Como faço para não me sentir uma pessoa fracassada?

Feita por >Katia · 11 jan 2022 Desenvolvimento pessoal

Meu nome é Katia tenho 39 anos sou casada e tenho 3 filhos. Fiz faculdade me formei e não consegui trabalhar na minha área. Optei por um curso técnico mais também não consegui trabalhar na área. Só trabalhei na informalidade e não consegui passar em nenhum dos concursos públicos que tentei. Já senti vontade de tirar minha própria vida porque me sinto um peso na vida das pessoas. Não consigo ser uma boa mãe e gostaria de sumir as vezes. Amo meus filhos e minha família mais a falta de um trabalho e de uma perspectiva me fazem sofrer. Nunca falei isso com ninguém.

A melhor resposta 12 JAN 2022

Olá, Katia
A maioria das pessoas que flerta com a ideia de tirar a própria vida, em geral, não deseja a morte de fato, mas uma nova vida, uma mudança geral. Talvez isso converse com o teu relato.
Buscar formas de realização pessoal e ressaltar aquelas que já conquistamos podem nos fortalecer e resgatar a energia para encarar a vida com força. Explore em sua história aquilo que lhe foi possível e busque essas possibilidades no presente também.
Que bom que você achou um espaço para falar sobre isso, mas recomendo que busque um profissional para que te preserve a privacidade.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

27 JAN 2022

Olá, Katia

Pelo seu relato, você conseguiu terminar o curso superior que começou, isso é um ponto positivo e que mostra que talvez não tenha conseguido sucesso em tudo que tentou, mas teve um sucesso parcial. Sendo assim, podemos afirmar que você não é uma pessoa fracassada! O que é ser fracassada para você Katia? Talvez você precisa apenas identificas seus bloqueios, crenças e limitações cognitivas e desenvolver algumas habilidades necessárias para você conseguir ter sucesso e satisfação na dimensão ocupacional, que é o que mais está de deixando insatisfeita, te gerando esse sentimento de frustração e incapacidade.

Atenciosamente,

Adalberto da Silva Santos
Psicólogo (CRP – 23371)

Adalberto Silva Psicólogo em Vitória da Conquista

28 respostas

18 JAN 2022

Oi Katia! Espero que esteja melhor. :)

Sinto muito que esteja passando por tudo isso, que esteja sentido tantas emoções consideradas negativas. Você não está sozinha nessa, tá?
Pelo seu relato, me parece uma pessoa buscando se descobrir, buscando atividades que possam lhe dar prazer e uma estabilidade financeira, uma pessoa buscando seu objetivo de vida. Isso faz sentido pra você?
Sugiro que você busque um profissional para te acompanhar nesse processo de autoconhecimento, de se redescobrir e, assim, buscar viver melhor, de forma mais saudável pra você.

Abraço!

Psicóloga Karla Paiva Psicólogo em Fortaleza

14 respostas

14 JAN 2022

Olá. Você aponta "a falta de um trabalho e de uma perspectiva" como sendo as causas de seu sofrimento mas a sua realidade de esposa e mãe de 3 filhos mostra que você deve de fato trabalhar muito e as suas perspectivas são facilmente visíveis: uma profissão de nível superior ou técnico, ser funcionária pública, ser uma boa mãe... Mas como a vida de uma pessoa depende da conjunção entre oportunidades e escolhas, surge então esse desafio psicológico de perceber as suas possibilidades e as impossibilidades. Por isso a autoestima não pode ficar limitada a esta polaridade: sou um sucesso ou sou um fracasso. A existência tem muito mais variações do que isso. Analisar suas possibilidades e impossibilidades é um ótimo ponto de partida e um atendimento psicoterapêutico pode ser uma boa ferramenta para isso. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

12 JAN 2022

Entendo perfeitamente o que sente Kátia porque não é ser esposa, nem ser mãe que realiza, embora possa ser isso tudo, mas o que de fato realiza é o trabalho, mas não qualquer trabalho. É o trabalho que seja a expressão do seu objetivo de vida.
Pelo visto, voce não identificou seu objetivo de vida
Fez faculdade, possivelmente se orientando para um trabalho que a área oferecia
Fez um curso técnico, por necessidade financeira.
Não está passando nos concursos públicos que pode ser por não se preparar o suficiente ou porque esta também não é sua área.
A vida está te indicando que precisa estar correta no teu caminho por isso os resultados estão sendo estes.
Quando estiver no seu caminho correto, estes sintomas todos cairão por terra.
Então o mais fácil é fazer psicoterapia para provocar o nascimento de si mesma!
Fisicamente voce nasceu, Psicologicamente e Espiritualmente, não! Apenas se adaptou a um sistema de valores.
Seja dona da sua vida, ame a sua forma de ser e não considere o que OS OUTROS gostam e sim o que voce gosta.
Expresse-se com liberdade, masmo que os outros a julguém "doida"
Domine o medo e faça o que seu coração mandar. O medo não existe. Elo é imposto pelo sistema.
Abraços

5874 respostas

12 JAN 2022

Olá Kátia! Grato por escrever. Como faz? Asseguro que você precisa persistir, persistir, persistir; com estratégia, disciplina e regularidade. Será algo extremamente enriquecedor para nós, psicólogos, te ajudar (desde que você não meça esforços), para você poder mudar essa realidade.
Muito provavelmente você terá que se permitir tempo para revisar toda a sua formação escolar. Isso poderá demandar dois ou três anos.
Estaremos à disposição para te ajudar a lidar com isso. Além de que, muito provavelmente, teremos que repensar autoconcepção e formas de se posicionar diante de diversas áreas da vida.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!