Ativo e passivo muda orientação sexual?

Feita por >Panda · 13 fev 2024 Orientação sexual

Meu namorado tem um "fetiche" de imaginar uma mulher introduzindo nele, isso o torna homossexual? Além disso, uma vez brinquei de ficar por cima das costas dele simulando o fetiche, senti tensão, isso me torna ativa e passiva ao mesmo tempo? No que me rotula ?

A melhor resposta 23 FEV 2024

Olá!

As preferências sexuais e os fetiches variam muito entre as pessoas, não sendo a única característica que define a orientação sexual de alguém. Ter fantasias específicas não determina automaticamente a orientação sexual de alguém.

O fato de seu namorado ter um fetiche específico não o torna homossexual. Da mesma forma, uma única experiência ou brincadeira não define sua orientação sexual. A orientação sexual é uma parte complexa da identidade de uma pessoa e é mais abrangente do que qualquer comportamento específico.

Se você está buscando compreender melhor essas questões em seu relacionamento, a comunicação aberta e honesta com seu parceiro é essencial. Ter conversas francas sobre desejos, limites e sentimentos pode fortalecer a intimidade e o entendimento mútuo.

Considere como você sente em relação aos seu desejos e fantasias, um processo terapêutico é uma opção importante para que essas questões sejam compreendidas e exploradas.

Precisando de orientação e auxílio nesse momento, fico à disposição para conversar.

Abraço!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

9 MAR 2024

Olá! Por que é tão importante para você se rotular? Percebo que sua preocupação é maior em definir o casal do que de fato as preferências de cada.
As vezes, é mais interessante compreender seus desejos e o que te faz sentir do que procurar se definir.
O autoconhecimento pode te ajudar a compreender melhor teus gostos, preferências e desejos, e compreender teus limites, assim como os do seu namorado.
A conversa aberta e sincera entre o casal pode ajudar neste processo.
A psicoterapia também pode ajudar em seu processo de autoconhecimento.
Espero ter ajudado!
Me coloco à disposição.

Carol Freitas Psicólogo em João Pessoa

8 respostas

26 FEV 2024

Olá Panda! Obrigado por questionar. Sexo precisa acontecer entre pessoas de forma que as envolvidas estejam bem consigo mesmas; é muito além dos conceitos de ativo e passivo. Você escreveu pouco, mas há nesse pouco, sinais de que vocês precisam amadurecer muito mais a questão. Sexo sem harmonia interior não é pleno. Sempre o que se planeja de ação sexual, precisa contemplar, o melhor possível, o antes, durante e depois. Rótulos são padrões postos de fora para dentro. O que importa é que se vivencia dentro, com o devido amadurecimento e responsabilidade dos envolvidos na vivência sexual.
Estarei a disposição para amadurecimentos.
Cuidado: a maior parte das ditas posturas religiosas de lideranças brasileiras, não é religião, é infantilização das pessoas.
Atenciosamente,

8609 respostas

22 FEV 2024

Olá,
Primeiramente, fetiches não define a orientação sexual de uma pessoa. Você pode ter ouvido muitas coisas ao longo da sua que podem estar deixando-a confusa. É precisa entender como se sente em relação aos seu desejos, fantasias. Fico a disposição para ajudá-la neste processo, é só me chamar, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

21 FEV 2024

Olá, Panda, espero encontrá-la bem.
Rótulos precisam ser compreendidos enquanto rótulos, ou seja, é o que se diz do conteúdo e não é o conteúdo em si. Independente do que se chama, o que é para ti? O que tu sentes referente à exploração sexual? E o que há em ti que diz que deve ser de um jeito ou de outro? Nem sempre o que defendemos é nosso mesmo.
A reflexão sobre quem somos passa por todos os aspectos e termos autonomia para sermos quem somos é liberdade. Acredito que um processo terapêutico é um bom caminho para que essas questões sejam exploradas e compreendidas, deixando de lado o que deve ou não ser.
Estou à disposição para conversarmos sem compromisso e sem custos via videoconferência (online) para te escutar mais e para te apresentar como se dá o caminho terapêutico.

Abraço,
Lourenço Torresini
CRP-08/31556

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba