Tenho 20 anos e tive uma infância meio traumática

Feita por >quinny · 18 mai 2021 Traumas

Tenho 20 anos e tive uma infância meio traumática. Fui abusada por duas meninas diferentes, tive um relacionamento difícil com meu pai e com a minha família pq meu irmão era muito difícil, então fui deixada meio de lado; também presenciei meus pais tendo relações sexuais do meu lado. Fui diagnosticada com toc e várias ansiedades, faço terapia a 3 anos mas essa questão em especial fico com extrema vergonha de falar; as vezes eu leio contos eróticos com famílias e alguns com crianças, e eu fico pensando isso é errado mas eu penso que se eu ignorar a parte da criança vai ficar tudo bem e então, depois, eu fico muito nervosa pq fico com medo de ter um problema muito sério como sentir atração sexual por crianças. Eu não consigo entender pq isso acontece e fico com medo de conversar com minha psicóloga.

A melhor resposta 20 MAI 2021

Pelo que você descreve no seu relato esses traumas que você sofreu ainda estão causando consequências na sua vida atual. Traumas são memórias de longuíssima duração que não se apagam com o tempo a menos que sejam tratadas com técnicas certas. Nesses casos terapias convencionais são pouco efetivas. Busque um profissional que seja especialista em traumas e que trabalhe com técnicas como EMDR, Brainspotting, Experiência somática, EFT, TFT entre outras, pois assim você terá um resultado muito mais efetivo.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

19 MAI 2021

Quinny
As experiências passadas, sejam os abusos sofridos, as cenas gravadas por ter visto ou por ter criado continuam presentes no teu sistema emocional e estão sempre presentes, em cada momento em que na vida prática do dia a dia voce se defronta com situações parecidas, elas te impedem de ver e vivenciar porque estão carregadas de lembranças do passado, te causando dor, medo, pânico, baixa autoestima e tudo mais.
Não há do que se envergonhar dessas experiências, afinal voce conseguiu chegar até o presente momento. Agora, precisa limpar da tua memória emocional, tudo o que te incomoda, tudo o que te impede de viver plenamente o teu dia a dia. O passado passou e muita coisa precisa ser resignificado e entendido. Isto é possível através do processo psicoterapeutico. Ou voce encara, se assume e fala com a tua atual psícóloga ou voce escolhe outro profissional para fazer iso. A escolha é sua. Só não pode continuar com esta pendência. Precisa resolver.

5948 respostas

19 MAI 2021

Olá Quinny! Grato por escrever. Experiências com a sua não são tão raras. Acontecem. Cada pessoa desenvolve um jeito de organizar na memória, conectar ou não, com a atualidade.
Certamente você precisa poder conversar sobre isso.
A psicóloga terá sensibilidade, acolhimento, sigilo, respeito, empatia. Fale com ela, tenha coragem. Será de extrema importância você poder falar com ela sobre essas vivências e sensações.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, façamos fechamento total (lockdown) para obtermos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8788 respostas

19 MAI 2021

Boa noite. Vc faz terapia tem um tempo já. Avalie o porque vc não consegue falar isso com sua psicóloga.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro