Com 19 anos, trabalho, faço faculdade e mesmo assim meu pai não deixa eu namorar

Feita por >Princesinha · 19 set 2021 Terapia familiar

Tenho essa idade, e sou a filha caçula, não aguento mais

A melhor resposta 21 SET 2021

Princesinha,
Enquanto permanecer Princezinha, não vai conseguir ser dona da sua vida... o Rei manda em ti.
Ou voce conquista a coroa de Rainha ou continuará sendo princesinha.
Não dá para fazer omelete sem quebrar os ovos... ou voce conquista a vida que voce quer, e para isso terá que se indispor com muitas pessoas, ou continuará sendo fiem a estas pessoas e infiel para contigo mesma.
O que voce escolhe?
O poder está em suas mãos!

5817 respostas

19 OUT 2021

Olá!
Muitos pais tem dificuldade em reconhecer que seus filhos cresceram.
O ideal seria que você através do diálogo aprofundasse a relação com seu pai conseguindo se expor e confiando a confiança dele para que ele lhe veja como adulta.
Se ainda sim sentir dificuldade em falar a respeito, procure apoio profissional para que se fortaleça emocionalmente adotando posturas mais assertivas.

Fico a disposição!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

26 SET 2021

Princesinha. Para os pais é sempre difícil aceitar esse início de namoro, dar liberdade. Converse com. .seus pais. Ganhe confiança. Tudo acontece aos poucos.
ABS Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

25 SET 2021

Olá Princesinha.
Os pais tem seus motivos para se preocupar com seus filhos e suas "princesas", o que não quer dizer que não possa conquistar seu espaço. Se está tendo dificuldades para conseguir avançar no diálogo com seu pai, busque ajuda psicológica para entender melhor o que está acontecendo.
Jane assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

20 SET 2021

Olá Princesinha.
Essa questão sobre namoro, é uma questão que seria o ideal, um diálogo aberto entre vocês sobre namoro.
Mesmo com sua idade, com o trabalho e faculdade, é importante vocês terem um diálogo quanto a isso.
Por acaso você é filha única?
Sugiro psicoterapia para trabalhar essa questão.
A disposição.

Leandro Costa Psicólogo Psicólogo em Belo Horizonte

13 respostas

20 SET 2021

Olá Princesinha! Grato por citar. Certamente seu pai gosta muito de você. Ele quer o seu bem. Aos dezenove anos, esse tipo de expressão, não pode e não deve se aplicar: "...meu pai não deixa eu namorar." Ao usar isso você está legitimando o controle do seu pai. De outro lado, ainda mais profundo: namoro não é uma permissão, um acaso, uma descoberta, um encontro; é uma construção.
Outra frente de observação: aos dezenove anos, namorando o trabalho, namorando profundamente os estudos, a pessoa consegue preencher muitas frentes de realizações, ficando o namoro com outra pessoa, em segundo plano, podendo esperar melhor momento.
Quando eu tenho turma de colegas e amigos e convivo com frequência, quando estou profundamente envolvido com meus estudos, quando faço meu trabalho com afeto e dedicação, as minhas carências são, na maior parte das vezes, supridas por esses envolvimentos. Por essa razão, minhas posturas e atitudes apresentem energias altamente atrativas e interessantes a potenciais colegas, conhecidos, amigos e possíveis parceiros amorosos. Talvez seja prioritário você amar estudar, amar trabalhar, amar viver tuas trocas sociais, assim amadurecer e não precisar mais escrever: "...meu pai não deixa.."
Estaremos à disposição, para maiores aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (empresários da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Institut1)o Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

8607 respostas

20 SET 2021

Olá Princesinha.
Grata por sua participação aqui.
Acredito que o diálogo sincero, sem acusações e sobretudo com muito amor, perdão e agradecimento seja o caminho a seguir para uma união familiar mais saudável e funcional.
Buscar fazer um lastro financeiro para conquistar a sua liberdade financeira é essencial pois à partir daí você terá também liberdade de escolhas em outras áreas da vida.
Procure com urgência fazer terapia para falar de seus sentimentos, emoções, desenvolver a auto estima, autoconhecimento e assertividade. Com ajuda do psicólogo poderá desenvolver planos de enfrentamento com mais clareza e segurança.
Fico à disposição.
Maria Nair
Especialista em psicologia clínica
Terapia cognitivo comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba