Sou diagnosticada com toc, e tenho uma dúvida.

Feita por >Julia · 20 mai 2024 TOC

Tenho tendência a me exibir e tentar validação masculina, isso sem nenhuma consciência, tipo eu não penso antes de fazer, apenas faço e quando cai a ficha e a realidade volta, noto o que fiz e me sinto extremamente culpada e incomodada com isso e não entendo o porque eu o fiz e me sinto mal por não controlar o que faço...
Eu realmente não penso e vou lá e faço, apenas acontece e não sei explicar o porque meu corpo reage desse jeito e nem porque eu não consigo controlar meus pensamentos...

A melhor resposta 21 MAI 2024

Olá, Julia, te agradeço pela oportunidade de te ajudar.

Como você mesma reconhece em seu relato, Julia, seu comportamento autônomo, reativo, advém não da esfera deliberada da consciência, do seu entendimento e discernimento do que é e do que não salutar — pois após o ocorrido o constrangimento te toma —, porém emerge de uma conformação afetiva, ou seja, irracional.

Na psicoterapia teremos a oportunidade de escutarmos e observarmos esse comportamento reativo, e a partir desse exame chegaremos a causa dessa desconexão entre seu impulso inconsciente e seu mal-estar consciente; com a gradual conscientização desses afetos e emoções, Julia, você estará mais apta a melhor responder a tais impulsos provocados pela figura masculina.

Julia, fico à disposição para mais esclarecimentos, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

230 respostas

23 MAI 2024

Olá Julia!

Os impulsos de se exibir e buscar validação, especialmente de maneira inconsciente, podem estar relacionados a várias causas subjacentes, incluindo fatores psicológicos e emocionais.

O TOC é caracterizado por pensamentos intrusivos (obsessões) e comportamentos repetitivos (compulsões) realizados para aliviar a ansiedade causada por esses pensamentos. É possível que a busca por validação e exibição sejam formas compulsivas de aliviar uma ansiedade subjacente relacionada à autoestima ou à aceitação social.

Contudo, essa é só uma simples hipótese diante do sucinto relato. É importante poder aprofundar e considerar toda sua história de vida, suas características, suas experiências, dentre tantos outros fatores que contribuíram para que você viesse a se tornar quem é hoje. Afinal, os padrões comportamentais são influenciados por fatores biológicos, psicológicos e ambientais.

Como você foi diagnosticada com TOC, talvez você já venha fazendo tratamento. Caso contrário, é importante buscar a terapia para poder considerar e tratar essas questões para reduzir os sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

Fico à disposição, Julia, para trabalhar contigo nesses questionamentos. Portanto, fique a vontade para entrar em contato através da plataforma.

Abraço Julia!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

166 respostas

22 MAI 2024

Julia
Voce obedece a um comando que está na tua mente, no teu ego. Compulsivamente atua no automático.
Precisa fazer terapia e corrigir este comando errôneo que está lá e não te permite ser dona da tua vida.
Abraços

6179 respostas

21 MAI 2024

Olá, Julia. Primeiramente, quero reconhecer sua coragem em compartilhar suas preocupações e sentimentos. É muito importante que você esteja buscando entender mais sobre si mesma e como lidar com essas questões.

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) pode se manifestar de várias formas, e uma delas é através de comportamentos que parecem automáticos e fora de controle. O que você descreve – essa tendência a buscar validação masculina sem pensar antes – pode ser uma maneira de seu cérebro lidar com ansiedades ou inseguranças mais profundas.

Esses comportamentos automáticos podem ser um mecanismo de defesa, uma forma de tentar sentir-se valorizada ou aceita. A sensação de culpa que vem depois é muito comum em pessoas com TOC, pois há uma consciência intensa dos próprios atos e uma autocobrança muito grande.

Em terapia, podemos explorar juntos as raízes dessas ações e encontrar maneiras de trazer mais consciência para o momento presente, antes que esses comportamentos aconteçam. Isso pode envolver técnicas de mindfulness, estratégias para identificar e interromper esses impulsos, e trabalhar na construção de uma autoestima mais sólida e independente da validação externa.

Lembre-se, Julia, que esses comportamentos não definem quem você é. Gostaria de convidá-la para uma sessão de psicoterapia para que possamos aprofundar essas questões e encontrar estratégias personalizadas para você. Juntas, podemos trabalhar para que você se sinta mais no controle de suas ações e mais em paz consigo mesma.

Estou aqui para ajudar e apoiar você nessa caminhada de autoconhecimento

Afetuosamente,
Tayhana Queiroz!

Tayhana Queiroz Psicólogo em Fortaleza

61 respostas

21 MAI 2024

Bom dia, Julia! Obrigado por escrever. Certamente você precisará nos contar mais de tua história, rotina de vida, personalidade, metas. Pelo que escreveu poderemos adiantar: sempre, sempre mesmo, pessoas são muito maiores, abrangentes do que diagnósticos; tentar validação masculina implica falta de autoconfiança; fazer as coisas sem pensar envolve tanto ansiedade como irresponsabilidade. Será preciso amadurecer, entender o que antecede esse fazer sem consciência.
Estarei a disposição para contribuir com seu amadurecimento e conscientização.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional..

9100 respostas

21 MAI 2024

Os padrões comportamentais são mantidos por uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e ambientais. Esses fatores interagem de maneiras complexas para moldar e manter os padrões comportamentais ao longo do tempo. Por esse motivo é necessário buscar a terapia para que vc consiga se conhecer e assim poderá ter a possibilidade de governar seus comportamentos.

Cátia Cabral Candido Psicólogo em São Paulo