Nao sei se estou negando minha sexualidade ou tenho hocd

Feita por >Neymar90 · 17 fev 2023 Orientação sexual

Olá tenho 20 anos sempre gostei de mulheres mas agora estou com sérias duvidas na minha sexualidade. Nunca fiz sexo com ninguem e apenas dei selinhos em mulheres. Antes de saber o que era hocd passava a vida a ver se ficava ereto com porno gay mas nunca fiquei 100% ereto. Estava sempre a pensar na minha sexualidade. Quando descobri o que era hocd fiquei mais descansado porque me identificava muito com os sintomas. Quando tinha esses pensamentos pensava que era só hocd e ficava distraído com outras coisas e sabia que era hetero. Agora parece que dizer isso já não basta. Gosto de uma mulher á 3 anos mas desde que tenho andado a questionar a minha sexualidade parece que sinto menos atração por mulheres e por ela e que a atração por homens aumentou. Tenho um amigo é bonito é as vezes penso em beija lo e eu até gostava de o fazer. Cada vez que tenho pensamentos gays e eu gosto fico muito assustado quase a chorar porque isso quer dizer que sou gay. Mas quando vejo homens que sei que são gays ou nao sinto atração por eles até me afasto deles, não porque tenho medo ou que ative minha suposta hocd mas porque tenho nojo mas eu nao sou nada homofóbico nem nunca fui. Há pouco estava a ver sintomas de hocd, como saber se tenho... E pensei "E se isto for só medo de sair do armário?" E eu surtei de novo porque realmente a minha familia nao é muito apoiadora lgbt e eles nao me iriam apoiar e isto só me faz ter ainda mais medo que sou gay. Estou constantemente a pensar se sou gay e eu quero parar mas não consigo, o facto de eu ser gay causa me medo até porque eu quero gostar de mulheres, sou fascinado por elas. Há uns dias que me sinto heterossexual que as mulheres sao o que eu quero e eu sinto me muito bem nesses dias e depois á outros que eu sinto que sou gay e fico com medo de isso ser verdade. Se formos falar de atração, eu ainda me sinto atraído de mulheres e eu nao quero que isso mude,Nao sei se tenho hocd ou se estou só com medo de sair do armário ou se estou em negaçãomas duvido porque eu nao ignoro meus oensamentos eu enfrento os apesar de não me ajudar muito. Pode ser uma pura coincidência eu ter medo de ser gay e também ter medo de sair do armário porque as pessoas que eu conheço nao sou muito apoiadoras lgbt. Não sei já disse mas eu quero ser hétero. Agora se sou não sei. Penso que um gay nao estaria sempre a questionar se era gay ou nao estaria mais questionar como sair do armário ou como fazer que me aceitem. Problema: eu antes so questionava se era gay agora questiono como sair do armário e que me aceitem. Eu já estou farto de estar sempre a pensar nisto mas como já disse nao consigo, está me a afetar o dia a dia é porque a sério se eu for gay digam me só porque acho que já cheguei ao ponto que se me dissessem que eu era gay eu ficava feliz por já saber o que era mesmo nao sendo o ideal, até para eu começar a questionar outras coisas porque sinto que estou a chegar ao limite. E tambem esqueci me de dizer que quando faço "brincadeiras gays" nao sinto atração faço só por pura piada e também ando a notar mais homens na rua e automáticamente fico a pensar que sou gay. Penso que é isto por favor digam me se sou gay ou bissexual ou tenho hocd porque eu já nem me lembro o ultimo dia em que não me questionei. Ajudem me por favor

A melhor resposta 20 FEV 2023

Olá Neymar
O problema é que voce quer definir tua sexualidade intelectualmente...
Esta questão cultural está gerando muita confusão e transtorno, tráfego de influência...
Viva a tua sexualidade, faça experiências, seja o que voce é.
Os sentimentos é que te demonstram, não o intelecto, não a racionalidade, não os comentários dos colegas, da imprensa.
Voce se sente atraído por mulheres... viva esta paixão, tenha muitas experiências com elas... deixe-se apaixonar por elas.
Perceberá através do sentimento e não do pensamento.
Abraços

5817 respostas

23 FEV 2023

ola! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

21 FEV 2023

Olá boa noite
Então a resposta para sua pergunta só você irá descobrir e se eu alguém te dar está resposta não acredite, pois sexualidade é um processo individual e necessita de muito mais informações.
Seja em um processo terapêutico ou no seu dia a dia.
Como você disse em seu relato, tem “N’s” fatores que fazem você se questionar e “N’s” que fazem você se preocupar.
O importante no processo terapêutico é entender e acolher suas preocupações.
Vou te dar um exemplo: se visto uma roupa e me olho no espelho e me sinto inseguro ou acho que estou mal vestido, ao sair de casa começarei a me preocupar das outras pessoas acharem que estou mal vestido e por fim desisto de ir para o local que eu iria por conta da vestimenta. (Um exemplo simples, mas só para compreender)
No processo terapêutico a gente não iria arrumar o guarda roupa, mas sim o por que deste sentimento e está preocupação com a roupa que a pessoa do exemplo, está usando.
O mesmo sobre seu relato, oque você é, não é oque importa, mas sim o porque de toda está preocupação que te demanda bastante tempo, desgata sua saúde mental e te leva a ter dúvidas.

Organizar estas ideias, desejos e preocupações com certeza te fará entender melhor sua sexualidade sem desgastar tanto você

Matheus Lima Ferreira Psicólogo em João Pessoa

17 respostas

20 FEV 2023

Olá Neymar90! Obrigado por escrever. Pelo que escreveu, você não está gay. Está um hetero tímido, inseguro, que está alimentando a mente, sem ter a coragem de vivenciar seus namoros com as meninas. Isso é muito comum, muito frequente. Perceba que muitas vezes as pessoas não praticam o desenvolvimento pleno nas diversas áreas que a cultura organiza, para dar plenitude ao degustar da natureza, centrando-se em algum ponto específico. Você está alimentando sua mente de forma distorcida e fixada na força dos instintos naturais do corpo.
Você ainda conta com vinte anos. Precisa vivenciar turma de colegas e conhecidos, que sejam éticos e saudáveis, com vínculo de qualidade, precisa praticar esportes coletivos de contato, precisa lidar de forma consistente com os estudos, com a preparação para o trabalho e com o trabalho, precisa desfrutar da juventude, cultura, arte. Nesses espaços de vida, você pesquisará, observará e, gradativamente ensaiará as construções dos namoros de amadurecimentos.
Abraços!