Como conviver melhor com meu sobrinho rebelde?

Feita por >Tia K · 8 jan 2020 Adolescência

Oi. Tenho 2 sobrinhos ( 1 casal) . A menina tem 17 e o menino 14. Pois bem, sempre fui meio dura com meu sobrinho, quando ele vinha na minha casa. Implicava por fazer barulho e eu querer dormir. Sempre chamava a atenção dele, sendo eu a bruxa da história...As vezes meus pais me pediam pra falar com ele pra ir jantar ou outras coisas. Eu era bem dura com ele , achando que assim ele me respeitaria, me obedeceria, sei lá. Ele o fazia mas agora, morando junto com a gente, ele se rebelou contra mim. Claro que entendo, mas infelizmente está difícil conviver assim com ele. Sinto que não gosta de mim, as vezes me olha com raiva. Não sei o que fazer pra melhorar nossa convivência. Parei de chamar a atenção dele ou ser implicante mas não sei se é tarde...

A melhor resposta 2 ABR 2020

Tia K, entendo que hoje, após tantos conflicos, cobranças e exigencias o relacionamento de vocês está distante. Você sente que não há uma conexão, e mais, sente medo ou culpa, talvez acredite que não tenha sido uma boa tia.
Entenda que você fez o seu melhor com o que tinha naquela época, hoje talvez fizesse diferente, está tudo bem. Outra coisa importante é compreender que o adolescente se rebela pela necessidade de se diferenciar e construir sua identidade, contudo o comportanto poder estar demonstando também um sofrimento emocional.
O adolescente muito frequentimente sente, raiva, medo, ansiedade, cíumes, inveja, angústia, inadequação, frustração, que são todas emoções intensas que podem impedi-lo de agir ou impelilo a comportamentos inadequados.
A dica mais importante, e o dom mais siginificativo que você pode dar a ele é a escuta profunda.
Mais tenha paciencia, isso pode levar tempo, pois seu sobrinho pode não estar pronto para falar e confiar em você. Contudo se tiver em mente a relação ao em vez de tentar modifica-lo você coseguirá aos poucos romper com a resistencia e ele se abrirá.

Dênia Virginia Fonseca Psicólogo em Montes Claros

3 respostas

9 JAN 2020

Oi Tia k
Melhor maneira é conversar com ele. rever toda esta história passada e como estão convivendo hoje e combinar como voces podem ter uma convivência pacífica.
Usar de muita tolerância um com o outro, mas se falarem antes e combinar. Quando ele apronta, não cobrar dele, relevar e se repetir, conversar e apontar quem está cumprindo com o contrato, com a combinação feita.
Verificar dentro de ti e dar-se conta do porque ele te irrita tanto
Isto pode estar denunciando um problema interno teu, um trauma passado que agora, diante dele, te vem à lembrança e reage desa forma.
Um Psicoterapeuta te ajuda a encontrar esta motivação.