Como lidar com a cunhada intrometida

Feita por >CarolSilva2021 · 22 jul 2021 Terapia familiar

Tenho 22 anos, sou casada já 3 anos. A irmã do meu marido sempre me maltratou, sem educação comigo, ela me humilhava, ficava pisando em mim. Ela chegou a falar ' Meu irmão para largar de você é rapidinho, você pensa que filho vai segurar ele ? '. Quando fiquei no hospital ela me ajudou, e ajudava cuidar do meu bebê, mas depois jogava na minha cara que se não fosse ela , eu era uma tonta que não sabia cuidar do meu filho. Ela tentou destruir meu casamento, como è a única irmã do meu marido ele ajudava ela com dinheiro. Ela não conseguia engravidar, e agora que conseguiu engravidar fica falando que o filho dela é rico e o meu filho é pobre e precisa até de doação de brinquedos. É uma situação muito complicada meu marido defende a irmã, ela menospreza meu filho. Ela chegou me acompanhar ao pediatra, mas aproveitou e ficou a sós com o médico para pedir uma carta passandi a guarda do meu filho para o meu marido.

A melhor resposta 23 JUL 2021

Oi, Carol

Casos que envolvem terceiros são bem complicados, por que de alguma forma, certas situações fogem do seu controle. No entanto, vamos focar aonde da para ser trabalhado, você! Você precisa se aproximar de dois aspectos importantes, seus limites e sua autoestima. Até onde você pretende suportar esses conflitos com sua cunhada em nome dessa relação? Considerando que ela nunca pare e que seu marido nunca esteja do seu lado, sempre protegendo ela, qual balança esta pesando mais neste momento?

Sobre sua autoestima, penso que ela encontrou em você uma certa fragilidade e tem se aproveitado disso para te deixar cada vez mais vulnerável, é importante tentar resgatar sua autonomia, voz e consequentemente, conseguir colocar limites em coisas que te afetam. Faz sentido pra você?

Espero ter ajudado, se precisar de algo mais me coloco à disposição.

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

18 AGO 2021

Ola! Eu posso lhe ajudar. Se você estiver precisando de ajuda e quer ser atendido é so agendar comigo que irei responder o mais rapido que puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 JUL 2021

Carol,
Estás diante de um grande desafio, de crescimento, de ampliação de consciência, mas precisa entender e como reagir diante das situações. Passa pelo processo de Psicoterapia. Não desperdisse a oportunidade.

5948 respostas

23 JUL 2021

Olá Carol! Grato por escrever. Essa questão de guarda de filho envolve desdobramentos, precisa de fundamentos para se efetivar. Parece haver uma parte da história que não foi contada. Com o amadurecimento, com a estabilização da vida, as coisas vão entrando no seu lugar.
A cunhada, pela afinidade familiar com o único irmão, transforma o filho dele e seu, como uma espécie de extensão dela. Com sabedoria, calma, ponderação e maturidade, você poderá desenvolver forma de lidar com os fatos, colocando as coisas no seu devido lugar.
É muito importante ser diplomática, lidar com serenidade com a situação.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, muitos falsos políticos, maioria de falsos religiosos, até alguns falsos cientistas, sigamos as recomendações de instituições sérias como: Instituto Butantan, Universidades Públicas, TV Cultura e Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8780 respostas

23 JUL 2021

Carol, família é algo complexo, mas tudo se resolve.
Esse caso tem muitos detalhes e prefiro não trazer aqui algumas orientações mais específicas e na área jurídica, pois lidos com casos semelhantes, mas lembrando que cada caso, é um caso.
Importante aos poucos e de forma discreta, ignorar o que ela diz e faz, mas acompanhar e observar.
Desejo que tudo se resolvas na paz.

Ana Rique Psicólogo em Recife