Será se sou pedófilo?

Feita por >pedrinho · 28 set 2024 Abordagem psicológica

Tenho 26 anos quando eu tinha 16 anos acabei pesquisando crianças nuas no Google sem nem saber direito o que estava fazendo quando percebi o que tinha feito fiquei horrorizado e me sentindo um lixo nunca cheguei a ver qualquer conteúdo de pornografia infantil e quero me matar por isso.

A melhor resposta 1 OUT 2024

Olá, Pedrinho, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Pedrinho, hoje com 26 anos você possui mais esclarecimento de vida do que com 16 — suas palavras mesmo atestam isso ao constatar que sua pesquisa pretérita fora fortuita. A questão hoje talvez seja por que sente tanto remorso de uma ação reconhecidamente descompromissada de um rapaz de 16 anos frente o computador?

Pedrinho, se o remorso é tanto, ao ponto de pensamentos e sentimentos suicidas te acometerem, é sim indicado que você inicie o processo de psicoterapia para que possa entender melhor esse sentimento amargo de remorso.

Fico à disposição, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

298 respostas

30 SET 2024

Oi Pedrinho,

É compreensível que você esteja se sentindo muito angustiado e sobrecarregado com essa lembrança. É importante que você saiba que suas emoções, por mais intensas que sejam, são válidas e que não está sozinho nesse processo.

O que você vivenciou aos 16 anos foi uma situação delicada, especialmente em contraste com o que temos como consciência social atualmente. Mas o que aconteceu também não é definidor de quem você é ou foi. O fundamental é lembrar como você está lidando com isso no momento presente e como podemos trabalhar juntos para que você se sinta melhor, entende? Você expressou um desejo de se machucar, e isso é uma questão bem importante que merece atenção e cuidado.

A psicoterapia é um espaço que permite explorar essas emoções e preocupações, ajudando você a encontrar um espaço seguro para falar sobre o que sente e pensa. Podemos trabalhar para que você se sinta mais em paz consigo mesmo e para que compreenda melhor essa situação do passado. Acolher a si mesmo e o entendimento de cada momento que se viveu são passos cruciais nesse caminho.

Por favor, considere verdadeiramente a possibilidade de procurar apoio profissional. Estar disposto a falar sobre as coisas que vem acontecendo e as ideias que permeiam sua cabeça já é um grande passo. Espero ter te ajudado de alguma forma nesse processo, e espero que você encontre os caminhos para construir um entendimento mais saudável sobre sua história e sobre você mesmo.

Até mais, cuide-se bem!

Cayo L Z Pedroso Psicólogo em Palhoça

1 resposta

30 SET 2024

Olá Pedrinho! Percebo que você tem bastante consciência da questão pedofilia. Infelizmente no mundo online tudo é mostrado sem filtros, por isso você não é o primeiro traumatizado nem será o ultimo. A questão esta na frequência e seus hábitos amorosos, sexuais. A pedofilia não se da apenas por ver imagens, mas especialmente por isso causar excitação e seduzirem ou atacarem menores de idade. Abuso sexual esta muito ligado a pedofilia. E existe quem ache bonito jovens namorarem com mais velhos, o que ainda entra em pedofilia dependendo da idade. Querer se matar mostra que você não esta bem, sugiro buscar ajuda, fazer uma terapia psicológica para poder falar sobre isso que aconteceu e perdoar-se pelas ideias improdutivas ou traumatizantes ou curiosidade sexual na adolescência. espero ter ajudado. a disposição.
Lisiane Hadlich Machado
psicologa e psicanalista

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

347 respostas

30 SET 2024

Bom dia, Pedrinho! Obrigado por se colocar. Certamente seu jeito de colocar e auto reprovação, nesse aspecto, indicam que você não se sentiria confortável por essa forma imatura de atrativo sexual. Como você mesmo disso, aos dezesseis anos de idade, estava pesquisando as coisas, de forma inconsequente, impensada.
Esse tipo de vivência, como teoria, nem de longe, é motivo para querer se matar.
Será muito importante que você, com a maior brevidade possível, com a ajuda científica de um de nós, psicólogos, reorganize entendimento dessa passagem da tua vida e reintegre a tua totalidade.
Atenciosamente,

