Como faço pra ter sentimentos reais?

Feita por >Suely · 27 mai 2024 Abordagem psicológica

Me envolvo com uma pessoa já sabendo como vai ser no início e como vai ser o fim, costumo usar a frase de que "Sou meu próprio karma, sei como começa e como termina", Mas é que sempre me vem o pensamento de que eu não preciso gostar de ninguém, só preciso que gostem de mim, eu não preciso amar, só preciso que me amem. Por um bom tempo eu procurei resposta pra isso, e fico pensando se algum dia serei capaz de amar alguém, amigos, família, namoro... Qualquer tipo de relação !

A melhor resposta 28 MAI 2024

Olá! O autoconhecimento é de extrema importância, mas as vezes ele surge quando menos esperamos. Essa resposta não tenho para você, mas tenho algumas perguntas: De onde vem esse pensamento sobre algum dia ser capaz de amar alguém? Você quer amar alguém? Isso te causa sofrimento?
São algumas questões que podem te ajudar a refletir, pois acredito que a resposta esteja dentro de você.
Obs: As vezes ficamos presos a questões mas esquecemos que a vida é como um rio que nunca para, não temos uma formula ou um roteiro para seguir, temos uma vida para fluir!

Denis Yuji Sugita Psicólogo em São Paulo

23 respostas

30 MAI 2024

Suely
Para ter pensamentos reais, precisa aprender a administrar teus pensamentos e se colocar na fequência do momento presente, pois voce está equivocada contigo mesma, está se auto boicotando e traçando a tua própria derrota.
Se voce sabe como começa e como termina voce está girando em círculo, como uma serpente que se morde o rabo...
O Amor é um mandamento e se voce não ama, está fora das coordenadas da Vida.
Precisa se autenticar... faça Psicoterapia.

6353 respostas

28 MAI 2024

Olá, Suely!

Entendo sua preocupação e a complexidade de suas experiências emocionais. Vamos explorar isso mais a fundo:

Primeiramente, sua reflexão sobre ser seu próprio karma e o sentimento de prever o início e o fim de seus relacionamentos sugere um padrão repetitivo que pode estar enraizado em experiências passadas. Na psicanálise, frequentemente buscamos entender como essas experiências, especialmente na infância, moldam nossos padrões de comportamento e relacionamentos na vida adulta.

A ideia de que você não precisa gostar de ninguém, mas apenas ser gostado, pode estar relacionada a mecanismos de defesa que você desenvolveu ao longo do tempo. Esses mecanismos podem ter se formado para proteger você de possíveis rejeições ou feridas emocionais. É comum que, ao evitar se envolver emocionalmente, tentamos nos proteger do sofrimento que o amor e a vulnerabilidade podem trazer.

O amor, seja em amizades, família ou relacionamentos românticos, envolve um certo grau de vulnerabilidade e abertura. Quando alguém tem dificuldade em se abrir para amar, pode ser uma indicação de medo de rejeição ou de reviver dores emocionais antigas. Pode haver questões inconscientes que precisam ser trazidas à superfície e elaboradas.

É importante lembrar que o processo de amar e ser amado é uma parte fundamental da experiência humana, e a capacidade de amar pode ser desenvolvida e nutrida com o tempo e o apoio adequado.

Qualquer dúvida pode me chamar, beijos!

Allexia Alves

Allexia Alves Psicólogo em Balneário Camboriú

6 respostas

28 MAI 2024

Bom dia, Suely! Obrigado por escrever. O centro do amor está dentro de cada um. Os sentimentos reais, primeiro precisam ser organizados de ti, em relação a ti. Perceba, que falta a solidez do gostar de si. Não há amor sem reciprocidade, sem troca. Nos casos de amor de um lado só, há destempero, há submissão, dependência, paixão unilateral. Isso não prospera, não amadurece.
Você precisa trabalhar seu mundo interno, se conhecer, amadurecer, desenvolver autoconfiança, autonomia de sentimentos e sensações.
Venha a um de nós, psicólogos, para amadurecer, se conhecer, mas venha com persistência, mente aberta e disciplina.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9314 respostas

28 MAI 2024

Olá Suely.
Se você nos procurou suponho que não está satisfeita com seu comportamento.
Pelo relato, tenho a impressão de embotamento de sentimentos, bloqueio inconsciente para autoproteção.
Sugiro acompanhamento psicológico para trabalhar os bloqueios emocionais.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

704 respostas

28 MAI 2024

Querida Suely. Tudo bem?
Primeiramente, obrigada por compartilhar seus sentimentos e preocupações, me chamo Tayhana Queiroz, sou psicóloga clínica e espero te ajudar de algum modo por aqui. É natural se perguntar sobre a capacidade de amar e se conectar de forma mais profunda com as pessoas ao seu redor.

O que você descreve, essa ideia de se envolver com alguém já sabendo como vai terminar, pode ser uma forma de se proteger emocionalmente, algum tipo de bloqueio de contato. Pode ser que em algum momento da sua vida, você tenha se sentido magoada ou desapontada, e agora, sem perceber, está tentando evitar que isso aconteça novamente.

Você menciona que acredita não precisar gostar de ninguém, apenas ser gostada. Isso pode indicar uma barreira que você colocou para se proteger da vulnerabilidade que o amor e a conexão profunda exigem. Amar alguém e se sentir amada em troca envolve abrir-se, correr riscos emocionais, e isso pode ser assustador.

Pense em começar pequeno. Tente se abrir um pouco mais com amigos ou familiares em situações onde você se sinta segura. Compartilhe algo pessoal, ou permita-se sentir e expressar gratidão e carinho, mesmo que sejam gestos simples. Isso pode ajudar a construir sua confiança em relacionamentos mais profundos.

Pode ser útil também marcar uma sessão de psicoterapia. Nesse processo posso te ajudar a explorar os motivos pelos quais você sente essa necessidade de proteção e a encontrar maneiras de se abrir emocionalmente de uma forma que se sinta segura e confortável.
Tente focar no presente quando estiver em um relacionamento ou interação. Em vez de pensar em como vai terminar, concentre-se em apreciar os momentos que está vivendo agora. Às vezes, a preocupação com o futuro pode nos impedir de realmente nos conectarmos no presente.

Por fim, lembre-se de que o amor-próprio é fundamental. Quando você se ama e se valoriza, fica mais fácil abrir-se para amar os outros. Invista em atividades e práticas que lhe tragam alegria e satisfação.

Entender e desenvolver sentimentos reais é uma jornada. Permita-se explorar e descobrir suas próprias formas de conexão e carinho, sem pressa e respeitando seu próprio ritmo.

Com afeto,

Tayhana Queiroz

Tayhana Queiroz Psicólogo em Fortaleza