Como conviver com minha irmã mais velha?

Feita por >Ana · 16 abr 2024 Terapia familiar

Olá, queria ajuda, um conselho de alguém de fora. Vou tentar resumir e contar na ordem cronológica.
Eu tenho 21 anos e minha irmã 31. Quando eu era mais nova a gente se dava super bem ela cuidadava de mim, eu era uma criança bem "carente" dela e a amava e admirava muito. ela começou a namorar desde os 15 e ficou nesse relacionamento durante 7 anos, nesses 7 anos ela se distanciou muito e eu sentia falta dela e ciúmes dela com o namorado. Esse namoro acabou e ela começou outro relacionamento com um homem mais velho que ela, ela tinha 23 por aí eu tinha 13 e ele já tinha 40 e pouco quase da idade dos nossos pais. Ela chegou a casar com ele mas não deu certo, minha relação com ele era péssima ele não respeitava meus pais, e meus pais são muito humildes nunca estudaram e o esposo dela era professor de faculdade. ela também nunca respeitou nossos pais e depois dele ficou pior. Quando ela começou o relacionamento com ele a minha relação com ela não era mais a mesma de quando eu era pequena, acredito q tenha sido pelo afastamento do primeiro relacionamento. O esposo dela queria me educar e ela também. E não eu não era rebelde ou aprontava, essa conversa deles começou quando eu não dava boa tarde boa noite bom dia, não era comum todas essas etiquetas com meus pais mas não quer dizer que eu era mal educada, apenas era uma menina tímida de 13 anos, e ela me forçava a falar com ele de uma forma que não precisava, ela queria que eu abracasse desse beijo na bochecha como se eu fosse próxima dele, sendo que eu não era acostumada nem abraçar o meu próprio pai, mas não quer dizer que eu não tinha uma relação boa com meu pai, eu tinha, mas a forma do meu pai demonstrar era por exemplo "fiz seu cafe" como eu disse ele é das antigas humilde. Enfim e daí que a nossa relação começou a ir mal, o esposo dela dizia que meus pais não me davam educação. E só pra fechar a história e vocês entenderem essa relação, teve um dia que fui pra casa dela e do marido fomos dar uma volta no condomínio nos 3 e os 2 sumiram, eu matuta fiquei com medo de me perder pelo condomínio nao sabia o bloco deles muito menos o AP quando eles chegaram eu fiquei brava e falei "pq vocês não avisaram que iam me deixar aqui sozinha?" E aí ele gritou comigo mandou eu calar a boca disse q eu tinha que obedecer ele, ela bateu em mim com uma Sandália no meu rosto (minha mãe nunca tinha feito aquilo comigo) e por aí só foi ladeira abaixo.
Em um belo dia ela diz que se separou e voltou pra casa dos nossos pais, quando ela voltou eu já estava no quarto dela pois já tinha meus 15 anos e nossa relacao ja nao era a mesma coisa depois de tudo que aconteceu.

Então nós meus 15 anos com meu quarto eu já tinha minhas coisinhas, roupas, chapinha, make, perfume, coisas que eu não tinha quando era criança, e ela se interessou por isso e começou a usar minhas coisas. Ela não tinha cuidado com minhas coisas ela usava tudo roupa make, produto de cabelo, até calcinha ela usou minha e tudo isso sem pedir e quando eu reclamava ela dizia que eu era a irmã mais nova que eu devia isso a ela, que minhas coisas eram nossas coisas e pra ela não existe isso de meu e seu é nosso. Só que eu não penso desse jeito.

Estamos a estamos ha 4 anos desde o término dela morando juntas com nossos pais e nossa relação não é boa, hoje eu tenho 21 e ela 31. Há 1 ano atrás quando comecei a trabalhar e ter minhas coisinhas, a gente brigava mais por conta das minhas coisas, ela amava usar minhas coisas e ama até hoje só que a diferença hoje, é que pra ela usar ela tem que pedir pra mim porque eu coloquei esse limite, mas até ela respeitar isso ela já me xingou, disse que eu sou ruim, e na cabeça dela isso é claro do, "o que é meu é seu e o que é seu é meu" ela mesmo falou isso, e eu deixei claro que não estou proibindo dela usar, mas que ela tem que pedir, e é disse que não consegue pedir. No momento eu não trabalhão e não faço faculdade ainda (já vou começar daqui a 1 semana) e eu fico o dia em casa. Ela trabalhava e faz faculdade. Ela usa a justificativa de que trabalha e faz faculdade pra não fazer nada dentro de casa, nada mesmo, ela não lava as próprias calcinhas, manda nossa mais de 53 anos lavar. Teve uma vez que eu não lavei os pratos e ela veio falar como indireta pra mim que estava na cozinha "queria uma faca e não tem uma faca limpa nessa casa" e eu falei "é só lavar a faca" ela surtou, disse que eu só falava merda e não fazia porra nenhuma da vida.
Eu sorteio também porque ela mexe muito com meu psicológico, e disse pra ela nunca mais falar comigo. No dia seguinte fiz um pdf mostrando como ter uma relacao saudavel sem muita aproximacao para o bem de todas ela fez um pdf dizendo que tinha desistido de mim, que não me considerava mais como irmã, que o amor q sentia por mim quase não existia, o pdf dela nem se comparava com as coisas que falei porque eu tava buscando uma maneira da gente se dar bem. esse pdf dela foi como uma faca pra mim e o único amor que eu sentia por ela parece que morreu ali.

E só pra explicar mais uma coisa sobre mim de que eu fico em casa o dia todo, eu faço serviços domésticos. Ate porque sou a unica que nao trabalho entao todas as obrigcoes ficaram pra mim . minha nota no enem não foi boa o suficiente e por isso não consegui entrar na faculdade antes, mas com o enem de 2023 eu consegui e já vó entrar agr em abril e o meu emprego de 2021-2022 foi de telemarketing tudo isso me deixou muito mal, tudo que eu passei e minha irmã usa isso pra me deixar mais mal ainda, de que eu não passei na faculdade que minha única obrigação era essa e palala. Aí vocês pensam "nossa ela é um exemplo" ela não terminou os estudos, fez supletivo, a primeira faculdade foi o marido que pagou de rh e agora que tá faz a 2 facul porque trabalha e paga e eu estou indo pra federal.

E é isso, a gente sempre briga e eu não aguento mais da vontade de morrer ela é ignorante acha que tá certa em tudo e quer mandar em mim.

A melhor resposta 24 ABR 2024

Olá, Ana, espero encontrá-la bem.
Dos desafios que encontramos na vida, os que mais exigem mudanças nossas são aqueles apresentados pela nossa dinâmica e estrutura familiar. Por mais que a relação se dê com o outro, no caso, sua irmã, o impacto está dentro de ti, a partir do que essa relação mobiliza em ti e se traduz em sentimentos, pensamentos ou desejos.
Assim, lidar - ou conviver - com a tua irmã é mais uma questão de compreender o que esta relação mobiliza dentro de ti. Não podemos mudar a todos que nos causam sofrimento, mas podemos sempre compreender este sofrimento e fazer de todo o limão uma limonada.
Bom, o que te aconselho é que inicie um processo terapêutico individual para que possas compreender e lidar com esta e todas as demais situação desafiadoras da tua vida, para que o foco passe a ser a tua felicidade.
Estou à disposição!

Abraço,
Lourenço Torresini.
Psicólogo

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba