Como ajudar e/ou conviver com esposa fria e sem afeto?

Feita por >Jose V · 28 mai 2024 Terapia de casal

Sou casado faz 18 anos, minha esposa nunca demonstrou carinho ou afeto, isso sempre me incomodou, mas sempre coloquei nosso amor e cumplicidade em primeiro lugar, no entanto em vários momentos cobrei ela por isso. Ela sempre foi desse jeito e sempre afirmou que a forma com que gostava de receber amor não era com carinho, mas sim com outras coisas, como ser o provedor para ela ou estar sempre disposto a ajudar. Eu sempre compreendi que essas coisas que ela afirmava eram a forma dele de receber amor, mas que também não era normal um casamento sem nenhum afeto, mas aceitava essa condição. Ela sem demonstram nenhum carinho e eu com vontade de demonstrar, mas reprimindo isso pelo fato de que ela afirmava que não gostava e também pelo fato de que eu não aceitava não haver reciprocidade. Ocorre que ocorreu uma traição por parte dela, se envolveu emocionalmente com uma pessoa e uma das justificativas para que isso tenha ocorrido foi justamente a falta de carinho e afeto da minha parte, de que nosso casamento havia se tornado somente uma amizade. Conversamos bastante sobre isso, eu compreendi as minhas falhas assim como perdoei o ato dela. Estamos numa fase de tentar consertar as coisas no nosso relacionamento. Diante de tudo que aconteceu, eu compreendi minhas falhas e estou tentando ser um marido melhor, sou muito mais carinhoso, auxilio ela nas tarefas do dia a dia, conversamos mais sobre nosso relacionamento, estamos mais próximos. No entanto como ocorreu essa traição, eu não consigo aceitar o fato de ela ser dessa forma, ima pessoa fria, sem afeto. Já conversamos diversas vezes sobre isso, ela é assim com todos, mãe, pai, familiares, somente era carinhosa com um avô ja falecido. Me sinto muito frustrado com isso, entendo que o que estou exigindo não é que ela seja uma pessoa mega grudenta, super carinhosa, mas sim um minimo de esforço pra manter um relacionamento, as vezes me parece que não há esforço nenhum nesse sentido. Fico com raiva, não sei se há sentimento em relação a mim, pois se não ha sentimento não há o que demonstrar, outras vezes fico com pena, não sei qual a raiz desse problema, se é alguma coisa mais profunda nela. Ela já foi a algumas seções de terapia, mas não gostou muito dos métodos. Está querendo fazer seções de psicanálise. Eu acredito que da minha parte eu não tenha nada a tratar, no máximo compreender, algo que eu venho fazendo muito, ao ponto de me desgastar.

A melhor resposta 4 JUN 2024

Olá, José, espero encontrá-lo bem.
Um relacionamento tem o potencial de transformar e completar as nossas vidas. Exige muita entrega e muita coragem, pois exige que ambos se desarmem, saiam de suas fortalezas, de suas cavernas ou qualquer outra analogia que simbolize a individualidade visceral, esse proteger com unhas e dentes o que eu sou, o que é meu, o meu tempo, o meu espaço. A transformação está em deixar de ser "nós dois" para ser apenas "nós".
Certo, muito óbvio isso. Exato! É óbvio, mas não signifique que seja fácil. É simples, mas exige um esforço individual de empatia, altruísmo e entrega. E te garanto que quando o "nós dois" passa a ser somente "nós" o que conta mesmo é o que o outro sente, pensa e quer. E quando isso acontece para os dois, ambos são vistos, compreendidos e atendidos.
O caminho é simples, mas não é para todos. A grande diferença é o amor. Se há amor, há sempre um recomeço.
Caso tenham interesse em encarar com seriedade um processo terapêutico para o casal, contem comigo.

Abraço,
Lourenço Torresini.

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

94 respostas

4 JUN 2024

Bom dia José.
Obrigada pelo contato.
Procurar ajuda psicológica está sendo um passo muito importante que vai ajudar você a se entender melhor dentro desta relação.
Espero poder ajudar.
Entre em contato quando quiser

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

131 respostas

30 MAI 2024

Josè V
Voce tem sim coisas para tratar em Psicoterapia, principalmente compreender a ti mesmo e a ela por ser e ter as características dela diferentes da as tuas.
Pode ser que ela não tenha problemas nenhum, que o que ela tem é, são características naturais de realmente não gostar de pegações, manifestação de afeto meloso...Pode ser sim que ela te ame, mas do ela tem o seu jeito de amar, de se relacionar, de agir e reagir.
Você também tem características diferentes ... voce está cobrando ela e ela se sente mal com estas cobranças.
Precisam se conhecer, precisam saber como a mente de voces funcionam, como foi o desenvolvimento e o meio que cada um encontrou desde o primeiro dia da gestação até, mais ou menos os 6 anos.
Através da Psicoterapia, da análise corporal é possível a voces conhecerem como cada um é e como lidar com as diferenças individuais.
Não é falta de interesse, amor, carinho... é o modo de funcionar de cada um.
Isso propicia a possibilidade de permanecerem juntos, se realizarem e serem felizes juntos.
O conflito está em você querer que ela seja como voce quer e ela não pode ser desse jeito por ser diferente.
Ela também quer que voce seja como ela quer e voce não pode ser porque é diferente.
Façam Psicoterapia, algumas individual e depois, para se ajustarem, fazer algumas de casal.
Tudo tem solução... você casou com ela para aprender a conviver com uma pessoa que é diferente. Não perca a oportunidade de aprender.
Abraços

6352 respostas

29 MAI 2024

Bom dia, José! Obrigado por escrever. Não me entenda mal. Todos nós, sempre temos algo a melhorar. A natureza humana, é rica, complexa, cheia de possibilidades e potencialidades. A vida não para: a cada etapa novas frentes e possibilidades se apresentam a nós. Acho muito interessante sua esposa vir a um de nós, psicólogos, com formação sólida e duradoura em Psicanálise. De outro lado, será também enriquecedor você refletir mais profundamente as questões que envolvem sua queixa, no que se refere a você, seus comportamentos, suas sensações e expectativas.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.