Como devo lidar com pessoas indecisas sobre suas escolhas?

Feita por >All · 28 jun 2024 Abordagem psicológica

Estive em um relacionamento, porém ele veio ao fim recentemente. É a segunda vez que terminamos em um espaço curto de tempo, mas ele sempre volta dizendo que sente saudades e se arrepende da escolha tomada. Na primeira vez que terminamos foi por conta de um erro meu, onde ele ficou extremamente inseguro e tomado pelo medo de nosso relacionamento ir por um caminho muito pior. Acabamos voltando, como citei no inicio do texto, mas as coisas começaram a desandar novamente, isso ocorreu após um tempo já juntos. Dessa segunda vez, não houve motivos, eu entreguei tudo de mim e fiz tudo que pudesse para mantê-lo comigo; lhe dei tudo que pudesse fazer com que ele confiasse em mim novamente. Nosso relacionamento estava ótimo, perfeito, apesar de complicado por conta do serviço cansativo e quadros de raiva que ele estava tendo, além das tristezas repentinas. Em torno de 3 dias, ele teve uma mudança extremamente abrupta. Creio que tenham sido os 3 piores dias do ano dele. Acabou que nosso relacionamento esfriou, brigávamos por qualquer coisa e ele simplesmente já não queria mais resolver nossas brigas, paramos de fazer qualquer coisa que fosse juntos, e ele começou a me ignorar de uma forma brusca. Eu entendia que não estava em um momento bom do serviço, porém não entendi qual era a necessidade de receber tal tratamento. Acabou que em um confronto sobre algo que ele fez sobre a vida pessoal dele e não me contou (algo que poderia impactar nosso relacionamento), ele disse que havia se enjoado de estar comigo, as coisas haviam esfriado e ele já não se sentia mais confortável em fazer qualquer coisa que fosse comigo. Segundo ele; nossos sentimentos haviam esfriado, e ele já não se sentia mais o mesmo de antes. Eu, por vários fatores, resolvi sumir de sua vida, não por completo, mas não temos mais comunicação direta. Por volta de uns dias, ele começou a fazer postagens de que sentia saudades de coisas que fazíamos juntos, saudades de compartilhar suas conquistas comigo e ser validado por isso. Pensei em talvez que ele tivesse voltado apenas porque necessitava de validação no meio profissional, e isso ele não recebia de ninguém, só tinha o meu apoio. Vi também que ele havia dedicado uma frase de "O pequeno príncipe"; tu já não era mais uma raposa como todas as outras. Foi a frase que ele dedicou. O livro era nosso favorito, e ele lia sempre que tinha oportunidade. Eu não sei mais se quero ir atrás e tentar algo novamente, porém isso me martela dia pós dia. Sinto falta, mas não sinto mais a mesma segurança de antes em voltar com alguém totalmente instável. Apesar de tudo, eu o amo e queria saber o que devo fazer. Não sei se converso sobre isso, se deixo passar. Não sei lidar com uma pessoa totalmente confusa nas suas escolhas, e que sempre volta dizendo que se arrependeu, mesmo que eu saiba que grande parte disso seja por conta do seu serviço de alta carga horária, por conta da distância que percorremos para ficar juntos e por conta de seus pais não o apoiarem nas escolhas. Não sei se sou usada apenas para ter uma "validação" que ninguém mais proporciona ou se ele realmente sente a mesma necessidade, carinho e amor por mim, assim como eu sinto por ele.

Se alguém, por favor, puder me aconselhar e tirar essa dúvida.

A melhor resposta 29 JUN 2024

ALL
Em primeiro lugar, não existe amor ainda entre vocês... existe interesses de ambas as partes e a necessidade de manter um deperminado ponto de vista de cada um.
Podem desenvolver isso e com o tempo encontrarem o amor entre vocês, mas para isso, precisam conhecer a si mesmos, saber como a mente de cada um funciona e corrigir o que precisa ser corrigido, por exemplo, de se deixar comandar pelo emocional...
Precisam compreender e conhecer suas emoções, mas não se deixar governar pelo emocional.
Através da Psicoterapia podem se aprimorar e se qualificar e compreender a vida e o sistema (meio) de cada um

Abraços

6352 respostas

29 JUN 2024

Bom dia, All! Obrigado por se colocar. Certamente não é difícil sugerirmos caminhos. Você deu vários indicativos. Em primeiro lugar é preciso considerar que você, também indecisa, visualiza o desconforto com a indecisão do outro. Você quer que o outro decida a seu favor.
Antes de namorar qualquer pessoa, as pessoas precisam assumir responsabilidade de viver o amor próprio, a autonomia, a colocação de qualidade e limites em suas interações.
Provavelmente você conta com menos de vinte e sete anos.
Dada a nossa sociedade complexa, a cultura complexa, a complexidade da natureza humana, mais ou menos até os vinte e sete anos de idade, as pessoas precisam muito mais viver turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, precisam praticar esportes coletivos de contato, cuidar dos estudos sérios, do trabalho comprometido, contato com a cultura, as artes, viagens. Namoros com outros devem acontecer em segundo plano, para conhecer e entender melhor a cultura e a complexa natureza humana. É preciso amadurecer autoestima, autonomia, metas.
Você não está pronta ainda para namoros duradouros com outras pessoas. Ainda não está sendo solidamente namorada de si mesma.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.