Como agir com pais preconceituosos?

Feita por >Patrick Souza Nascimento de Oliveira · 1 mar 2021 Orientação sexual

Eu me descobri como gay em 2019 e alguns amigos já sabem disso, menos meus pais. Eu queria muito falar para eles pois não me sinto bem escondendo isso. O problema é que são fanáticos religiosos que sempre que têm a oportunidade falam mal da comunidade LGBT. Gostaria de saber como que eu posso agir diante disso, pois tudo o que eles falam de mal sobre os outros, acaba servindo para mim também. E machuca.

A melhor resposta 2 MAR 2021

Olá Patrick! Grato por citar. Será muito importante você passar por uma caminhada científica com um psicólogo, com mente aberta, persistência e disciplina.
Algumas evidências:
- Seus pais não são preconceituosos, a sociedade é preconceituosa e seus pais são parte dela;
- A gente não se descobre, em um ano, nossa caminhada sexual, a gente constrói a identidade sexual por cada segundo, cada gesto. É uma identidade sexual única, para muito além das definições padrões: hetero, homo, bi, pan, etc..
Diante dessas ponderações, será muito agregador um trabalho com um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

2 MAR 2021

B noite. É difícil manter seu ponto de vista qdo muitos são contra. Faça terapia.vc vai melhorar.
ABS Mônica psicologa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

2 MAR 2021

Olá, imagino o seu incômodo de estar omitindo parte da sua vida para os pais, é também a dor de ter que conviver com a homofobia vindo de quem mais você ama. Hoje em dia existe muito material didático na internet, paginas no insta como o quebrando tabu, canais no YouTube que podem ajudar a ir "educando" os seus pais sobre isso e introduzir o assunto. Devido a religião muito provável que não aprovem sua sexualidade, mas com o tempo quem sabe vocês possam conviver com respeito e amor. Se possível, faça terapia para te auxiliar e também auxiliar os teus pais nesse processo. Sou Psicóloga clínica com abordagem sistêmica familiar, qualquer coisa estou a disposição.

Anônimo-385783 Psicólogo em Erechim

2 respostas

1 MAR 2021

Oi Patrick,
Percebo que está cada vez mais difícil em conviver com seus pais, sem contar sua opção sexual. Você quer dividir sua vida com eles e ser respeitado.
Te aconselho a fazer psicoterapia para se fortalecer emocionalmente, é fundamental estar seguro quando for conversar com eles.
Fico a disposição para ajudá-lo.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo