Como iniciar o desfralde de uma criança de três anos?

Feita por >Ronaldo · 2 nov 2016 Psicologia clínica

Minha filha de três anos não consegue usar o banheiro. Não urina e não evacua. Somente se estiver com fralda. Ela é bem grande para idade e as fraldas não estão cabendo. Preciso de orientação.

A melhor resposta 3 NOV 2016

Ronaldo, como você bem percebeu, já passou da hora de tirar as fraldas da menina. Ela já tem controle dos esfincteres, tanto é que não urina e nem defeca sem as fraldas. Como ela já tem 3 anos, já deve conversar muito bem; o diálogo é fundamental para essa passagem. Eu sugiro que, como você está preocupado com essa questão, agende uma consulta com um psicanalista para te ajudar com isso.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

10 NOV 2016

Olá Ronaldo. Algumas crianças simplesmente não querem deixar de ser bebes, ou algum fato ocorreu e ela tem dificuldade em assimilar que é uma passagem normal. Crianças ficam traumatizadas quando os pais gritam ou xingam por não fazerem no vaso. É preciso ter calma nessa hora e de preferencia deixar que ela veja como a mãe usa o banheiro e mostrar que ela é uma mocinha e precisa se comportar como a mãe. Caso não surta efeito procure um psicólogo infantil e te ajudará a lidar com isso. Abraço

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

7 NOV 2016

Oi Ronaldo, cada criança tem seu tempo de sair da fralda, mas nesta idade a criança ja tem o controle, ja sabe a hora que precisa usar o banheiro. O importante é ir conversando com sua filha, de que ela esta crescendo, e que algumas mudanças vem unto com o crescimento e uma delas é usar o banheiro. Faça deste uso ser divertido, façam brincadeiras, cada vez que ela conseguir fazer o xixi no banheiro, comemore e diga a ela como isso foi legal, pode também fazer uma brincadeira, de que cada vez que ela acertar o xixi no banheiro ganhara um adesivo bem legal, e que assim que completar a cartela toda, ela tera direito a escolher uma brincadeira com alguem que ela goste muito, um passeio em familia, o desfralde se tornara uma brincadeira. Procure um psicologo na sua região e ele te ajudara, te orientará melhor nestas tecnicas de incentivo ao uso do banheiro. Também tem livros que pode ser visto com a criança especifico do desfralde. Boa sorte. Abç

Patrícia Vico Psicólogo em São Paulo

24 respostas

7 NOV 2016

Ronaldo, a primeira coisa que você deve entender é que cada criança tem o seu tempo.Como você falou, ela já tem o controle dos esfincteres e isso já é um começo. procure conversar com ela sobre o banheiro, mostra o espaço, se possivel, deixe que ela observe os pais utilizando o banheiro, que veja a descarga. Comece em casa, tirando a fralda e conversando que se ela quiser ir, é so te chamar. Comprar calcinhas com os personagens favoritos dela já estimula também.

Psicóloga Jeniffer Mendonça Psicólogo em Caruaru

6 respostas

3 NOV 2016

procure um psicologo para te orientar como chrgar lá, ok? na rede publica de saude tem este tipo de serviço e orientaçao.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto