Como devo me comportar ? O que devo fazer?

Feita por >Thamiris · 27 jan 2022 Terapia de casal

Estava com meu marido e passou uma mulher e ele olhou ela de cima a baixo e ainda comentou "gostei demais" isso me machucou muito pois ele nao me elogia em nada , jA é a segunda vez que isso acontece.
Estou grávida e muito sensível.

A melhor resposta 28 JAN 2022

Thamiris. Na verdade existe uma falta de respeito com relação a você. Converse c ele a respeito.
Abs
Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

1 FEV 2022

Olá Thamiris! Imagino o quanto seja difícil para você ouvir isso, ainda mais nesse período de gravidez que é o período onde a mulher fica mais sensível.
Converse com ele e diga como se sente quando ele faz isso, como se sente machucada e não aceite esse tipo de situação.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

30 JAN 2022

Olá Thamires, espero que esteja tudo bem com você!

Pela forma que seu marido realizou esse ato, parece que ele encara isso com muita naturalidade, como se para ele não houvesse nenhum problema em ter tal atitude. Talvez seja o momento de você ter uma conversa franca e objetiva com ele sobre esse comportamento em específico. Chame-o para conversar e explicite quais seus incômodos em relação a esse comportamento dele, porque pode ser que ele não saiba com clareza o que de fato te incomoda, e como é possível mudar esse padrão. Acredito que com essa conversa o comportamento dele irá mudar, e vocês vão puder se entender sobre isso. Reitere a importância de ter o apoio dele nesse momento tão especial e único, que é a gravidez, e que durante esse período não é bom você ser contrariada, nem passar por situações emocionalmente adversas. Se sentir necessidade, busque ajuda de um bom psicólogo para te auxiliar nesse processo.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

29 JAN 2022

Thamiris,
Porque voce aceita isso?
Dê uma bofetada na cara dele e mande ele atrás da mulher "encantadora" e afaste-se dele.
Não se submeta. Ame-se respeite-se, seja digna de ti mesma, não tenha medo da crise que provoca. A crise é para crescer e não diminuir...

5817 respostas

29 JAN 2022

Olá Thamiris,

Primeiramente, parabéns pelo bebê. A gravidez é um período de grandes expectativas e preparativos, podendo surgir tensões e insegurança. Felizmente, ninguém pode te dizer como se comportar, mas a terapia pode fornecer ferramentas úteis para que várias questões que se apresentarem nesse período possam ser trabalhadas com empatia e Comunicação Não Violenta. Ambos se beneficiariam deste processo.

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

28 JAN 2022

Olá Thamiris. Esta atitude pode ser uma total falta de respeito se não houve um acordo entre vocês. E é possível fazer um acordo sobre isto, tranquilamente: a pessoa pode sentir atração por alguém e isto é uma sensação íntima. Mas observar demoradamente e se manifestar de modo libidinoso, é um excesso, talvez um atrevimento, uma falta de respeito aos acordos da relação amorosa. A vida adulta exige contenções. A relação amorosa depende destes acordos para evoluir. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

28 JAN 2022

Bom dia, Thamiris,

Primeiramente, parabéns pelo bebê. Tenho certeza de que representa muitas coisas boas vindo pra você em sua vida.
Em segundo lugar, é muito comum os homens inconscientemente evitarem as mulheres durante a gestação. O corpo delas passa por mudanças que nem todo homem está preparado para lidar, e isto se reflete no desejo sexual diretamente.
Não estou defendendo a atitude dele nem justificando. Pelo contrário, pode ser um indicador de que algo já não estivesse bem na relação de vocês.
Um relacionamento precisa de respeito, e obviamente não é o que ele está demonstrando. Pode ser pra te provocar, talvez por uma fantasia inconsciente de estar com outras mulheres, ou talvez ele sinta sua falta na intimidade e queira provocar um reação, o que também é comum de acontecer (certo que não é a melhor maneira de fazer isto).

Seja como for, comece a olhar para a relação de vocês, de um modo geral, amorosa, sexual, íntima...
Talvez seja um indicador de que precisem conversar mais. Quanta coisa será que você também não está guardando?
É normal a gestação deixar as mulheres mais sensíveis, mas também é comum que se afastem dos parceiros por não se sentirem bem com o próprio corpo. Há muitas coisas aí a ser levado em conta.

A psicoterapia pode ajudar muito a lidar com estes conteúdos, entendendo melhor a relação de vocês e, principalmente, sua relação com você mesma.
Comece sempre por você, antes de cobrar do outro uma postura.
Novamente, NÃO estou dizendo que seja sua responsabilidade o comportamento dele. Mas primeiro trabalhe a sua própria segurança. Assim, poderá lidar melhor com o relacionamento, e com qualquer provocação que ele lhe traga.

Caso tenha interesse no processo psicoterápico, fico à sua disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

28 JAN 2022

Olá Thamiris! Grato por citar. Pode-se pensar o relatado de vários pontos:
- Como seu marido, que será pai em conjunto com você, ele pode ser sentido segurança para comentar algo que para ele, representou dividir uma percepção coê m quem é próxima dele, sem ter conseguido perceber que, para você, isso representa algo incomodativo;
- Os elogios práticos podem ser substitutivos dos elogios verbais - ele pode sentir que o estar com você, viver a troca e o afeto, segundo a visão dele, superam em muito esse tipo de manifestação que se trás como hábito, da turma de amigos da história do desenvolvimento pessoal/social;
- possivelmente não está claro para ele a tua sensação de flata de elogios;
- Será muito importante vocês dialogarem.
Observação importante: não converse com clima interno de cobrança ou raiva; converse procurando aproximação e expressão do que você sente.
Estarei a disposição para fundamentações.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Mascare-se! Cuide-se! Mantenha proximidade afetiva, com distanciamento físico!
Ary Donizete Machao - psicólogo clínico.

8634 respostas

28 JAN 2022

Oi Thamiris
Parabéns pelo bebê.
Não comentasse o estágio da gravidez, mas se tiveres condições e intimidade com teu marido , converse com ele sobre isso. Pergunte o porque está fazendo algo que a machuca ainda mais grávida com inúmeras modificações corporais.
O que representa o bebê pra ele? Foi planejada a gravidez?
Abs

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre