Colheita está próxima. Tenho vergonha do meu passado.

Feita por >Infeliz2017 · 22 jul 2023 Abordagem psicológica

Tenho 29 anos, casada, 2 filhas e muita vergonha do meu passado. Tenho vergonha de sair de casa, vergonha de olhar as pessoas, vergonha de conversar, sempre acho que estão me julgando e por isso tenho quase que uma fobia das pessoas, chega a me dar ate tontura.
Há alguns anos atrás eu era uma completa sem noção, bebia demais, saía por aí, e saía com qualquer um mesmo estando casada, me arrependo amargamente até hoje, e quando engravidei mudei da água pro vinho, sou uma mãe extremamente carinhosa, atenciosa e amorosa com minhas filhas, vivo pra elas, me anulei totalmente para ser um boa mãe e uma boa pessoa.
Porém me envergonho de ter feito tudo o que já fiz, inclusive minha filha mais velha não se parece com meu esposo, e isso é motivo de muitas pessoas falarem, o que me deixa ainda mais mal comigo mesmo. Não sei nem a lidar com certas falas e brincadeiras de outras pessoas.
Sinto que destruí a vida do meu esposo, e das minhas filhas por terem alguém como eu toda errada na vida deles.
Meu esposo é um homem maravilhoso e não mereceu o que eu já fiz com ele e eu muitas vezes já pensei até em tirar minha vida.

A melhor resposta 24 JUL 2023

Olá, obrigada por nos escrever.

Sinto muito pela dor e angústia que você está enfrentando em relação ao seu passado e ao impacto que isso tem na sua vida atual.

É importante lembrar que todos nós cometemos erros e passamos por momentos difíceis na vida. No entanto, é fundamental também reconhecer que as ações do passado não definem quem somos hoje. Você fez uma mudança significativa em sua vida ao se tornar mãe e tem sido dedicada e amorosa com suas filhas.

Lidar com a vergonha e a fobia social pode ser desafiador, mas é possível superar esses sentimentos com o apoio adequado. A terapia pode ser uma ferramenta valiosa para ajudá-la a enfrentar esses desafios emocionais. Um psicólogo pode trabalhar com você para explorar suas emoções, entender a origem da vergonha e desenvolver estratégias saudáveis para lidar com pensamentos negativos e inseguranças.

Quanto à preocupação com o que as pessoas dizem sobre sua filha mais velha, é importante lembrar que cada pessoa é única e pode ter características que não são necessariamente hereditárias. A semelhança física não define o amor e o vínculo entre pais e filhos. Concentre-se em construir um relacionamento amoroso e de apoio com suas filhas, e não se deixe abalar por comentários insensíveis de terceiros.

Quanto aos pensamentos sobre tirar sua própria vida, é extremamente importante buscar ajuda imediatamente. Converse com alguém de confiança, seja um amigo, familiar ou profissional de saúde mental. Você não precisa enfrentar esses sentimentos sozinha.

Lembre-se de que todos merecem compaixão e autoaceitação. O perdão a si mesma é um passo importante para liberar a vergonha do passado e seguir em direção a uma vida mais saudável emocionalmente. Busque ajuda para trabalhar esses sentimentos e desenvolver uma visão mais positiva de si mesma.

Você tem o direito de se sentir bem consigo mesma e de viver uma vida feliz e plena. Procure apoio e permita-se buscar o autocuidado necessário para enfrentar os desafios emocionais que você está enfrentando. Com o tempo, dedicação e suporte adequado, você pode encontrar uma forma de lidar com o passado e construir uma vida mais saudável e significativa para você e sua família.

Um grande abraço,
Conte comigo!

Larissa Darck Psicólogo em Alfenas

7 respostas

25 JUL 2023

Voce se sente assim porque não conhece a sua verdadeira identidade e age de acordo com as coordenadas do sistema.
A vida te deu a liberdade para fazer experiências; te deu também a possibilidade de sempre fazer novas escolhas; e cada escolha gera suas consequências pelas quais é resposável. Portanto, perante a vida, nada do que voce fez foi errado; com certeza aprendeu, corrigiu, adquiriu consciência.
Já o medo e aculpa são mecanismos do sistema para te manipular, para te segurar e garantir fazer só o permitido. Então, não é mais livre para escolher... está condicionada pelos valores culturais, sistêmicos...
De qualquer forma, o que voce escolhe? ser dona de si mesma ou ser comandada pelo sistema?
Voce não teria a consciência que tem hoje, não seria quem voce é hoje se não tivesse feito o que fez.
Honre a ti mesma, honre a tua história.
Se necessário, faça Psicoterapia.
Abraços

5820 respostas

23 JUL 2023

Boa tarde

Todas nossas escolhas possuem suas consequências, mas não devemos arrastar estas consequências para nossa vida para sempre. Entender que o que passou, passou. Gosto muito da frase de sartre: “Não importa oque as pessoas falam de mim, mas sim com oque faço com o que falam de mim.”

Iniciar um processo terapêutico é importante para te acompanhar e ressignificar estes seus sentimentos e suas experiências.

Caso tenha interesse pode me contactar

Matheus Lima Ferreira Psicólogo em João Pessoa

17 respostas

23 JUL 2023

O sentimento de culpa e algo que sentimos quando fazemos algo de errado, faz parte do nosso desenvolvimento senti-lo, porém quando esse sentimento nos atrapalha de viver uma vida normal e preocupante. Alguma dicas que pode te ajudar com esse sentimento.
*Acertei o que fez faz que você reconheça o momento que estava vivendo, e ajuda você no processo de autoconhecimento.
* Você não é perfeita, todos nós erramos e estamos vulnerável a erros ao longo da vida.
*Use esse o sentimento de culpa para aprender mais sobre você, essas experiências do seu passado não deve te prender, mas te ajuda a aprender a parti delas.

Nadyne de Souza Passos Psicólogo em Serra