Ciúmes da minha atual esposa com minhas filhas

Feita por >FS · 26 jun 2022 Terapia de casal

Estou em um novo relacionamento e do meu relacionamento anterior tem 3 filhas que amo muito. Antes de entrar neste novo relacionamento entramos em acordo quanto aos nossos filhos pois tenho 3 e ela tem 2. Trato bem os filhos dela, levo na escola, levo para passear e até aí tudo bem, mas o problema é quando faço algo por minha filhas. Minha atual esposa briga e tem muito ciúmes de mim com minhas filhas. Só consigo ter contato com elas de 15 em 15 dias e minha esposa já falou que todas as vezes que minhas filhas forem vir na minha casa ela vai dormir na casa da mãe. Minhas filhas tem 11, 13 e 16 anos respectivamente e os filhos dela são um casal, uma menina de 5 anos e um menino de 10 anos. Pra ela os filhos dela são perfeitos e minhas filhas não prestam. No começo estava tranquila a relação mas de 3 meses para cá está ficando insustentável infelizmente. Já estou pensando em abandonar este relacionamento pois não vou afastar das minhas filhas pois são meus tesouros. Ela reclama até da pensão que pago mas não reclama da pensão que ela recebe para os filhos dela. E aí o que faço?

A melhor resposta 28 JUN 2022

Oi FS
Entendo a tua situação e creio que voce já tenha falado para ela a ciumeira dela por causa das tuas filhas.
Proponha para ela melhorarem a relaçao entre voces, através da psicoterapia de casal.
Nada está perdido FS... é uma oportunidade de ambos se aproximarem promovendo o conhecimento de si mesmos, conhecendo como amente de cada um funciona e como cada um está lidando com a realidade, se estão na dimensão do sofrimento e como usar os recursos que naturalmente cada um tem, mas não estão usando.
O conflito sempre leva ao crescimento, à expansão de consciência; desafie ela a se conhecerem.
Abraços.

5839 respostas

28 JUN 2022

O ciúme é uma demonstração de dedicação ao amor que precisa ser administrada e compreendida por cada um. Este pode vir pela interpretação de falta de confiança no sentimento do outro, que é transformada em medo de perder o (a) parceiro (a), por isso é importante que ambos conheçam suas fronteiras que impactam a relação, seja dos valores, do corpo, da forma de se expressar... Tem fronteiras que são os limites da mudança, mas tem outras intrínsecas as quais, não são possíveis de mudar, somente negociar para amenizar ou encontrar junto o melhor momento de adaptar-se. Relacionamento é negociação e muita conversa. Na terapia de casal é preciso que ambos estejam dispostos a ouvir e se entregar na busca da reconciliação conjugal saudável através de novos comprometimentos de cada um, e uma reconciliação de ânimo para manter o relacionamento e a vida sexual. É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo através da terapia individual ou mesmo de casal, caso vocês se sintam a vontade em fazer. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

13 respostas

28 JUN 2022

Olá FS. Talvez o motivo real de tantas brigas não seja seu relacionamento com suas filhas. Provavelmente o ciúmes esteja atrapalhando o relacionamento entre vocês e isso só prejudica. Procure entender os motivos que estão levando você pensar em desistir desse relacionamento atual. Ela já sabia que você tinha filhos de outro relacionamento, assim como ela também tem. Já era um "acordo" entre vocês os filhos, mas porque mudou agora? Não tome nenhuma decisão precipitada, busque ajuda profissional. É uma questão delicada e que envolvem outras pessoas. Sucesso em sua jornada!

Viviane de Moraes Cândido Cunha Psicólogo em Campo Grande

3 respostas

27 JUN 2022

Olá FS! Obrigado por escrever. Certamente as pessoas se envolvem e decidem morar juntos porque se gostam, querem que as coisas deem certo. Pelo relatado, dá a impressão de que vocês foram morar juntos antes de conhecerem melhor, antes de consolidar papeis e expectativas. Pelo relatado, segundo sua versão, sua esposa precisa melhorar a autoconfiança. Para isso, será recomendável que ela passe por trabalho científica de psicólogo.
Sendo o caso, ela está disposta, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade para tanto.
É certo que você não deve, especialmente na idade das filhas, deixar de estar próximo delas.
A esposa não aceitando o tratamento com psicólogo, a outra estratégia, pode ser você ser orientar com um de nós, para que possa administrar de forma melhor a situação.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "lideres religiosos" querem é dinheiro, são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome o uso de máscaras, elimine os criadouros de mosquitos.