Algo está quebrado ou errado em mim?

Feita por >Fanny · 20 dez 2019 Depressão

Eu me sinto constantemente cansada e deprimida, comer, acordar, levantar da cama, toma banho, interagir com as pessoas tudo se tornou tão difícil e ao mesmo tempo tedioso, irelevante acho, até mexer no celular parece uma tortura.
Tenho passado muito tempo trancada no quarto, que não tenho ânimo nem pra limpar, qualquer coisa me deixa a ponto de chorar ou me irrita, coisas que eu amava como escrever e ler me deixam exausta, tenho vontade de chorar o tempo todo mas ultimamente não consigo, e as vezes eu choro sem nenhum motivo, me sinto um mar de sentimentos, tenho dado alguns ataques de pânico sem motivo eminente, eu não sei o que fazer, me sinto as vezes tão confusa, parece que tem algo dentro de mim que está lutando comigo e eu estou perdendo feio, o que tem de errado comigo?

A melhor resposta 27 DEZ 2019

Oi, Fanny!

Não dá pra te dar um diagnóstico só com base no seu relato. Pode ser sintomas de uma depressão? Pode. Mas também pode ser que você esteja meio sem rumo, sabe? Sem um propósito na vida tudo fica meio vazio assim mesmo. Experimenta refletir um pouquinho sobre o porque você faz as coisas que faz no dia a dia. É um pequeno começo...
Te falo isso porque trabalho com orientação profissional com foco no sentido e vejo pessoas com esses mesmos sintomas se sentirem melhores após encontrarem esse rumo, terem mais consciência das suas atitudes, entende? Sair do modo automático.
Vamos acalmar essa tempestade? :)

Abraços,
Mirela.

Mirela Borges Psicóloga Psicólogo em Brasília

7 respostas

22 DEZ 2019

Oi Fanny
Não tem nada de errado contigo!
O que tens são as coisas que não estás fazendo, a única coisa que justifica a tua existência: SER TU MESMA!
Vive uma forma de vida que não é tua... te ensinaram a fazer estas coisas, mas estas coisas não realizam.
Redescubra a ti mesma, veja quem és, deixe de fazer o que as outras pessoas querem e faça o que tu quer, o que tu gosta.
Te ensinaram que "faça isto que será bom pra ti" "Não faz aquilo porque é errado" ... Tu, para não desagradar, está fazendo até hoje, mas sente que isto só te leva a um vazio maior.
Então, pare de fazer o que aprendeu.
Satisfaça a tua "loucura", ouse romper com tudo. "quem não romper com o seu pai e mãe por amor a mim, não é digno de mim" ... Sabes de quem é esta frase, não?
Sejas uma boa construtora de ti mesma, use de tuas estratégias, mas realiza, sem medo. Se precisar de ajuda, solicite

5817 respostas

21 DEZ 2019

Olá Fanny! Grato por participar. Será muito contributivo um psicólogo poder, com detalhes, juntamente com você, recontar a sua trajetória até aqui, para, com os dados, poder ressignificar, junto com você, a sua essência. Qual a sua idade? Como você ocupa seu tempo? Qual é a sua turma de amigos? É certo que a sua descrição desse momento, reflete um estado emocional, que precisamos entender melhor. Você é um universo extremamente rico de possibilidades. Não se comode a rótulos extensíveis de forma padronizada, a todos, como se todos fossem iguais. Vamos extrair o melhor de você, resgatar a energia boa que você descreve, por exemplo, sobre ler e escrever. Coloco-me à disposição para maiores aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8607 respostas

21 DEZ 2019

Olá, Fanny
Os sintomas que você esta apresentando são típicos de uma pessoa deprimida, a depressão não quer dizer simplesmente que há algo de errado com a sua pessoa, ela é uma doença e como tantas há um tratamento adequado que auxilará na sua melhora. É de suma importância que busque um profissional para te orientar e auxiliar no tratamento destes sintomas.
Ignorar o que você esta sentindo ou simplesmente esperar que passe não vai fazê-los desaparecer, pelo contrário, há grandes chances de agravar o quadro, levando você a apresentar problemas ainda mais graves, como a depressão crônica e o aprofundamento da tristeza. Sugiro que busque por auxilio o quanto antes para não piorar o que está sentindo.
Abraços,
Ana Rodrigues

Ana Rodrigues Psicóloga Psicólogo em São Paulo