Sexo é realmente errado ?

Feita por >Gr4ce · 7 jun 2022 Terapia sexual

Eu tenho pavor de sexo, eu namoro faz 4 anos e a gente não teve relações sexuais muito intensas porque eu sempre tenho muito medo. Todas as vezes que tentamos eu me sinto muito mal, me sinto muito triste e suja, é como se eu tivesse fazendo algo muito errado e ruim que chego me envergonhar de mim mesma por está fazendo isso por muitos dias, eu sinto que ele está me olhando diferente como se só quisesse me usar mesmo isso não sendo verdade, eu amo muito ele e por isso me sinto mal em me sentir assim nesse momento que deveria ser tão bom pra nós dois. Desde pequena minha mãe me falava que sexo era algo errado cobria meus olhos até mesmo quando via cenas de beijos na televisão, nunca tivemos conversas sobre sexo na vida pois em casa isso sempre foi um tabu até hoje, todas as vezes que faço algo relacionado a sexo eu lembro da minha mãe e penso que estou deixando ela triste e decepcionada comigo e que sou uma filha ruim por está fazendo algo que ela me ensinou que é nojento e errado desde novinha. Tenho quase 20 anos e ela nunca sentou pra me orientar sobre nada disso, inclusive também morro de medo de engravidar e não me sinto a vontade de falar sobre isso com ela pois ela começa discutir como se eu fosse uma criança, isso tá acabando com meu relacionamento e me deixando bastante preocupada porque é muito angustiante me sentir assim como se eu fosse uma mulher sem valor, com nojo de mim mesma depois de me relacionar com quem eu amo isso deixa até meu parceiro mal pois ele acha que o problema é com ele.

A melhor resposta 8 JUN 2022

Olá, Gr4ce
Não, sexo não é errado.
Muito do que você acredita sobre sexo está associado ao que você ouviu da sua mãe a vida toda. E para nós, mulheres, o sexo tem um peso maior, pois a sociedade não aceita muito bem que uma mulher possa gostar de sexo assim como os homens. Aconselho que você busque ajuda de um profissional psicólogo que possa te auxiliar a entender melhor como se sente em relação a este assunto. Também, sugiro que busque um médico ginecologista, pois ele poderá te passar informações valiosas sobre métodos contraceptivos e tirar todas suas dúvidas. Fico à disposição.

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

11 JUN 2022

Greyce,
Se não quiser repetir o que sua mãe foi deve se cuidar sim, deve
1 – Não fazer sexo, por enquanto. Primeiro porque você só se frustra. Embora o corpo solicite e sua mente não aceita, a sua mente vê o sexo como sujo, errado, do mal.... Precisa antes corrigir a informação que tem sobre sexo. Êle é divino, a sexualidade é nossa maior fonte de energia, fonte de criatividade, de prazer e de alegria, mas te foi passado por uma pessoa que não é nada saudável, é tóxica e quer te ver infeliz assim como ela é. Sua mãe não é referência para assuntos de sexo e de viver e saborear a vida.
2 – Pode engravidar sim e por isso não deve fazer sexo agora... a gravidez vem para selar o dito da mãe de que sexo é do mal, é nojento, é sujo... a gravidez vai provar a ti mesma que mãe estava “certa”. Só que daí... a tua vida, que já é ruim, vai ficar muito pior!
3 – Você veio do sexo, você é o resultado de uma trepada do seu pai com a sua mãe... portanto não é sujo, mas se você se sente suja, precisa curar esta informação que está no seu emocional. Talvez que para se curar deste trauma, deste conflito, tenha que sair de junto da mãe porque ela não vai te deixar fazer esta conquista. Assim como não dá para fazer omelete sem quebrar os ovos, não dá para você crescer e superar este problema sem se indispor, sem revidar a sua mãe... Vai ter que fazer uma escolha: Ser fiel a ti mesma, à Vida (Deus) que te deu a liberdade ou ser fiel à sua mãe e aceitar viver como ela quer. A escolha é sua e, as consequências também.
Você não nasceu para ser boa filha, não nasceu para ser obediente a ela ou qualquer outro...
Nasceu para se realizar, para superar conflitos, para corrigir e aprender.
Portanto, sem medo, inicie um processo de Psicoterapia para ser auxiliada nessa caminhada.
Abraços

5817 respostas

9 JUN 2022

B noite. Sexo não é errado e vc n deve se sentir assim.
Talvez sua infância, criação tenham te feito vc sentir-se assim. Vc pode e deve ter ajuda profissional.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

9 JUN 2022

Olá Gr4ce.
Diante da sua explanação sobre a atmosfera na qual criada sugiro que faça terapia com Especialista em Sexualidade. Você precisa livrar-se dos preconceitos , medos e culpas para sentir plena e feliz em todas as áreas da vida. Cuidar-se é um ato de amor consigo e com os demais. Espero tê-la ajudado.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

8 JUN 2022

Olá Gr4ce! Que bom que você perguntou! Certamente que não: sexo é bom, é necessário, é saudável. É tão bom que a gente precisa aprender a fazê-lo ponderando o antes, o durante e o depois. Nascemos por causa do sexo. O sexo é prazer mais sublime, em termos corporais, que poderemos viver. Por isso, pela educação das pessoas em geral, elas tentam a todo custo, cuidar para que seus filhos e filhas, aprendam, antes de fazer sexo, a ponderar o antes, o ato sexual e suas implicações.
É bastante comum pessoas serem educadas assim, com a melhor das intenções, por parte dos pais, mas acabam vivendo grande desconforto, até que possam amadurecer e tornar o sexo algo sublime, saudável, ético, natural.
Será altamente recomendável que você possa refletir essa questão, com a ajuda de pessoas maduras, éticas, ponderadas, respeitosas, sigilosas, garantidoras de empatia, respeito, reflexão sábia. Inicialmente, esses predicativos apresentam enorme dificuldade de estarem em pessoas do dia-a-dia. O psicólogo, precisa e deve garantir isso, nesse aspecto, a seus clientes.
Veja nossos, perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha com mente aberta, disciplina e muita persistência, para um trabalho científico, no sentido de organizar de fato, o sentido do sexo amadurecido, responsável, mas agradável, realizador, amoroso, prazeroso, em nossa cultura.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão verdadeira! A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos, "líderes religiosos" gostam é de dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e criadouros de mosquitos.

8630 respostas

8 JUN 2022

Olá
Primeiro: sexo não é errado. Sexo é uma atividade que supõe prazer ou, quando numa relação, intimidade e troca.
Para as mulheres, especialmente, existe uma questão de gênero muito presente: não nos é ensinado sobre sexo, sobre preservativo, sobre contracepção, etc, apenas parece mais fácil nos ensinar a não fazer. Mas isso não satisfaz nossas necessidades básicas e cria problemas quando temos idade para estar em uma relação que desperta esse desejo.
Faz o assunto parecer assustador. Só de conversar já parece errado. Por isso sinta-se a vontade aqui, ou procure um profissional que consiga garantir o sigilo de forma mais apropriada, assegurando que você se sinta acolhida naquele espaço.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha