Tenho muito ciúmes do meu marido e sou muito insegura.

Feita por >Amanda · 14 set 2023 Ciúmes

Me sinto muito insegura, sempre tenho a sensação que ele vai me trocar por outra pessoa, qualquer mulher que se aproxima dele eu já fico mal. O que devo fazer?

A melhor resposta 16 SET 2023

Boa tarde, Amanda!
Entendo que você está passando por um momento de insegurança em seu relacionamento e isso pode ser bastante desconfortável e te trazer sofrimento. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você a lidar com essa situação:
Comunique-se com seu parceiro: A comunicação aberta e honesta é fundamental.
Trabalhe em sua autoestima: Às vezes, a insegurança em um relacionamento está relacionada à baixa autoestima.
Identifique a origem da insegurança: Tente entender de onde vem essa insegurança. Pode ser relacionada a experiências passadas, traumas ou inseguranças pessoais. Compreender a raiz do problema pode ser o primeiro passo para superá-lo.
Evite a comparação: Evite comparar-se com outras mulheres ou idealizar outras pessoas.
Desenvolva interesses próprios: Ter interesses e atividades próprias pode ajudar a manter um senso de identidade individual e reduzir a dependência emocional em relação ao seu parceiro.
Se a insegurança persistir e estiver afetando significativamente sua qualidade de vida e relacionamento, talvez seja o momento de inciar a terapia individual ou de casal. Um profissional pode ajudar a explorar esses sentimentos e fornecer orientação para superá-los.

Abraços!

Tamile Andrade
CRP - 03/27819

Tamile Andrade Psicólogo em Jequié

26 respostas

20 MAR 2024

Olá, Amanda!

Me parece que de alguma forma a gente sempre é levado a acreditar que ciúme é necessariamente falta de confiança no outro mas nem sempre. A construção de um quadro de ciúmes pode ter a ver com outros fatores, como por exemplo a baixa autoestima. Acredito que seja importante você não se fixar em uma questão específica e estar mais disponível a encontrar possíveis outros fatores. E claro, importante você estar sob um acompanhamento psicológico pra poder elaborar melhor tudo isso.

Att,

Psicólogo Evandro Goyanna

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

45 respostas

18 SET 2023

Amanda
Deve fazer Psicoterapia...
Deve resolver, curar teus conflitos, tuas carências, tua dependência, tua insegurança, tua baixa autoestima.
Se não corrigir isso, dificilmente vai dar certo o casamento de voces.

Abraços

5817 respostas

16 SET 2023

Olá Amanda, você deve procurar um profissional para te auxiliar a encontrar novamente sua auto estima e autoconfiança, que por algum motivo, alguma situação, você perdeu. Quando você perceber quão maravilhosa é, ele vai ter medo que você o troque por outro! Abraço.

Márcia Cristina Oliveira da Silva Azeredo Psicólogo em Linhares

7 respostas

15 SET 2023

Olá Amanda! Obrigado por se colocar. Certamente você precisa desenvolver autoconfiança, consolidar amor próprio. Todo ser humano, estando harmônico, sereno, confiável, espontâneo, natural, ao se expressar, é pessoa altamente interessante. Certamente você precisa desenvolver respeito por si mesma.
Será recomendável que conte com a assessoria científica de um psicólogo.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

15 SET 2023

Oi Amanda, o ciúmes excessivo tem muitas camadas que podem ser trabalhadas em psicoterapia. Não há uma forma rápida ou simples de você aprender a lidar com esse sentimento, pois exige trabalho terapêutico. É importante saber da sua história de vida, de onde vem tanta insegurança, como anda sua relação consigo mesma, seu valor pessoal, suas crenças, como é o relacionamento com seu marido, enfim há muitas possibilidades que precisam ser investigadas para serem trabalhadas. Por trás do ciúmes e insegurança pode estar envolvido além de sentimentos de pouca autoestima, crenças de que por algum motivo você não merece a atenção ou afeto da outra pessoa, além da ilusória sensação que pode controlar o que vai acontecer com você ou com o outro. Pense também se essa insegurança e ideia de controle não abrange outros aspectos de sua vida e não só relacionado com seu marido, como é no trabalho, na família, com amigos? Se sente insegura nas outras relações também? Como eu disse o ciúmes possui muitas camadas e só você pode dizer como é pra você, procure terapia para descobrir mais sobre isso e sobre você mesma, para em seguida lidar melhor com seus medos e inseguranças.
Natalia Fioravente Catellani - Terapia online

Natalia Fioravante Catellani Psicólogo em São Paulo

15 respostas

15 SET 2023

Olá Amanda.
Quem mais sofre com essa insegurança é você.
É desgastante tentar controlar tudo e todos a sua volta. A pessoa que está sendo "protegida" ou "vigiada" se sente sufocada.
O desgaste na relação fica inevitável.
Sugiro acompanhamento psicológico para você trabalhar insegurança afetiva.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro