Tenho 18 anos, mas sou tratada como criança

Feita por >Datricia Pereira Bastos · 11 abr 2018 Terapia familiar

Meus pais não respeitam meu momento, minha intimidade, e impõe muitas regras no meu namoro, o que eu posso fazer? Já que eles não querem sentar e discutir o assunto. não vou para festas nem para uma lanchonete sem eles e também ir comigo não vão comigo, isso me sufoca , porem o que mais ta me atrapalhado é não respeitarem que preciso de tempo pra fazer os trabalhos da faculdade, ter que esta 24 horas disponível para eles é sufocante. Devido a isso estou tendo dificuldades pra me concentra.

A melhor resposta 13 ABR 2018

Datrícia, boa tarde! Uma pena seus pais não quererem sentar e discutir o assunto mas recomendo que tente fazer mais uma tentativa nesse sentido, falando de como se sente e das dificuldades que está enfrentabdo, como a falta de tempo para realizar suas tarefas e a dificuldade de concentração. Tente colocar limites em algumas áreas para que eles possam entender que você cresceu, tente começar para as que são menos problemáticas. E, se for possível, inicie uma psicoterapia para se fortalecer e conseguir sustentar sua posição na dinâmica de sua família. Estou à disposição para ajudá-la. Abs Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

12 ABR 2018

Olá Datricia. Crescer não é fácil, ainda mais quando tentam impedir. Você vai precisar aprender a dar limites aos seus pais para que percebam que você cresceu. No começo dá trabalho mas aos poucos as coisas mudam. Quando você arranjar um emprego, vai ajudar no seu amadurecimento e vai te tornando você independente financeiramente, mas o mais importante é se tornar independente emocionalmente. Boa sorte.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

12 ABR 2018

Datricia, procure fazer terapia para colocar o que está acontecendo e trabalhar essas questões. Com certeza com o tempo você encontrará uma saída. Qualquer dúvida estou a disposição pelo celular/zap.
Abraços Monica Pujol

Psicóloga Monica Pujol Psicólogo em Rio de Janeiro

22 respostas

11 ABR 2018

Querida, parece um caso para terapia familiar. Mas antes de mais nada, vc precisa expor seus sentimentos. Falar do que precisa e como se sente. Dependendo do rumo da conversa, sugerir um aconselhamento psicologico familiar.

Márcia Alflen Chirinea Psicólogo em São Paulo