Como desviciar de olhar frequentemente os novos seguidores do namorado?

Feita por >LorenaAlmeida56 · 28 set 2020 Dependência emocional

Olá, boa noite.
Eu namoro a mais de 5 anos então já quero adiantar que o problema não é confiança, já trabalhamos isso e somos super seguro um com o outro.
A questão é que eu tenho o defeito de ser FBI rsrs e acabo tendo muita curiosidade sobre quem segue meu namorado e quem ele segue, então costumava olhar todo dia, várias vezes por dia.
Era automático entrar no instagram e ir lá atualizar o perfil dele.
Esse comportamento não é nada saudável para relação então estiu off do insta por umas semanas, e nessa minha "reabilitação" estou procurando opiniões/ajuda sobre como posso parar de ter essa curiosidade, literalmente virou um vício e que me faz muito mal, não acho legal ser controladora ou bisbilhoteira assim.
Obrigada a quem puder contribuir.

A melhor resposta 29 SET 2020

Olá Lorena! Grato por escrever. Você coloca a questão aqui porque se sente inadequada. É uma autocrítica. É um primeiro passo importante. Não podemos controlar as pessoas. Elas precisam fazer as coisas com autonomia, com consciência, respeito a seus vínculos. Qual será a "obra" do seu namorado para que seja seguido? Compare: qual será tua obra ao "fiscalizar" instagram dele? Quem te seguirá por esse comportamento?
Como você planeja tua rotina de vida? Quais são suas metas? Parece haver muitos espaços para você viver aquela situação de sentir-se como "quem não tem nada para fazer", então é coopitada pela sua mente para ver o instagram dele.
Nos tornamos importantes para os outros quando construímos nossa caminhada com postura éticas, construtivas, socialmente aceitas e importantes; não quando fiscalizamos as outras pessoas.
Organize rotina de vida contendo os aspectos básicos para uma vida saudável: atividade física, socialização, alimentação saudável, cooperação com o grupo de convivência, estudo, trabalho, esporte, lazer, cultura, sono, alimentação, hidratação, etc..
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais (em tempos de crescimento da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

28 SET 2020

Boa tarde Lorena, vc diz que nao tem problemas com confiança, mas precisa ter o controle da situação. Então vc tem pensamentos automaticos disfuncionais que levam vc a ter esse comportamento. Com a terapia cognitiva comportamental vc pode aprender a controlar esses pensamentos e ir aos poucos solucionando esse problema.

abs

Mônica Mesquita

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro