Tenho fama de ser maluca.

Feita por >MC · 22 mai 2024 Habilidades sociais

Em todos os lugares, tenho fama de me chamarem de maluca mas isso é mais contundente no trabalho. Tenho alguma suposições sobre isso: a primeira é que eu sou muito espontânea e ás vezes não tenho muito filtro do que estou falando, ou porque falo com muita ingenuidade algo que eu já deveria ser mais "maldosa" nos meus 28 anos de idade ou por algo que realmente tenha sido inadequado para o ambiente. No trabalho, já aconteceu de me chamarem assim por fazer algum comentário inadequado (que soou um pouco mal educado ou algo assim) mas também por eu ser uma pessoa descontraída. Eu fico muito pensativa sobre o trabalho porque já vi diversas vezes homens mais velhos fazendo coisas muito mais inadequadas - pra não dizer assédio mesmo - e não escutei nenhuma dessas pessoas chamarem eles de "malucos", mas enfim...Já nos meus círculos informais, eu sou uma pessoa mais da ironia, de zoar e de fazer coisas inusitadas e já percebi que isso é incomum para "meninas" então eu também recebo esse título de "doida", porque todas que eu conheço até brincam, mas são mais recatadas e controladas nesse sentido.
Mesmo que esse meu título seja muito pelo machismo, isso não é algo que eu possa resolver sozinha e a frase "seja você mesma" é muito difícil pra mim porque eu não me sinto encaixada em canto nenhum. Isso fica mais incômodo no âmbito amoroso porque esse meu jeito mais "irreverente" por assim dizer, faz com que os homens não me enxerguem como "alguém para namorar/casar" então eu nunca consigo me relacionar com alguém que me leve a sério nesse sentido. É um conflito de imagem que eu não sei se me moldo com o que está pré estabelecido ou se encaro os prejuízos de ser eu mesma.
Enquanto ao trabalho, existe algum meio de eu ter mais filtro? Entrar muda e sair calada é uma boa alternativa? Tenho medo de qualquer ambiente novo eu ser mal interpretada também.

A melhor resposta 23 MAI 2024

Olá!
Me identifico muito com a sua história, de fato ambientes muito machistas não permitem que a gente seja "a gente mesma". Acredito que, quando falamos sobre relações pessoais, fico muito mais segura de te ver se relacionando com uma pessoa que esteja contigo não "apesar" das suas características, mas também por elas!
Digo isso porque, talvez nossas qualidades não caibam em todos os lugares que vamos, as vezes simplesmente não tem um match, mas em outros espaços essas mesmas características podem ser não uma fraqueza, mas uma força e uma vantagem!
Olhar esse processo com maior delicadeza pode ser tarefa de um processo de psicoterapia, afinal ele pode nos ajudar a buscar lugares onde nos sintamos mais bem aceitas em sermos quem somos, não em buscar ser diferente da nossa essência.
Caso queira conversar mais sobre isso, entre em contato aqui pela plataforma, vai ser um prazer te receber!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

955 respostas

28 MAI 2024

Boa tarde
Obrigada pelo contato.
Iniciar o processo terapêutico lhe ajudar a lidar com seus conflitos e sentimentos.
Espero poder ajudar
Entre em contato e conversamos
Até mais

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

130 respostas

28 MAI 2024

Olá
Boa tarde.
Obrigada pelo seu contato.
Iniciar o processo terapêutico não é fácil, mas é importante para neste espaço você possa falar, colocar seus sentimentos e conseguir nomea-los.
Espero poder ajudar !
Fique a vontade em entrar contato e conversamos mais ok

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

130 respostas

25 MAI 2024

Oi MC
Não há nada de errado contigo, você é verdadeira, irreverente, mas está num meio que que vive superficialidade, mentira, aparência.
Você não é daqui, voce está aqui. Precisa viver intensamente a vida e saber lidar com o meio onde você está, com muita flexibilidade e diplomacia em teu favor. Nesse meio, sobrevive quem tiver a melhor diplomacia, porém, sem nunca trair a ti mesma.
Faça Psicoterapia que conseguirá melhores resultados nesse meio medíocre.
Abraços

6349 respostas

23 MAI 2024

Bom dia, MC! Obrigado por se colocar. Ser chamado de maluco, estando falando e fazendo as coisas com consciência, dimensão dos desdobramentos, será elogio. Teu texto, no entanto, fala que você não tem filtro, age inadequadamente, soa mal educada. Isso sim, pode ser revisto. Trata-se da questão da representação de papéis adequados a cada circunstância. Cada lugar, cada circunstância, espera uma postura adequada a ela e ao contexto. Você precisa exercitar, amadurecer, treinar socialização, retirando a ideia das vantagens de ser espontânea ingênua, naquilo que motivou a escrita aqui. Precisa aprender a vivenciar filtros e há muitas maneiras de desenvolvê-los: escola de teatro, esporte coletivo de contato, turmas de colegas conhecidos e éticos, estudos consistentes, trabalho sólido, leituras clássicas e comprometidas.
Estarei a disposição para maiores contribuições.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9307 respostas

23 MAI 2024

Olá MC ! Seja bem vinda! Você já fez ou pensou em fazer uma terapia de autoconhecimento? Importante conhecermos a nós mesmos para conseguirmos entender como reagimos ao mundo externo e como reajamos ao nosso mundo interno! Saber regular as emoções, administrar nossos padrões de comportamento para que possamos viver de forma autêntica , saudável e realizada nos torna pessoas mais seguras diante da vida! Faça terapia, experimente! Abraço

Pollyane Lattmann Psicólogo em Balneário Camboriú

24 respostas

23 MAI 2024

Bom dia!

A extroversão aflorada pode estar ligada unicamente a um traço de personalidade, ou sinal de outra condição a ser analisada, gostaria de auxiliá-la nesse processo.

Estou à disposição!

Atenciosamente,
Brenda Neri

Brenda Neri Psicólogo em Conselheiro Lafaiete