Casei muito nova, e agora?

Feita por >Iza · 29 set 2022 Terapia de casal

Tenho 22 anos, casei no papel aos 18, hoje vejo que casei muito nova e não aproveitei tudo o que queria ter aproveitado, até porque morei na casa dos meus pais até casar e eles me prendiam bastante.
O meu casamento não é ruim, só não tem mais aquela paixão. Eu queria me separar pra poder aproveitar melhor a minha vida, às vezes me sinto muito presa. Mas também tenho medo de tomar essa decisão e me arrepender no futuro. Sinto que sou muito imatura pra tomar essa decisão e não confio em ninguém pra conversar. Também fico meio assim pelo o que os meus pais iriam pensar, a família dele, etc. Mas também fico com medo de chegar em algum momento, e eu ver que não vivi a vida como gostaria de ter vivido.

A melhor resposta 12 JAN 2023

boa noite, Iza. Tudo bem?
Pelo seu relato entendo que existe uma etapa da vida que não foi desfrutada e isso te causa angústia. É importante pensar o que te levou a tomar essa decisão. Qual a importância do casamento para você? A paixão é uma emoção intensa e que tem uma duração longa, mas depois que ela passa, o que permanece (se permanecer) é o amor. Ele é mais tranquilo. Talvez você sinta falta de reviver esse sentimento de euforia. Seria interessante pensar como é se sentir presa, seja no casamento, seja naquilo que não foi vivido… Além disso, você se preocupa muito com o que os outros irão pensar se separar. Mas só você quem irá viver a sua vida, pense nas consequências positivas e negativas, bem como o que você gostaria de viver e se puder alinhar isso com a realidade que você está vivendo.

Luana Santana Camargo Psicólogo em Palmas

3 respostas

3 OUT 2022

ola! Se você precisar de ajuda estou disponivel a qualquer momento. É somente entrar em contato comigo e agendar sua consulta que irei lhe redponder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 OUT 2022

Oi Iza
Não julgue que casou muito nova... casou no momento certo, dadas as circunstâncias.
O que precisa fazer agora é desenvolver um diálogo com o teu marido para poder expor teus sentimentos.
Necessariamente, não é preciso separar, mas juntos podem buscar desenvolver seus desejos, suas fantasias.
A Vida deu a liberdade para fazer experiências, sozinha ou com seu mardo... deu o livre arbítrio para escolher o que serve e o que não serve para si.Voce não nasceu para ser esposa, filha exemplar, veio para se realizar.
Os tabus precisam ser rompidos, A realidade que voce quer para si, precisa ser conquistada,
Não tem que se preocupar com o que sua familia ou a sociedade vai pensar... eles que pensem o que querem... voce só quer conquistar o que se passa no teu coração.
Pode contar com a Psicoterapia para se conhecer melhor e adquirir segurança para as mudanças que quer para a sua vida.
Abraços

5817 respostas

1 OUT 2022

Iza seus sentimentos são normais, e suas dúvidas tb.
Ainda bem que vc tem medo, pois o medo te protege de situações impulsivas. Pense com calma, se possível faça terapia. Vai te ajudar no auto conhecimento.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

30 SET 2022

Oi Iza,
Qualquer decisão que venha tomar, terá consequência, mas com certeza a melhor será aquela decisão que tomou pensando exclusivamente em você.
Entendo sua insegurança, seus medos e preocupação com os outros. A psicoterapia pode te ajudar com o autoconhecimento
e com o fortalecimento emocional. É fundamental você saber o que quer para sua vida e estar estruturada emocionalmente para tomar alguma decisão.
Fico a disposição caso queira se aprofundar.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo