Como posso superar uma infância traumática ?

Feita por >Lisah · 24 ago 2020 Traumas

Tenho 25 anos e tive uma infância complicada.Aos 12 anos fui violentada por um primo.Isso me causou repulsa por homens...simplesmemte detestava ser tocada.Varias vezes eu tomei banho e me esfreguei com esponja de aço...pois me achava suja demais ....Hoje em dia eu não ligo tanto pra isso,mas não esqueço.
Meu pai sempre foi ausente na minha vida. Carrego uma mágoa profunda pelo fato de ele ter sido sempre muito rígido e crítico com relação as minhas escolhas,nada que eu fazia era bom o suficiente para ele. Para ele,minha depressão não passava de frescura.Para ele eu era uma fraca.Nao pude cursar faculdade que eu queria pois ele achava ruim...E quando ele não gostava de algo...ngm mais poderia gostar.Ele sempre me magoava de formas profundas com seu jeito de falar e isso me tornou uma pessoa fechada e tímida demais. Sou insegura com minha aparência ...nunca tive ralacionamentos saudáveis...Os caras me traiam...ou simplesmente me usavam.....sempre me meti em encrencas quando adolescente .E hoje me vejo em meio a uma crise existencial. Tomei coragem de fazer o curso q sempre desejei ,mas ainda me vejo presa a este fantasma crítico do meu pai. E sempre que tento falar de tudo isso eu começo a chorar. Eu sou muito sensível ...e isso atrapalha minha vida ,pois eu tenho q ser uma pessoa mais forte,qualquer comentário crítico me derruba.Eu tento terapia ,mas até agora não adiantou.Ja não sei mais o que fazer.

A melhor resposta 25 AGO 2020

Olá Lisah. Primeiro muito obrigado por compartilhar sua história.
O caminho para superar o seu passado é a psicoterapia, mas você já está em processo terapêutico. Você precisa se abrir mais, se permitir falar e sentir tudo que você tem ai dentro, muitas vezes, mesmo estando dentro do processo terapêutico, se tem uma resistência tão grande que as coisas mais profundas não são trabalhadas.

Eu diria que mesmo sendo muito dolorido, muito difícil falar sobre essas questões, puxar as raízes da sua forma de encarar a vida, esse é o caminho, se permitir cavar fundo as suas emoções e questões. As marcas que você carrega são muito profundas, tenha paciência com o seu processo de cura, e continue cavando até chegar nas profundezas dessas feridas todas e você conseguir se curar.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Me coloco a disposição,

Psicóloga Meicy Fujii

Meicy Fujii Psicóloga Psicólogo em São Paulo

10 respostas

28 AGO 2020

Oi Lisah,
As Consequências das experiências traumáticas na infância, podem aumentar o risco de desenvolver a depressão, a baixa auto-estima, a timidez, a ansiedade, o medo... Além de refletir na carreira profissional e prejudicar os relacionamentos.
Você comentou que tentou fazer terapia, mas que até agora nada adiantou.
Mas eu te afirmo com convicção que esse é o caminho.
Precisa de um Psicoterapeuta que você se identifique, que estabeleça segurança, confiança, para conseguir se abrir e falar dos seus traumas.
o psicologo irá avaliar a intensidade dos seus sintomas, o prejuízo físico e emocional que os traumas te causaram e ai sim elaborar um plano de tratamento.
Não deixe de cuidar de você! Você merece ter uma vida linda e saudável!
Um Abraço.

Rute Martins - Psicologa Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

26 AGO 2020

Boa noite, pelo que você relatou, pode-se constatar a presença de uma experiência traumática aos 12 anos de idade que marcou profundamente sua vida. O trauma é um acontecimento que marca de forma negativa a vida de uma pessoa e precisa de técnicas corretas para ser dessensibilizado. Nesses casos as terapias convencionais são demoradas e poucos efetivas. Busque ajuda de um profissional que seja especialista em traumas e que trabalhe com técnicas como EMDR, EFT, TFT, Experiência somática, Brainspotting entre outras. Espero que eu possa ter te ajudado de alguma forma.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

25 AGO 2020

Olá Lisah. Entendo que você tem muitas questões que ainda te magoam e mexem muito com você. Elas não serão sanadas rapidamente, mas você vai precisar de paciência e carinho consigo pra tratá-las durante uma terapia.

Ana Carolina Paulini Marturano Psicóloga Psicólogo em São Paulo

10 respostas

25 AGO 2020

Olá Lisah! Grato por participar. A história de cada pessoa acontece a cada momento, vai sendo escrita. Quanto mais lembrada , desde que, em direção certa, elaborada, mais vai dando elementos para a pessoa se fortalecer. Com o passar dos anos as pessoas vão vivendo experiências amadurecendo, testando possibilidades e caminhos, descobrindo novos saberes e habilidades. Esse será o papel do processo de psicoterapia.
É importante salientar, em decorrência da tua observação de que tenta terapia e não adianta, cabe ressaltar a importância de você passar por processo de psicoterapia científica, realizada por psicólogo. É importantíssimo que nós, psicólogos, sejamos, acolhedores, de mente aberta, respeitosos, sigilosos, empáticos, honestos. Um ponto importante da honestidade é o princípio de que, dado o tempo vivido, dada a história contada, você precisa persistir, com disciplina, regularidade, abertura mental, por meses. Após o cuidado com o trabalho das duas partes: você e psicólogo, por esses meses, certamente, você terá ferramentas, interpretações, comportamentos e planos aprimorados.
A sensibilidade, por um lado, pode ser usada a seu favor. Lembre-se: quando perdemos alguma facilidade, se prestarmos atenção, outra habilidade estará se destacando. Como identificá-la e usá-la, em próprio beneficio.
Hoje, aos vinte e cinco anos, você já tem consciência que a fala do teu pai influenciou, mas também tem consciência que isso não foi bom; está lutando para modificar essa realidade.
Espero ter ajudado. Conte conosco para esclarecimentos e sistemáticos aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, abertura mental, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

25 AGO 2020

Olá, Lisah!
Lendo sua história pude perceber que você foi vítima de muitos abusos na infância.. Abusos emocionais recorrentes por parte do pai e abuso sexual por parte do primo. Estes tipos de traumas vividos na infância podem ocasionar inúmeras dificuldades e sofrimentos na vida adulta, como depressão, baixa auto-estima, dificuldades nos relacionamentos, ansiedade e falta de confiança em si mesmo.
Tendo em vista tudo que você vivenciou é compreensível que seja uma pessoa sensível a críticas. As críticas irão sempre fazê-la reviver a dor da humilhação da desqualificação que seu pai lhe fazia sentir na infância.
O caminho para a cura é olhar e entender a dor desta criança que ainda vive em você. Com certeza uma Psicoterapia que seja centrada no tratamento de traumas como EMDR, por exemplo, poderá lhe ajudar muito.
Acima de tudo não desista de você. Vá em busca de teus sonhos de ter uma vida mais
com mais alegria e satisfação.
Desejo sinceramente que você encontre o caminho para a transformação de sua vida e que você se liberte de toda essa dor que lhe tem dificultado a vida.

Isabel Cristina Wachholz Klein Psicóloga Psicólogo em Curitiba

1 resposta

25 AGO 2020

Lisah, Sou Geime Rozanski - Psicoterapeuta Espiritual.
Precisa fazer Psicoterapia Espiritual para saber causa e efeito, porque tudo isso aconteceu e como livrar-se desse problema, se fortalecer e não mais ser manipulada!

5817 respostas

25 AGO 2020

Lisah, boa noite! Histórias de traumas como essas que você relatou aqui realmente nos atravessam e deixam marcas profundas,mas não insuperáveis. Sugiro a você uma análise, a partir de terapia Psicanalítica, já que somente assim você vai conseguir realmente acessar as maneiras pelas quais essas coisas te marcaram e conseguirá perceber e ressignificar tudo isso. Te desejo sorte!

Camila Cruz Psicologia Psicólogo em São Paulo