Tenho 19 anos e sou tratada como uma criança

Feita por >Luninha · 16 jan 2023 Terapia familiar

Meus pais não respeitam meu momento, minha intimidade, e impõe muitas regras no meu namoro Já que eles não querem sentar e discutir o assunto. não vou para festas nem para uma lanchonete sem eles e também ir comigo não vão comigo, isso me sufoca , porem o que mais ta me atrapalhado é não respeitarem que preciso de privacidade, meu namorado tem 19 anos eles mal deixam a gente sair ficar julgando que vou ter relações sexuais não respeita nada que eu digo e eu tô cansada disso a gente não tem nenhuma comunicação ele não sabe ouvir o meu lado meu relacionamento ta ficando mal por causa disso eu preciso ter momentos com meu namorado sair mais se diverti viajar mais pro meu pai isso é um problema e um perigo eu ja não sei mais o que fazer tenho transtorno de ansiedade não consigo mais conversar sem sentir medo ou tremedeira so pelo simples fato de não ter um diálogo bom com ele ja fiz de tudo pra ele entender que não sou mais criança que preciso viver minha vida sem eles decidir nada por mim sei que eles querem meu bem e tals mais isso ja ta passando dos limetes e vêm acontecendo sempre meu relacionamento ta numa fase ruim por culpa deles por eles nunca conversarem comigo ou parar pra me ouvi me diz o que posso fazer?

A melhor resposta 17 JAN 2023

"Luninha"
Este é o teu verdadeiro nome? Ou eles te chamam de Luninha e voce perpetua?
Eles agem assim porque voce permite.
É voce que precisa cortar o cordão umbilical psicológico com eles...
Eles são assim porque foram educados assim e dificilmente vão mudar; mas voce pode mudar!
Voce precisa romper, derrubar esta barreira que construiu dentro de ti... voce precisa iniciar ser pai e mãe de si mesma.
Voce não precisa mais deles como pais, talvez financeiramente sim, por enquanto. Eles podem ser ótimos amigos, embora continuam sendo pais. Voce precisa aprender a fazer as suas escolhas e ser responsável pelas escolhas e sabendo que cada escolha gera seus resultados, suas consequências; porém, tudo é aprendizagem e sempre pode fazer novas escolhas.
Com esta assistência demasiada, voce perdeu o teu guia interno, a tua bússola interna e precisa resgatar ela.
Caso contrário, estará à deriva, dependendo somente das indicações da sua mente, do que te foi ensinado...
Agindo assim orientada pela sua mente, não se torna criativa porque está apenas repetindo as experiência e as avaliações do sistema.
Vá com calma nessa transição... nãoi brigue e não culpe seus pais... quanto mais flexibilidade tiver, melhor os resultados.
Se precisar, auxilie-se da Psicoterapia
Abraços

5826 respostas

10 FEV 2023

Você precisa se libertar, cortar o cordão, porque eles desenvolveram em você uma grande toxicidade, e talvez também por não saberem. Seja grata por terem te dado a vida mas eles não são sua vida. Imponha-se, mude até de casa se possível, ou você nunca vai ter vida própria, vai viver eternamente como marionete nas mãos deles. Perdoe por isso tudo mas siga sua vida e faça terapia para poder lidar com isso, e com o que virá mais pra frente porque não é fácil sair de certas prisões. Estou à disposição!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

17 JAN 2023

Olá Luninha! Imagino o quanto esteja sendo difícil. Para se resolver essa situação é necessário que vocês conversem e você exponha para eles como se sente, e veja qual o motivo deles te sufocarem tanto, é falta de confinça? É medo de que alguma coisa aconteça?
E da sua parte pode ir mostrando o quanto podem confiar em você. Se eles não estiverem abertos para nenhum tipo de diálogo pense em formas de se tornar independente deles e assim poder ter uma vida com mais autonomia.
Como essa situação toda tem te afetado busque acompanhamento psicológico.
Cléa Andrade.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

17 JAN 2023

Olá Luninha, realmente parece ser uma situação muito complexa. e que merece cuidados, já que vem afetando seu namoro e principalmente a ansiedade. busque terapia para lidar melhor com tais situações e se fortalecer diante desses desafios.

Se desejar iniciar um processo terapêutico estou a disposição.

Kássia Pereira Silva Psicólogo em Goiânia

76 respostas

17 JAN 2023

Ola! você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

17 JAN 2023

Olá Luninha! Obrigado por escrever. Qual é o seu trabalho sério e consistente? Quais são seus estudos sérios e comprometidos? Você cuida dos afazeres domésticos com autonomia? Quais são tuas metas de vida? O que você tem feito por elas? Como está tua turma de colegas e conhecidos? De qual grupo de serviço, esporte coletivo, teatro, estudos, você participa? Caso você não consiga responder a maior parte dessas perguntas, você também estará legitimando a tua infantilidade. Pessoas, antes dos aproximadamente vinte e oito anos, querendo usufruir de benefícios da cultura, precisam olhar prioritariamente para outras frentes de vida, antes de olhar para namoro sério.
Desculpe-me, caso eu esteja enganado.
Estou a disposição para maiores esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.

8654 respostas

17 JAN 2023

Olá Luninha.
Imagino o quão desconfortável e desgastante deva estar sendo para você ter que lidar dia após dia com essa vigilância constante de seus pais, e ainda por cima, com esse fechamento ao diálogo para falar sobre o assunto.
Como vocês mesma diz e percebe, tudo isso é algo que te prejudica, te faz mal e inclusive atrapalha na sua própria privacidade e intimidade no relacionamento. É tudo muito claro, mas às vezes os pais e familiares custam desconstruir as próprias crenças para se abrir a novas compreensões dos filhos. Eles imaginam ser muito arriscado dar essa "liberdade" toda, e acabam por se refugiar nesse controle excessivo e sufocante.
Infelizmente um espaço de mensagens como este é bastante superficial para resolução de problemas tão pessoais, mas pensei aqui comigo, já que seus pais não estão abertos ao diálogo você já pensou em escrever algo a eles? Dizendo tudo o que você sente e gostaria? Talvez seja um recurso que abra algum espaço para conversas mais profundas.
Espero ter lhe auxiliado de alguma forma com essa breve mensagem, mas fico à disposição caso você precise de algo.
Um abraço!

Lucas Barbosa da Silva Psicólogo em Limeira