo contigo.
Você não vai conseguir se conhecer, sozinha, vai girar em círculo e não vai sair do lugar.
Precisa fazer Psicoterapia para recuperar a tua inteligência de vida, autenticar-se segundo os critérios da vida ... hoje voce apenas faz o que o sistema determina e isso só te dá frustração.
Tenho certeza que irá se recuperar, se restabelecer e encontrar o teu caminho.
A vida não quer que você sofra.
Abraços

6353 respostas

29 JUL 2024

Olá Luna, sinto muito por sua situação atual. Descobrir e viver sua essência, sua autenticidade é super importante para ter uma direção na vida. Se a sua terapia atual não te ampara nesse sentido, mude de profissional e de abordagem. Na terapia junguiana trabalhamos a fundo identidade, projeto de vida, reprogramação de inconsciente com meditações e hipnose. Não desista de buscar ajuda profissional. Você começa pelo autoconhecimento e com um guia do labirinto da mente hábil, experiente, sensível e capaz para te ajudar. Esse guia é o psicoterapeuta, 50% com cada um. A disposição,
Lisiane Hadlich Machado
Psicóloga & Psicanalista

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

256 respostas

27 JUL 2024

Oi Lupa! Grato por se colocar. Certamente vontades envolvem vidas. Quando você fala de parar de existir, na verdade, você está falando da existência, emitindo qualificativos que reprovam tua vida atual. Logo, é um passo dado para se modificar. A psicoterapia é uma ferramenta, mas ela precisa ser acompanhada de modificações efetivas de vida. Muito provavelmente você elaborou grau de exigência e expectativa de si, incompatível com as possibilidades. Precisamos ter a sabedoria de degustar, comemorar cada pequena evolução que vivenciamos.
O desafio de descobrir identidade, hobby e outras buscas, é algo interminável.
Vamos conversar mais profundamente?
Atenciosamente,

9314 respostas

27 JUL 2024

Olá. Sinto muito que esteja vivenciando tamanho sofrimento. Percebo em seu relato que existe uma autocrítica muito grande, provavelmente irreal por desconsiderar a sua diversidade. Você demonstra uma preocupação genuína com a sua filha, o que evidencia que não é uma pessoa sem sentimentos e sem propósito como acredita ser. O autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal são caminhos longos e muitas vezes difíceis mesmo, por isso recomendamos que seja uma jornada realizada com auxílio profissional. Tenho certeza de que existem inúmeras potencialidades em você e que com psicoterapia você poderia descobri-las e encontrar um sentido mais amplo para sua existência. A visão negativa sobre nós mesmos nos afasta de tudo que realizamos e podemos realizar de positivo na vida e impede que vejamos os progressos que já fizemos. Para complementar, acho importante dizer que a sua presença é fundamental na formação da sua filha e que nenhuma conquista ou realização alteraria a importância que ela atribui a você. Portanto, o caminho de "não existir" para que ela possa se desenvolver é uma distorção grande da sua mente. Ter a mãe por perto é fundamental e não há nada que possa substituir essa relação. Recomendo que procure um psicoterapeuta para ajuda-la a analisar a realidade com mais clareza e a encontrar motivos para continuar e se orgulhar de si mesma. Fico à disposição. Um abraço.

Ily Luna Melani Psicólogo em Curitiba

27 respostas

27 JUL 2024

Olá, boa noite. Provavelmente você está tendo uma crise de identidade bem forte, misturados com sentimentos de baixa autoestima e existem várias possibilidades de lidar com isso.
Se você percebe que a terapia não está dando resultado, mude de psicólogo, mude a abordagem.
Em segundo lugar você precisa pensar em você, em melhorar por você.

Cassia Oliveira Psicólogo em Campina Grande