Como fazer minha mãe entender que sou gênero fluido?

Feita por >Dominik · 5 ago 2021 Orientação sexual

Antes de tudo, eu já tenho uma psicóloga que passo nela a anos, mas só recentemente eu tive coragem de contar pra ela que eu gosto de mulher e que recentemente me descobri uma pessoa gênero fluido, mas ela claramente não entende nada sobre esse mundo, até me perguntou se eu estava "confusa" o que me irritou, pois eu só tenho ela de psicóloga, não pago nada pois ela me atende no caps e não estou com psicológico pra ensinar minha psicologa sobre sexualidade e gênero, mas a questão não é essa, resolvi testar a minha mãe, como não tive coragem de dizer que sou gênero fluído, eu estou tentando aos poucos ver como minha mãe reage a mudanças, e mano, é so um nome, mudei pra um nome unissex, pra ela ainda é um nome perfeitamente feminino, e mesmo assim ela se finge de surda, adotei a tática de toda vez que ela usar o nome antigo eu fingir que não é comigo, ela sabe por que estou fazendo isso e ela não ta nem ai, já briguei com ela por causa disso e o que ela me disse? "Esse é seu nome no cartório? Enquanto você não mudar seu nome no cartório sempre vai ser *meu nome antigo*" isso me deixou furioso, por que ela não faz nem o mínimo de esforço por um simples nome, o que eu faço? Me sinto sem saída, minha mãe ignora meus pedidos simples, minha psicóloga que não posso mudar não entende nada sobre pessoas LGBT, não sei mais a quem recorrer, me sinto sem saida, me sinto num labirinto infinito que não tem saída, sinto que estou prestes a explodir e isso não vai ser nada bom.

A melhor resposta 31 AGO 2022

Olá, Dominik, tudo bem?

Infelizmente não é incomum psicólogos terem dificuldade em ouvir os pacientes quando estes trazem questões que confrontam sua visão de mundo, e acabam reproduzindo algumas violências que já acontecem fora do consultório. E o mesmo parece que acontece com sua mãe, não é? É difícil para as pessoas escutarem os outros quando essa escuta exige que elas desconstruam e reconstruam o entendimento que têm sobre a vida.

A princípio lhe diria que fazer análise com alguém receptivo a questões de gênero lhe faria bem. Você parece estar buscando o reconhecimento de quem você é, e por isso pergunto: você possui uma rede de apoio? amigos que lhe escutem melhor que sua família? Às vezes também precisamos nos encontrar a partir de outras relações sociais, já que nem sempre o ambiente familiar é o mais acolhedor.

Sua mensagem é um pouco antiga, não sei como está hoje em relação a estas questões. De todo modo, fico à disposição para receber mensagens e eventualmente vermos se é possível iniciar um tratamento.

abraço.

Tiago Macedo Psicólogo em São Paulo