Casamento a distância - proposta de emprego - com lidar?

Feita por >abelha · 17 mai 2024 Terapia de casal

Olá!
Há 3 anos iniciei um namoro a distância (importante deixar claro que nessa época eu não sentia ciúmes dele, pois achava que ele era como eu, reservado). Durante esse namoro, terminei algumas vezes com essa pessoa, pois na minha percepção ele tinha outras prioridades, enquanto a minha era ele. No ano passado, ele começou a trabalhar na modalidade home office, e vimos nisso a oportunidade de morarmos juntos. Ele veio até a cidade onde moro, e a um ano vivemos essa vida de "casados". Infelizmente, ele foi demitido, devido a um corte na empresa onde trabalhava. Ele está fazendo alguns freelances e eu mantenho a maior parte das contas fixas, estamos vivendo um aperto financeiro, porém sobrevivendo. Nesses dias, surgiu uma oportunidade de emprego para ele em outra cidade, ele está muito animado e quer ir, porém, eu teria que ficar um tempo onde moro atualmente, por questões de trabalho e faculdade. Falei para ele que o apoio seja lá qual for a decisão, mas ontem sequer consegui dormi...Estou preocupada com o rumo de nosso relacionamento, com o tempo que irá demorar para morarmos juntos de novo, e como as coisas seriam para mim em outra cidade quando chegasse o momento de ir, sou do interior e não sei se me adaptaria a rotina de uma cidade grande. Vale ressaltar que a mãe dele mora nessa cidade, eu e ela nos damos muito bem, porém acho que no dia-a-dia isso mudaria, pois a mãe dele é super ativa, participativa e presente, e quer que todos participem das coisas (eventos, festas, igreja, trabalhos comunitários, ajudar ela nas coisas dela...), aquele tipo de pessoa que faz com que os outros estejam sempre envolvidos com algo. Eu sou completamente diferente disso, poucos amigos, sempre na minha, minha casa é meu refugio, porém não sei dizer não para as pessoas, o que me faria me sentir obrigada a embarcar nas ideias dela, para evitar um desapontamento (e sim, ela se desaponta, quando alguém não topa suas ideias)...E há um longo prazo, sei que me cansaria desse convívio com ela, pois ela se emburra quando as pessoas não participam ou topam as coisas que ela quer fazer. Acho que isso desgastaria meu relacionamento (o outro relacionamento dele, acabou porque a ex e mãe não se davam bem, mas essa é uma outra história). Além desse temor em relação a minha sogra, observei nesse tempo que moramos juntos que meu namorido tem um comportamento muito diferente de mim em relação as pessoas. Fui criada de uma maneira muito conservadora, e isso me faz sofrer em vários aspectos, um deles é ver como ele é "simpático" com mulheres, tem amigas, puxa assunto, sai pra almoçar, joga jogos online até de madrugada com amigas...E o que me refiro não é no sentido de ser educado, fazer aquela social básica, isso todo mundo deve fazer, mas ele passa dessa convivência básica, tendo melhor amiga e tals. Enfim, eu juro que tento me controlar o máximo, mas sinto um extremo desconforto em relação a isso, me sinto mal por ser assim, mas é um sentimento que ainda não aprendi a lidar. Como disse, sou bem reservada e não sou de dar "risadas pra qualquer pessoa", especialmente do sexo masculino no ambiente de trabalho, e sei que ele é diferente de mim, e isso me deixa aflita. O que me faz pensar que nesse novo emprego, em sua cidade natal, ele irá voltar a ser o miss simpatia. Eu sei que não é bacana esse tipo de sentimento, mas como lidar? Até porque, eu realmente acho que ele é "simpático demais". Tentei me empolgar, ver todo o lado positivo (e vejo, mas meu racional é bem divergente do meu emocional) nessa mudança e apoiar a felicidade dele, realmente quero que ele seja feliz, mas eu não sei se eu aguento isso rsrsrs Ele disse que caso eu não me sinta bem com a ideia, ele não vai ir, mas eu disse que estou bem com isso e feliz, porque não quero que meus pontos pesem na decisão dele. Como eu poderia dizer para alguém "perca essa oportunidade incrível, e fique comigo?", me sentiria muito culpada. Não sei o que pensar, nem como agir, e por isso minha ansiedade só aumenta. Helpme!

A melhor resposta 19 MAI 2024

Bom dia, Abelha! Obrigado por escrever. Pela relatado, a pessoa mais razoável de vocês, é a mãe dele, embora tenha um filho que joga jogos online de madrugada. Casamento com distância não funciona. Você, pelo relatado, já se aproximou de forma destemperada, sem antes amadurecer convicção. Ser simpático, ter amigos, colegas e conhecidos, com relação ética é positivo.
A socialização com a devida qualidade, é necessidade e quanto mais ampla for, mais a pessoa avançará. Você precisa amadurecer. A mãe dele, está fazendo algo que todos devem buscar fazer: envolver as pessoas, movimentar as pessoas, isso é a alma da vida.
Você não está madura sequer para namorar, quanto mais viver vínculo com essas particularidades que apresentam altíssimo risco, especialmente por sua insegurança e imaturidade.
É hora de você amadurecer entendimento da natureza humana, vivenciar turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, priorizar profundamente tua faculdade. Faculdade sem profundidade geralmente leva a frustrações.
Estarei a disposição para maiores esclarecimentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

9313 respostas

19 MAI 2024

Voce precisa se conscientizar que cada um é responsável por si mesmo, com a sua realização, paz e felicidade.
E você não nasceu para ser esposa dele; nasceu para se realizar. Se falhar nesse ponto estará se submetendo a um homem que tem a sua forma de ser que você conhece. Ficando na sua cidade ou indo pra dele, se mantiver o foco na tua relização, conseguirá se superar. Se não conseguir, tudo estará aruinado.

Esteja atenta para que, se for pra cidade dele, não morar na mesma casa da mãe dele.
Juntas, é conflito na certa. Então, poupe-se e alugue a tua casa e de preferência, longe da casa da mãe dele, por várias razões, além desta que "quem casa quer casa" . Na tua casa, é você que manda e junto com a sogra, voce invade o espaço dela e você nada pode opinar. É a mulher que faz de uma casa um lar. O marido, precisa ser protetor e provedor, mas a alma da casa é a mulher que imprime.
Esteja atenta e centrada!
Se precisar, faça Terapia para se sentir segura e autoconfiante.
Abraços

6351 respostas

18 MAI 2024

Oi Abelha,

Primeiro, quero dizer que entendo o quão desafiadora e cheia de incertezas sua situação parece agora. É totalmente compreensível que você se sinta assim diante de tantas mudanças e possíveis transições.

Vamos conversar sobre alguns pontos que podem ajudar:

A ideia de mudar para uma cidade grande pode ser realmente assustadora, especialmente quando você está acostumada a uma vida mais reservada no interior. É natural se sentir ansiosa com a adaptação a um novo ambiente, ainda mais com a dinâmica familiar e social envolvida. É importante lembrar que você pode estabelecer limites saudáveis e respeitosos com sua sogra para proteger seu espaço pessoal e bem-estar emocional. Aprender a dizer "não" de maneira assertiva pode ser libertador e fundamental para manter sua paz.

Sobre a questão das interações do seu namorado com outras mulheres, entendo que isso pode gerar insegurança. É fundamental que você compartilhe seus sentimentos com ele de forma honesta. Uma conversa sincera pode ajudar a esclarecer as intenções de ambos e estabelecer limites confortáveis para vocês. É importante que ambos se sintam respeitados e seguros no relacionamento.

Quando se trata de apoiar ou não a mudança do seu namorado, sei que você quer o melhor para ele, mas também precisa considerar seu próprio bem-estar. Pense no que realmente deseja e nas suas limitações. Talvez conversar com ele sobre suas preocupações e medos ajude a encontrar um equilíbrio que funcione para os dois.

Para lidar com a ansiedade, técnicas como meditação, respiração profunda ou yoga podem ser muito úteis. Manter uma rotina que lhe traga conforto e estabilidade também pode ajudar a acalmar a mente. E não subestime o poder de conversar com amigos ou começar um processo de psicoterapia, fortalecer esse campo pode te oferecer novas perspectivas e suporte emocional.

Finalmente, pensar em um plano de curto e longo prazo pode trazer mais segurança. Como vocês poderiam manter o relacionamento saudável durante a separação física temporária? E se a mudança se tornar uma realidade, o que você pode fazer para se sentir mais confortável e segura na nova cidade?

Estou aqui para apoiar você nesse processo e ajudar a encontrar caminhos que tragam mais clareza e tranquilidade. Se precisar de mais ajuda ou quiser discutir isso mais a fundo, estou à disposição.

Afetuosamente,
Tayhana Queiroz

Tayhana Queiroz Psicólogo em Fortaleza

61 respostas

18 MAI 2024

Olá!
Essa situação é realmente complexa e cheia de nuances. Aqui estão alguns pontos que você pode considerar para lidar com suas preocupações:

1. Diálogo Aberto: Mantenha uma comunicação sincera com seu parceiro. Expresse suas preocupações sobre a distância, a adaptação à nova cidade e sua dinâmica com a mãe dele. Ele precisa entender como você se sente para que possam encontrar soluções juntos.

2. Planejamento: Discuta planos concretos para o futuro. Quanto tempo vocês ficarão separados? Quais são as metas para voltarem a morar juntos? Ter um plano pode ajudar a reduzir a ansiedade.

3. Limites e Espaço Pessoal: Estabeleça limites claros com sua sogra desde o início. Explique gentilmente que você precisa de seu espaço e tempo para se adaptar. Seja honesta sobre suas necessidades para evitar ressentimentos futuros.

4. Ciúmes e Confiança: Trabalhe nas suas inseguranças em relação à simpatia do seu parceiro com outras mulheres. Talvez seja útil conversar com um terapeuta para entender melhor seus sentimentos e desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira saudável.

5. Autocuidado: Priorize seu bem-estar mental e emocional. Encontre atividades que a façam sentir-se bem e mantenha-se conectada com amigos e familiares que possam oferecer suporte.

6. Paciência e Flexibilidade: Mudanças grandes exigem tempo para adaptação. Esteja aberta a ajustar seus planos conforme necessário e dê tempo para que ambos se ajustem à nova realidade.

7. Apoio Profissional: Considere fazer terapia de casal para ajudar a navegar essa transição. Um terapeuta pode oferecer uma perspectiva neutra e ajudar a mediar conversas difíceis.

Lembre-se de que é importante equilibrar o apoio ao seu parceiro com o cuidado de suas próprias necessidades e sentimentos. Isso ajudará a manter a saúde do relacionamento a longo prazo.

Saudações,
Patrícia

Patrícia Prata Baldávia Psicólogo em Marília