Como ajudar crianças que são exigentes com elas mesmas?

Feita por >Rosimary · 2 mar 2016 Terapia familiar

A melhor resposta 4 MAR 2016

Olá Rosimary,
Procure avaliar se essa exigência não faz parte de um padrão familiar, ou seja, se um dos pais, ambos ou outra pessoa que tenha convivência com a criança possui também essa característica. Esse padrão normalmente está relacionando com a necessidade de aprovação, de atenção e de valorização. Sugiro que procure um psicólogo para melhor avaliação e conduta diante do caso.

Ludmylla Andrade Gomes Martins Psicólogo em Brasília

11 respostas

3 MAR 2016

Boa tarde. Os comportamentos e reações são aprendidos e desenvolvidos no decorrer da vida. Isso também com as crianças. Nesse caso você teria que agendar um tratamento de psicoterapia para essa criança, nesse tratamento observaríamos aspectos pertinentes para orienta - lo a como lidar melhor com a criança. A psicoterapia proporcionaria mudança nesse comportamento.
Aguardo seu contato.
Obrigada
Gildete - Psicóloga Clínica

Consultório de Psicologia Gildete Alcaraz Psicólogo em Jandira

33 respostas

3 MAR 2016

Ola Rosimary
Este padrão de exigência que a criança expoe pode estar diretamente ligado a necessidade de "provar" aos outros sua performace. Pode ser também um modo disfuncional dela chamar a atenção de familiares, amigos a fim de obter afeto e estima. Afinal, se sou um "bom menino (a)" a tendencia é ser super valorizado. Sugiro que procures um profissional para trabalhar com esta criança e pais. Abraços

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

3 MAR 2016

Bom dia! A criança tende a refletir o que vê na família. É provável que você, Rosimary também tenha essa tendência de níveis altos de exigência com você e com a vida. Penso que identificar o comportamento e cuidar, acolhendo as razões pelas quais se apresenta, é um bom inicio. A psicoterapia auxilia a identificar sistemas e transformá-los. Busque investir na terapia e verá bons resultados na vida da sua filha e também na sua.

Ilana Roriz Psicólogo em Lauro de Freitas

5 respostas

3 MAR 2016

Olá Rosimary você deve conversar com sua filha o que é mais importante para ela. Procure mostrar que na vida precisa de mais tranquilidade, e sem cobrança para resolver os problemas. Procure fazer uma psicoterapia para entender o que está acontecendo com ela.
Dra. Rosana Laiza.

Clínica Psicológica Rosana Laiza Psicólogo em São Paulo

38 respostas

3 MAR 2016

Prezada Rosimary
Primeiramente se deve entender a história de vida da criança, seu ambiente familiar, educativo e social e, assim, elencar dados importantes.
Muitas vezes a criança é exigente com ela própria, por uma e igencia externa(seja país, educadores, primos, coleguinhas) o de ela só deseja certa atenção.
Algumas podem querer reproduzir um comportamento no qual ela assimilou como correto e bom a partir de um comportamento de alguém que lhe chamou atenção.
Em raros casos ela pode utilizar isso como forma de punição.
O ideal é procurar profissional qualificado e especialista na área.
Suzana Lyra - Neuropsicóloga Clinica
Salvador - Clínica Via Humana

Suzana Lyra - Clínica Via Humana Psicólogo em Salvador

2 respostas

3 MAR 2016

Olá, Rosimary!
Buscar orientações com um profissional de tua confiança para fazer uma avaliação junto com os pais ou cuidadores da criança para resgatar a história dela desde seu nascimento. É necessário avaliar as variantes que estão em torno da criança que envolve seu ambiente (família, escola...e outros que não se esgotarão aqui). Não há uma resposta objetiva. Isso pode ser: teu ponto de vista; uma necessidade da criança de atender uma demanda que na realidade não é dela...Há uma infinidade de fenômenos que pode estar levando-a a se comportar de maneira exigente consigo mesma.
Não sendo apenas teu ponto de vista: é importante buscar apoio para saber o como lidar com a questão.
Cordialmente.
Elida Nascimento - Psicóloga Clínica.

Elida Nascimento Psicólogo em Recife

13 respostas

3 MAR 2016

Boa noite
Rosimary, acredito que para ajudar uma criança que você diz ser exigente com ela mesmo, se faz necessário fazer psicoterapia, pois só assim é possível entender as causas e trabalhar a partir das informações observadas trazidas pela criança e informações trazidas pelos pais e/ou cuidadores ligados a ela. Oriento-a a procurar levá-la ao Psicólogo para trabalhar essa problemática antes que chegue a adolescência.
Atenciosamente à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife