Como me separar do meu marido .

Feita por >Miriam · 8 abr 2023 Violência de gênero

Sou casada a 13 anos, meu marido as vezes por coisas que na maioria dos casos é boba para ele é motivo de quebrar tudo dentro de casa, dizer que vai me matar , me agride com várias palavras ofensivas, eu não aguento mais essa situação, mais tenho muito medo de ir embora e não ter direito a partilha de bens..por favor o que devo fazer?

A melhor resposta 25 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

13 ABR 2023

Miriam
Tem coisas psicológicas e coisas jurídicas... coisas da vida e do sistema:
Qual o teu grau de dependencia dele?
Quais as tuas carências? Estas coisas voce precisa conhecer e resolver, antes de qualquer decisão.
Já tentou sentar com ele e dialogar sobre a forma de vida que voces estão vivendo?
Voces são duas pessoas, com os mesmos poderes, desejos e possibilidades.
Voce é fêmea, ele é macho... Por ele ser o macho, não lhe dá o direito de te dominar e ele faz isso por meio da ameaça, da agressão, do medo que ele gera sobre voce; mas isso funciona porque voce permite, voce baixa a guarda, se submete a ele.
Se quiser resolver isso, faça Psicoterapia. Isso possibilitará continuar a vida com ele, caso queira.
Qual a forma de casamento? Para isso, terá que ver juridicamente e se precaver de formas de retaliação contra voce.
Precisa de proteção jurídica, se ele se mostra agressivo, ameaçador.
Abraços

5817 respostas

12 ABR 2023

Oi Miriam, entendo sua situação e angustia diante de tal situação, mas pense na sua vida no futuro, na sua liberdade, no seu sentimento de poder fazer as coisas sem medo, questione o que você gostaria da sua vida.
A separação é sempre difícil, ainda mais nesses casos de ameaça, procure seus direitos, um advogado para te orientar com essa questão de partilha de bens e tirar todas as suas duvidas, e procure ajuda psicológica também para lidar com todos esses sentimentos.
Muitas vezes a gente pensa que uma tomada de atitude é muito difícil mas depois de feita vem um sentimento de alivio e tranquilidade e que foi uma boa escolha.
Espero ter ajudado, caso queira acompanhamento estou a disposição.
Atenciosamente
Psicóloga Rafaela.

Rafaela Ivalel Psicólogo em Cascavel

8 respostas

11 ABR 2023

Miriam, boa tarde! Imagino o quanto isso esteja te fazendo mal.. Mas se tratando de violência, seja ela física ou psicológica, a primeira coisa a fazer é buscar ajuda imediata de familiares, amigos e até mesmo através de uma medida protetiva como forma de prevenção. Se calar diante de ameaças nunca será a melhor solução.. porém sei que para diversas mulheres vítimas de violência é super comum se sentir com medo e envergonhada.
Em relação a partilha de bens, existe justiça que te garante os seus direitos.. Agora o que você precisa refletir é: Vale a pena se manter em um relacionamento que coloca em risco a sua vida e a sua saúde mental? E dependendo da sua resposta tornar uma decisão!

Priscila Salgado Gomes Psicólogo em Niterói

7 respostas

11 ABR 2023

Olá Miriam. As pontuações que você traz em sua demanda são extremamente graves e comprometedoras para sua integridade física e emocional. As ameaças e atitudes destrutivas que seu marido apresenta, denota urgência na tomada de decisão. Entendo que nem sempre tão fácil e imediato mas, sendo possível sim. Uma relação conjugal longa (você afirma já estar casa há 13 anos) desestruturada, leva a pessoa a um grau absurdo de incapacidade lógica e mental. Existe solução sustentável através da busca pelo apoio e atuação junto a um(a) profissional psicólogo. quanto mais breve você se mobilizar para acionar uma ajuda psicoterapeutica, voce começará a se beneficiar no enfrentamento e encontrar uma solução a seu favor.

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

9 ABR 2023

Olá Miriam! Obrigado por escrever. Será prudente refletirmos com maior riqueza de detalhes. Direitos materiais precisam ser conforme a legislação e o panorama específico.
Atenciosamente: