Como faço pra esquecer alguém que já me esqueceu?

Feita por >Alessandra · 17 dez 2017 Psicologia clínica

Por favor, preciso de conselhos. Há 3 meses foi o fim do meu relacionamento, isso me fez muito mal, principalmente por as humilhações. Agora não sei como esquece-lo, pois ele já me esqueceu, talvez até esteja com outra pessoa. Fui diagnosticada com depressão e ansiedade.

Faço o possível pra me distrair, faço tratamento com psiquiatra, tomo medicamentos, mas nada funciona. O que faço? Como deve seguir? Esta tudo tão confuso

PS: Ele foi meu primeiro namorado e eu fui a primeira namorada dele.

A melhor resposta 18 DEZ 2017

Alessandra, primeiro, psicólogo orienta, não dá conselhos, ok? Até porque conselho qualquer pessoa pode dar e não é nada científico. Mas com relação ao término de um relacionamento, nunca é fácil e envolve uma série de sentimentos de tristeza, é um tipo de luto por perda. A perda daquela relação que proporcionava algo para você. É importante que você possa se valorizar, e a psicoterapia pode ajudar nesse processo. Tratamento para depressão e ansiedade não é só com remédios passados pelo psiquiatra. É preciso fazer terapia, pois é ela que ensina a pessoa a entender melhor os sintomas, a lidar com eles, a encontrar estratégias para enfrentar esse sofrimento. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

29 JAN 2018

Alessandra, psicólogo é alguém que trilha o caminho a seu lado e lhe acompanha em sua busca pro si mesma. Depressão e ansiedade são doenças que dependendo do grau deve ser tratada com psiquiatra e também com psicólogo.

Procure um psicólogo, faça acompanhamento é o melhor nesse momento onde estás abalada com a perda do namorado, necessitando e buscando clarear sua visão de tudo que aconteceu.

Um abraço.
Sandra Reis

Sandra Reis Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

23 respostas

18 DEZ 2017

Alessandra, boa tarde! É comum sentir tristeza pelo fim de um relacionamento, tem um luto mesmo pelo rompimento e cada pessoa vive isso no seu tempo em função do significado que aquele relacionamento teve. Sugiro que busque psicoterapia para complementar o tratamento medocamentoso que vem fazendo, os resultados são melhores aliando as duas abordagens. Estou à disposição para ajudá-la, att Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

18 DEZ 2017

Olá Alessandra,

O término de namoro pode ser algo bem doloroso mesmo, e é vivido muitas vezes como um luto. Luto por perder alguém que gostava muito, luto pela convivência que tinham, luto pela companhia que um fazia ao outro. É como se tivesse que aprender ou reaprender a ficar sozinha e sem aquela pessoa que foi, ou ainda é, importante para você. E o luto pode levar algum tempo, tempo esse que é vivido de forma diferente para cada um. Três meses pode estar ser pouco para você, não se culpe, é importante viver o luto também. Você está procurando ajuda, isso é muito importante, quer dizer que você está se movimentando para se sentir melhor.
A ajuda médica e psicoterapêutica são importantes, mas você reconhecer que está passando por um período difícil e acreditar que ficará bem também é importante.
O primeiro namorado, o primeiro amor, é muito significante em nossas vidas, mas é apenas o primeiro. Com certeza, quando você estiver pronta, virão outros, que serão diferentes do primeiro, e que bom que serão diferentes!
Se precisar de algo mais estou a disposição.

Abraço,

Ana Constantino

Ana Paula Constantino Psicólogo em São José dos Campos

15 respostas

18 DEZ 2017

Olá Alessandra,
Sabe, é bem difícil esquecer alguém quando existe muito afeto ainda envolvendo os seus pensamentos e os seus sentimentos. A gente não apaga da memória o que sentiu, a gente aprende a lidar com o sentimento, vai modificando aos poucos a forma como sentia e vivia os momentos que passaram, até que um dia a angústia fica bem menor e chega até a desaparecer.
Foi seu primeiro namorado, ou seja, o primeiro envolvimento forte com outra pessoa. Deve ter tido alguns momentos bons, e isso marcou intensamente os seus sentimentos.
O seu amadurecimento vai passar por esta aprendizagem sobre o que fazer quando você se apaixonar e como lidar com a outra pessoa quando ela for embora. Veja que é como vivenciar uma perda, um luto, de alguém que foi importante para você, mas que agora não está mais presente na sua vida.
Reflita a respeito e se preferir marque uma consulta com um profissional para te ajudar a rever tudo isso.

Um grande abraço e estou à disposição, ok?
Sheila

Sheila Cirigola Psicóloga Psicólogo em São Paulo