Meu filho de 4 anos não interage com outras crianças na escola

Feita por >Marilei · 14 mar 2022 Psicologia infantil

Faz 20 dias que ele iniciou a escolinha e esta se adaptando ainda . Nunca foi para creche antes. Ainda chora porque nao quer ir. E estando lá prefere ficar isolado. A unica pessoa que ele se relaciona é com a professora e a tia do lanchinho deles. Converso bastante com ele , percebo que ele fica ansioso quando falo da escolinha. Mais ele aceita ir para a escola. Porem quando chega na escola ele nao quer entrar. Fica chorando e nao brinca com os amigos . Faz algumas atividades, mais sozinho.

A melhor resposta 15 MAR 2022

Olá Marilei, bom dia.
Pelo seu relato, é possível ver que ele ainda está em processo de adaptação. Imagine você conviver em um núcleo familiar com a mamãe e o papai e assim, repentinamente, vai "conviver" no meio social. Para nós, adultos, podemos ver como normal, agora, para uma a criança, é um novo mundo de descobertas e isso, leva um tempo.
Dê mais um tempo para ver como será essa adaptação, caso ele não se adapte, procure uma ajuda psicológica (neuropsicopedagogia ou neuropsicologica), irá ser de grande valia.
Abraço!
Psicólogo Thiago Sabino Leite

Thiago Sabino Leite Psicólogo em São Paulo

3 respostas

21 ABR 2022

Marilei,
Iniciou ele tarde, ele quer exclusividade... aprender a ter todas as regalias para ele; está assustado com a novidade, interagir é estranho para ele.
Converse sério com ele em casa, olhando diretamente nos olhos dele e com franqueza: Olha filho, sua mãe vai trabalhar e lá não tem lugar para as crianças; é um lugar só para os adultos trabalharem. Então, tem esta escolinha que é o lugar onde outras crianças ficam, onde tem brinquedos, comidas, água, cuidadoras que ajudam... lá, se voce quiser pode brincar, pode conversar. Se voce preferir, por enquanto pode ficar quieto. às (18h) a mãe estará lá para buscar voce e vamos para casa os dois. Está bem?
Então, não precisa chorar, não precisa ficar chateado... é o que precisamos fazer.

A criança precisa se sentir segura e o resto, o tempo vai permitir que ela interaja com as outras cianças. Mas não force a solialização. Deixe as coisas acontecerem normalmente.

5817 respostas

16 MAR 2022

Olá, Marilei.

Li seu relato com muita atenção. Você nos escreve falando da sua preocupação, em ver seu filho isolando-se na escola. É primeira vez dele nesta, e embora converses, ainda não conseguiu ter uma resolução.

Já pensou em leva-lo a um psicoterapeuta infantil? talvez lhe ajudam ideais

Hugo Henrique Carvalho de Souza

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife

71 respostas

15 MAR 2022

Olá Marilei! Grato por escrever. Valerá muito a pena, quanto antes, você analisar as razões e causas desse comportamento, com base na história dele, com a ajuda de um psicólogo, para que se possa compreender se há processo normal de autopreservação, ou tendência a isolamento, que deve ser combatida estratégia, saúde, harmonia e sabedoria.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)Vacine-se! Vacine as crianças! Precaução: mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.