Como agir com minha família?

Feita por >Dora Cobarra · 14 nov 2016 Terapia familiar

Boa tarde Tem um ano que sair de casa (morava com meus pais e uma Irma ),me mudei para uma cidade maior e consegui um emprego . A minha relação na família era muito conturbada,tive anorexia por pressão da minha mãe que não aceitava meu corpo ,tive muitos conflitos com meu pai pois ele era violento e agredia minha mãe ,eu sempre entrava no meio das confusões tentando apaziguar . Meu paí passou a me "persegui " imagino que tenha ficado chateado por eu sempre defender minha mãe e minha irmã mais velha muito agarrada com meu pai também passou a me tratar Mt mal. Por essas razões decidi sair de casa para encontrar paz e duas vezes ao mês visitava minha família apesar de tudo pois eu os amo do mesmo jeito . No começo eles não aceitavam ,já faz um ano que me mudei ,mas não sei pq minha mãe não aceita mais . Não ficou claro pra mim o motivo repentino de tanta insatisfação em relação a essa minha decisão que me fez tão bem . passei a ter mais paz no coração Minha mãe insiste pare que eu volte e diz que eu abandonei a família que sou ingrata e mts outras coisas horríveis de se ler . Preciso de orientação ,fiquei triste com tudo que ela me disse e triste também ao lembrar como eu era infeliz vivendo lá e como tenho medo de voltar pois não me imagino feliz naquele lugar novamente . Eu não pretendo voltar a morar lá Obrigada

A melhor resposta 15 NOV 2016

Olá Dora!
A vivência familiar com sua família foi muito traumática e deixou inúmeras cicatrizes e sequelas em seu emocional.
Foi um ato muito corajoso buscar sua independência na tentativa de encontrar sua individualidade e qualidade de vida.
Embora seja uma pessoa muito resiliente, é importante que procure ajuda de um psicólogo para que seja elaborar estes eventos, se posicionar de outra maneira com sua família sem sentir-se pressionada ou agredida na maneira como agem o que irá auxiliar diretamente em seu bem estar psíquico e social.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

1 DEZ 2016

Precisa buscar um psicologo e Reestruturar as emocoes. Passou por situacoes dificeis e precisa resolver essas questoes para seguir em frente. A natureza muito sabiamente nos ensina e precisamos aprender com os animais. Apos ensinar os filhotes a cacarem, se defenderem a mae e pai tigre mandam os filhotes subirem em uma arvore e desaparecem para sempre. Quando os filhotes sentem fomem precisam descer e se virar sozinhos. Ë o que faltam em nossa cultura. Temos a responsabilidade de dar todo apoio ate a maioridade e a formatura de nossos filhos mas a partir daí temos que deixa-los e seguirmos em frente. Sem volta!
Psicologa Cida Santos

Doutora Aparecida Paula Santos Psicólogo em Rio de Janeiro

21 respostas

18 NOV 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

16 NOV 2016

Dora, não existe nada de errado em você querer uma vida diferente da que os pais lhe ofereciam. Penso também que não deve ceder as chantagens e agressões de sua família. Explique suas razões de viver longe deles, penso que eles nem se percebem do estrago que fazem em você. Seja feliz

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

15 NOV 2016

Sem dúvida a distância lhe fez ver e sentir melhor a relação complicada de sua família. Enquanto adulta, você tem o direito de tomar suas próprias decisões, é lamentável que eles não queiram aceitar ou não puderam mudar e optaram por viver da maneira como sempre viveram, mas você não precisa perpetuar essa maneira de viver. Tenha a certeza de que está fazendo o seu melhor, visitando ou fazendo algo que queira fazer por eles, mas saia do jogo da crítica que só diminui a auto-estima, quando possível elogie sinceramente, faça seu plano de vida e dê continuidade em sua própria vida. Em algum momento eles irão perceber que você está bem, e que foi o melhor caminho a seguir. A terapia pode lhe ajudar a seguir forte e não se magoar tanto e superar o ocorrido. Um abraço, Márcia Costa

Márcia Costa Psicólogo em São Paulo