Como lidar com a desconfiança?

Feita por >Jose Souza da Silva · 15 mar 2017 Terapia de casal

Eu errei com minha esposa, eu a traí, mas ela diz que me perdoou. Porém se sente muito insegura com meu comportamento, ou seja, se antes ela em algum momento se senti insegura , hoje se sente muito mais.

A melhor resposta 16 MAR 2017

Boa tarde José a confiança em um relacionamento é muito importante, é construída no dia a dia, mas quando acontece uma traição a pessoa que sofreu é tomada por diversos sentimentos: raiva,culpa,decepção,desamparo, muitos pensamentos contraditórios e dúvidas vêem a mente nesse período.O senhor não informa a quanto tempo isso ocorreu, mais nesse momento sua esposa precisa que o senhor demonstre que se arrependeu, suas atitudes no dia a dia farão com que ela volte a confiar. Sugiro que façam terapia individual ou de casal, coloco-me a sua disposição.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

30 MAR 2017

Neste caso, vocês precisam rever esta questão. Se ela não confia, será um estímulo aversivo diário. Não vejo como conduzir um relacionamento com este teor.

San Med Psicologia Psicólogo em São Paulo

63 respostas

17 MAR 2017

José, é inegável que qualquer forma de traição abala a confiança no relacionamento. Dessa forma, reaver a confiança d o cônjuge leva tempo e o casal deve ter bastante paciência e maturidade para lidar com os conflitos que surgirão daí. Dê um tempo a ela e mostre que você mudou através de ações concretas, se aproxime dela, esteja mais presente, mostre que você realmente se importa com o relacionamento de vocês. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 MAR 2017

Olá José!
A confiança precisará ser reconstruída e existem duas opções que podem otimizar o processo favorecendo o bem estar de vocês como casal:
a psicoterapia individual, onde sua esposa poderá elaborar os conflitos referente a traição
a psicoterapia de casal, onde o psicólogo favorecerá as reflexões e superações das diferenças, favorecendo a confiança e o vínculo.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

16 MAR 2017

Ola,

A traição é um comportamento muito difícil de ser perdoado e esquecido, pois ela traz junto outras tantas sensações e sentimentos. Por mais que sua esposa tenha lhe perdoado, o medo e a insegurança ainda irão estar presentes, pois apenas com sua mudança de comportamento é que ela irá se tranquilizar.
Também podem ter relações a forma como ela descobriu a traição, com que era, como estava o casamento de vocês, entre outros fatores.
O importante é que vocês conversem e tentem chegar a opções de como lidar com isso. Talvez uma terapia de casal seja uma opção.
O perdão talvez seja o passa mais fácil, mas você precisa reconquistar a confiança dela, o que depende mais de você do que dela.

Atenciosamente,

Raquel Ribeiro Barbosa Psicólogo em Fortaleza

8 respostas

16 MAR 2017

Olá José! Em sua frase percebo o quanto você está aflita com tudo isso. Mas seria interessante você procurar uma ajuda profissional até para entender o que te levou a atrair e o que te leva hoje a querer retomar a sua relação, no sentindo de se perceber nesta relação e como ela se encontra atualmente. Hoje pelo que percebo é importante à administração do tempo e do seu estado emocional diante deste cenário e tempo necessário para “curar as feridas”. Contudo, muitas vezes não tocamos nas “feridas” e quando o casal vê, pode perder o encanto e cada um ficar para um lado, sem diálogo e sem dinâmica conjugal, apenas na rotina. No atendimento psicológico você poderá conhecer suas emoções, sentimentos e o que vem influenciando suas decisões. Quanto mais você insistir, pode gerar mais desgaste, sem primeiro você compreender o que você sente e vive. E caso seja interessante e, vocês estejam disponíveis, indicaria buscar uma terapia de casal. Na terapia de casal é preciso que ambos estejam dispostos a ouvir e se entregar na busca da reconciliação conjugal saudável através de novos comprometimentos de cada um, e uma reconciliação de ânimo para manter o relacionamento e a vida sexual. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida.

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro