Amiga com ciúmes de mim com meu namorado

Feita por >Leticia · 13 abr 2023 Abordagem psicológica

Meu namorado, minha amiga e eu estudamos na mesma sala na faculdade, e no começo do nosso namoro eu confesso que deixei ela um pouco de lado mas porque tudo era muito conflituoso e eu odeio que me pressionem, sentávamos juntas com mais uma amiga e um amigo e ela não queria que meu namorado sentasse junto, sendo que na sala todos os casais sentavam juntos e os amigos do lado. Ela queria que eu deixasse meu namorado sentar sozinho na sala e eu com ela. Jamais faria isso se ela tivesse namorando, eu ia tentar ser amiga do namorado dela, pra ele se sentir confortável com nosso grupo.
E tudo sobre minha vida ela conta pra mãe dela, não fui mais a casa dela por vergonha “ ela abandonou a minha filha” mãe dela me olharia assim ( ela nunca mais convidou também e eu só ia se era convidada). Sempre que eu tento me aproximar dela, ela puxa por assuntos me culpando pelo nosso distanciamento, meio que querendo que falar como vai ser o namoro dela e que isso é uma lição pra ela. Sempre que vamos conversar por mensagem ou sair pra um café nunca é algo leve, sempre a mesma reclamação e fica falando sobre o que ela sente, o que eu fiz ela passar ( deixei ela sozinha) e essas coisas. Me sinto pesada sempre que estou ao lado dela ( eu era muito grudada com ela e tinha outras amigas que são amigas em comum dela que tinham me falado que eu deixava ela mandar demais em mim e que eu tinha que colocar limites). E já não sei mais o que faço pra resgatar essa amizade.
Porque meu namorado não faz nada de ruim pra ela não gostar dele ( muito carinhoso comigo, sempre me trata muito bem) e trata ela bem também.
Me convidava pra ir em balada gay e falava que nada a ver porque lá só tinha gay e eu falava que não porque no meu relacionamento não vamos em festas sozinho e sim juntos.

A melhor resposta 25 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

14 ABR 2023

Olá Letícia! Obrigado por escrever. Creio que vocês são bem jovens. Namoro até aproximadamente os vinte e cinco anos de idade, deve ser muito mais para se conhecer e amadurecer, do que para ser aquele namoro definitivo, que envolve uma longa hierarquia de avanços, até chegar ao casamento. De outro lado, namorado e colega de turma, implica mistura de dois papéis que não se consegue separar cada qual e vivenciar os dois de forma plena. O ideal é não namorar pessoa da classe. Também amigos, não pode inviabilizar outras vinculações, especialmente o convívio com turmas de colegas e conhecidos. O namoro: para o namoro ser maduro e pleno, é muito importante cada qual poder ter turma de colegas e conhecidos independentes, diferentes. Isso gera a respiração do relacionamento, gera o enriquecimento de temas a se conversar, trazidos de cada turma autônomo. É muito frequente as pessoas começarem a namorar, abandonar turma de colegas, diminuir os assuntos, depois de um tempo, ficar morrendo de medo do namoro terminar, porque se afastou dos amigos.
Cuidado! Tudo indica que vocês todos precisam amadurecer. É comum as pessoas, por imaturidade, insegurança, quererem não dividir amigos com outros.
Vamos amadurecer?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.