Como lidar com os amigos do meu namorado?

Feita por >Lola · 14 mai 2020 Habilidades sociais

Tenho 32 anos, e namoro um rapaz de 21. Ele é uma pessoa incrivel e nos damos muito bem. Mas... ele tem uma quantidade grande de amigos e amigas mais ou menos da idade dele, o mais velho tem 27. Entre eles uma ex e umas fãs. Eles não aceitaram desde o princípio e simplesmente decidiram fingir que eu não existo. Não faço questão da amizade, mas queria manter uma boa convivência. Me sinto como se tivesse uma porção de enteados. A relação com ele está ótima, mas me preocupo com os amigos. Dou bastante liberdade pra convivência deles, não crio caso nem me intrometo. Mas me sinto insegura, temo que hajam mais problemas no futuro.

A melhor resposta 3 JUL 2020

Bom noite Lola, você não precisa se sentir insegura em relação as amizades do seu namorado, a questão de idade pode ser superado com o tempo, mesmo eles fingindo que você não existe, mas a sua presença vai ser respeitada com a sua postura, também tenha a segurança na sua relação, pois se seu namorado te ama e a relação está ótima conquistar os amigos deles é uma questão de tempo e convivência, se mantenha firme sem se preocupar o comportamento deles, invista na sua relação com seu namorado.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

4 JUL 2022

Olá Lola.
Primeiro é importante perceber os motivos que tem sentido insegurança nesta relação. entender esta insegurança pode te ajudar a enfrentar as dificuldades com os amigos do seu namorado. Segundo é importante aprender a conviver melhor com estas pessoas para que seu relacionamento possa avançar. A psicoterapia pode te ajudar neste processo.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

15 MAI 2020

Olá Lola! Grato por participar. É bastante razoável ponderar que a maior parte das pessoas que tem vinte e um anos de idade estão em tempo de vida (mundo, prioridades, sonhos, estágios) muito diferentes das pessoas que tem trinta e dois anos. Isso é inevitável você lidar, caso permaneça com essa configuração de interações. De outro lado, seu namorado tem os amigos dele, geralmente bem mais novos, assim como você deve ter teus amigos com idade próxima à sua. Assim, a divisão de interações sociais entre os dois grupos, tempera as visões de mundo, levando você a exercitar o convívio maior com as pessoas de vinte e um anos, assim como, seu namorado conviver com as pessoas de trinta e dois anos. Isso poderá ser altamente enriquecedor para vocês dois. Quanto às fãs, provavelmente elas percebam que ele (seu namorado) apresente uma maturidade maior do que os outros da mesma idade, a ponto de namorar uma mulher mais amadurecida, mas segura de si (na visão delas), o que causa admiração por parte delas. Em certa medida, queremos namorar pessoas que tenham a sabedoria de como lidar com as coisas, mais do que nós, isso reaviva a proteção que nossos pais nos davam. Outras reflexões importantes: de fato a diferença de idade de vocês, nessa etapa de vida é inusual; os planos de uma pessoa de vinte e um anos, comumente, quanto à relacionamento, costuma ser muito diferente dos planos de uma pessoa de trinta e dois; namorar é para conhecer melhor, e, na maior parte das vezes, terminar. É exercício de escolha para vinculações mais amplas, estáveis e duradouras, que somente valerão à pena, se as pessoas se esforçarem pela ajuda mútua e fizerem prevalecer as coisas boas da convivência. O segredo da boa convivência com o outro, é a boa convivência consigo mesma. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.