Ando com muito ciúmes e mal

Feita por >Emerson Rocha · 10 mar 2017 Ciúmes

Após uma viagem que minha namorada fez para o México, para visitar sua irmã, ando com muito ciúmes e mal, achando que a todo momento ela está me escondendo algo. O caso é que ela já provou que não esconde, e ainda assim crio em minha cabeça idéias que eu nunca vi se apresentar antes. Realmente estou num momento complicado de muito estresse no trabalho. Como conseguir me controlar novamente, e ser confiante como antes?

A melhor resposta 11 MAR 2017

Olá Emerson!
Já pensou em fazer análise?
O processo de análise permite a você trabalhar as suas próprias questões (que se manifestaram aparentemente através do ciúmes), conhecer a si mesmo e de certa forma falar livremente de outras questões que também lhe incomoda.

Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

20 MAR 2017

Oi Emerson, que bom que você começa a perceber que está criando certos fantasmas, que chamamos fantasias, pensamentos imaginários baseados em falsas crenças e inseguranças. O melhor jeito de trabalhar isso é em terapia. Procure um psicólogo, isso vai te ajudar inclusive a lidar melhor com o estresse do trabalho. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

13 MAR 2017

Emerson, bom dia! O ciúme é uma demonstração de dedicação ao amor que precisa ser administrada e compreendida por cada um. Este pode vir pela interpretação de falta de confiança no sentimento do outro, que é transformada em medo de perder a parceira, por isso é importante que ambos conheçam suas fronteiras que impactam a relação, seja dos valores, do corpo, da forma de se expressar... Tem fronteiras que são os limites da mudança, mas tem outras intrínsecas as quais, não são possíveis de mudar, somente negociar para amenizar ou encontrar junto o melhor momento de adaptar-se. Uma conversa ou mesmo discussão não é uma briga, mas sim, falas importantes para conhecer mais as nossas opiniões/argumentos e as do outro, e assim, ajustar o que for possível. É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo através da terapia individual ou mesmo de casal, caso vocês se sintam a vontade em fazer. Será importante você entender o que lhe traz esta insegurança: atitudes, falas, modo de se vestir... Nos relacionamentos seja de namoro ou casamento ou união estável, é importante percebemos que estamos diante de duas pessoas com valores, vivências, histórias de vida, culturas, religiões, modos de pensar, sentir e viver diferentes, que se relacionam. É neste contexto, que o psicólogo auxilia na compreensão desta dinâmica conjugal, a fim de possibilitar novos rumos, contatos, responsabilidades e sentimentos para a relação. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

12 MAR 2017

Emerson, por mais difícil que pareça tente se manter calmo e procure ajuda psicológica para identificar se o problema é só o ciúme que apareceu após essa viagem ou se essa questão é mais complexa. Essa ajuda também poderá te ajudar com o stress do trabalho. Boa sorte!

Patrícia de Araújo Costa Psicólogo em Rio de Janeiro

9 respostas

11 MAR 2017

Olá Emerson.
O ciume é realmente algo que traz bastante desconforto, principalmente para quem o sente. Muitas vezes até encontramos motivos racionais para questionar a existência desse ciumes, percebendo que "não existem motivos" para sentí-lo, como você mesmo colocou acima. Mas trata-se de uma experiência emocional e por vezes não conseguimos argumentar com ela. Essa situação pode ter desencadeado algumas questões internas e muito pessoais da sua parte, e portanto, a psicoterapia pode auxiliar nessa descoberta e mais ainda, ajuda-lo a lidar com tais questões. A psicoterapia é um investimento para toda a vida, pois auxilia com nosso auto conhecimento, e nos faz perceber nossos recursos para lidar com nossas angustias.
Desejo-lhe muita prosperidade em sua caminhada.
Grande Abraço,
Guillian dos Anjos.

Guillian dos Anjos Psicólogo em Santos