Tenho dificuldades de lidar com minhas emoções

Feita por >Danielly · 28 jul 2019 Coaching

Sinto que minhas emoções são descontroladas, não como lidar com elas...
As vezes fico magoada com alguém do nada, e muitas vezes nem eu percebo o porque... Sou uma pessoa que gosta de se divertir, sempre contar piadas do nada, mas isso de não conseguir controlar minhas emoções e reações sempre acabam comigo, parece que as situações me afetam de forma gigantesca. Sou muito reflexiva quanto a isso, sempre fico pensando em como e porque determinadas coisas me afetam, mas nunca chego a conclusão nenhuma... sinto que minha mente e o meu coração estão perdidos e confusos. As si

A melhor resposta 29 JUL 2019

Olá Danielly,

Lidar com expectativas é algo complexo e frustrantes, mesmo que em alguns momentos não seja perceptível que tenha sido depositada uma expectativa ou mesmo uma frustração em determinado momento ou determinada pessoa. Pode ser algo desta ordem que explicaria uma alteração emocional relacionada a uma pessoa “do nada”. Entretanto é importante que você procure um profissional para lhe auxiliar com tais questões, pois é complexo compreender algo que não é percebido. Entender em que momentos ocorrem, como ocorrem ou o porquê ocorrem acontecimentos semelhantes, pode ajudar a lidar com a questão exposta.

Espero ter auxiliado no momento!

Bruno Marinho S m Alves
Psicólogo

Bruno Marinho Silva Mendes Alves Psicólogo em Uberlândia

58 respostas

31 JUL 2019

Para conseguirmos controlar nossas emoções, é necessário desenvolver a inteligência emocional, que envolve a capacidade de perceber, avaliar, gerar, compreender e conhecer as emoções. Dessa forma, se torna possível controlar emoções a fim de crescer emocionalmente e intelectualmente.
Não digo que é fácil, mas também não é impossível. Para isso, é necessário prática, paciência e acima de tudo autoconhecimento. Este é o primeiro passo: conhecer-se. Se alguma situação te faz “perder o controle”, pense em qual sentimento está envolvido nesta situação.
Os sentimentos são internos e precisamos entendê-los para melhor lidar com eles. Provavelmente, você precisará de ajuda para identifica-los e aprender a viver com eles e a psicoterapia poderá te ajudar com isso. Mas, as ações provocadas pelas emoções são atos voluntários. Em algum momento, você decide se grita, bate, foge, conversa, sorri, abraça, respira, etc. As suas emoções não podem controlar isso e essa decisão será sua. Você é dona de suas emoções e sentimentos e não o contrário.

Psicóloga Franciele Almeida
CRP03/17952

Psicóloga Franciele Almeida Psicólogo em Lauro de Freitas

2 respostas

29 JUL 2019

Olá Danielly! Obrigado por participar. Será que você está conseguindo se colocar no lugar dos outros? Será que você está conseguindo se ver (humana, com qualidades e defeitos, hábil em algumas coisas, mas deficiente em outras coisas). Parece que está difícil para você, entender que nem sempre as expectativas são atendidas. Quem fica magoado, sofre. É justo que essas situações te gerem sofrimentos? Mente e coração precisam estar sincronizados. Não podemos ser somente mente, nem somente coração. Há um todo a ser aprimorado. Procure um psicólogo para te ajudar a temperar. Um abraço: Ary Donizete Machado.