Afeto me assusta e rejeição atraí, o que seria isso?

Feita por >Cíntia da Silva Pereira · 11 mar 2020 Desenvolvimento pessoal

Recentemente eu estava me sentindo muito dependente emocionalmente de uma psicóloga. Algumas coisas aconteceram que intensificou essa relação. Uma sessão foi cancelada na sexta feira às quatro horas da tarde, nosso horário era às sete e meia da manhã de sábado. Algumas sessões já haviam sido desmarcadas antes, inclusive, uma delas, acho que a primeira, às 22hrs da sexta. Eu sempre me programava para ir à análise e por isso sempre que era demarcado eu me sentia péssima. Mas a última vez que foi desmarcada, foi a pior de todas. Recebi uma mensagem de Whatsapp dizendo que a minha analista teria uma supervisão para fazer no horário da sessão e não poderia estar nos dois lugares. Eu fiquei com bastante raiva, me senti péssima. Eu pensava que não era digna de ser atendida por essa pessoa tão atarefada que havia se esquecido do meu atendimento quando marcou a supervisão. Mas em vez de fugir logo e largar a análise, passei a querer mais que ela me atendesse. Logo mais continuamos e um dia fui para a análise e não a encontrei. Ela simplesmente não apareceu. Quando mandei uma mensagem perguntando cadê ela, a resposta foi que ela não estava de sentindo bem de saúde e não iria . Não me avisou, eu pensei que talvez ela tenha se esquecido... Eu fui na semana seguinte, e quando cheguei ela não estava. Eu gelei, mas quando falei com ela, pediu que a esperasse e uma hora atrasada chegou sem a chave do consultório, levou o chaveiro e deixou a chave em casa. Foi a sensação mais estranha que senti... será que ela não queria me atender?! Ao concluir o atendimento ela me abraçou e nos despedimos. Eu senti um arrepio muito estranho, meu corpo inteiro tremeu e eu senti uma sensação agradável e estranha ao mesmo tempo. Não consegui voltar para a análise nas semanas seguintes, pedi que ela me atendesse à distância.... mandei algumas mensagens para ela explicando como eu estava me sentindo e porque não queria ir ao consultório no sábado ( não falei sobre as questões de quando ela faltou e desmarcou a análise em cima da hora.) Quando ela não foi, na semana seguinte disse que se eu tivesse um horário disponível na semana, poderia me atender ( parecia que ela estava tentando compensar a falta injustificada). Hoje pedi que ela antecipasse o atendimento. Estou com medo de ir no sábado e ela não estar. Se eu for durante a semana ela já estará por lá... Mas parece que ela não Está mais com disponibilidade para atendimento na semana e me respondeu que eu tenho um espaço aberto para cuidar dos meus conteúdos e eu estou procurando outro caminho que não está disponível para isso. Só há um espaço aberto para cuidar dos meus conteúdos e é isso. Eu acredito que envio muitas mensagens para ela com conteúdos que não quero trabalhar no consultório, mas ela sempre diz, não há problemas você pode me mandar as mensagens, se precisar mande. E de repente eu penso, o que aconteceu?! Eu podia falar por mensagens, eu poderia marcar a tal consulta extra e agora não posso mais..... Ok! Deve haver algo justificável para isso. Me senti péssima, queria desaparecer, foi angustiante nos primeiros minutos. Eu até me preocupei um pouco com como seria o resto da semana... Mas do nada, bem de repente eu comecei a me senti muito satisfeita, muito feliz, parecia que eu estava livre. Mas eu não tinha rompido o vínculo analítico com ela. Mas uma sensação de liberdade muito agradável passou a me acompanhar. O que será isso? Parece muito estranho, sempre que sou rejeitada parece que me envolvo e tenho maior prazer, quando porém sou tratada com afeto, como quando recebi o abraço na saída, me senti mal e com esse sentido estranho que não sei explicar...

A melhor resposta 17 AGO 2022

Oi Cíntia,
Te pergunto... se com tanto tempo de análise não foi tratado o problema de rejeição, se o seu emocional não foi tratado, cuidado, saneado, curado... sobre o que versavam as sessões?