9371 respostas

30 SET 2024

Olá Pedrinho.
Bem, você satisfez uma curiosidade, pesquisou na internet e embora tenha uma alta censura ao tema, o fato em si não justifica a qualificação de pedófilo.
Claro que fica o alerta: ... qual o motivo de buscar imagens de crianças nuas?
Se essa curiosidade prosseguir, deve sim ver em Psicoterapia as causas, uma possível compulsão, conflito, trauma para corrigir, curar.
Considerando que nada é por acaso, fica a dica de buscar a Psicoterapia para averiguar e resolver possíveis desarmonias entre a tua realidade física, emocional, mental e espiritual.
O que tiver que ser feito, vamos fazer.
Abraços. Geime Rozanski - Psicoterapeuta

6398 respostas

29 SET 2024

Olá, tudo bem?
Você traz um relato muito importante e forte sobre um assunto muito sensível. São questões na qual você precisaria estar abordando em psicoterapia. Caso tenh interesse estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

192 respostas

29 SET 2024

Pedro,
É compreensível sentir-se assim após ter passado por essa experiência. A busca involuntária por esse tipo de conteúdo pode gerar muita angústia e culpa. É importante lembrar que você não está sozinho e que buscar ajuda é um passo fundamental para lidar com essa situação.
Na perspectiva sócio-histórico-crítica a qual trabalho, compreende que nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos são moldados pelo contexto social e histórico em que vivemos. A internet, por exemplo, oferece um acesso sem precedentes a uma vasta quantidade de informações, inclusive aquelas que podem ser prejudiciais. É crucial analisar esse evento à luz desse contexto mais amplo.
Alguns pontos que podem ser explorados em terapia:
* Compreender os motivos: É importante investigar o que te levou a fazer essa busca. Pode haver questões não resolvidas da sua própria infância ou adolescência que estejam se manifestando dessa forma.
* Desconstruir a culpa: A culpa é um sentimento muito forte e pode te paralisar. É preciso trabalhar para entender que você não é definido por um erro do passado.
* Desenvolver estratégias de enfrentamento: A terapia pode te ajudar a desenvolver ferramentas para lidar com pensamentos intrusivos e ansiedade, além de te auxiliar a construir uma relação mais saudável com a sexualidade.
* Buscar apoio: Conversar com um profissional de saúde mental pode te oferecer um espaço seguro para expressar seus sentimentos e receber o apoio necessário.
É fundamental ressaltar que a pedofilia é um transtorno complexo e que exige um diagnóstico especializado. No seu caso, a busca involuntária por esse tipo de conteúdo, aliada ao seu sofrimento e desejo de mudar, indica que você não se enquadra nessa categoria.
Lembre-se: a terapia é um processo e os resultados não acontecem da noite para o dia. Com o acompanhamento adequado, você poderá superar essa experiência e construir uma vida mais saudável e feliz.
Se você se sentir pronto, agende uma sessão para que possa conversar mais sobre isso.
Espero que fique bem!
Estou a disposição para contribuir da melhor forma.
Atenciosamente,
Annelise Bertellini
Psicóloga e Psicoterapeuta

Annelise Bertellini Psicólogo em Campinas

40 respostas

29 SET 2024

Olá Pedrinho.
Sugiro acompanhamento psicológico, com Sexóloga, para trabalhar sexualidade. Definir gostos, prazeres e interesses.
Espero tê-lo ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

708 respostas

29 SET 2024

Olá Pedrinho, precisamos conversar mais sobre seus sentimentos, sexualidade e até mesmo conflitos na infância. Após seu relato nos dá a impressão se a cobrança vem de uma situação quando adolescente é perdura até hoje sem motivos aparentes. Nossa mente em alguns momentos faz o papel de um armário que guardamos várias informações e de tempo em tempo precisamos organizar, cuidar do que é útil e se desfazer de forma assertiva o que não é bom. É muito importante no seu caso fazer esta organização através de terapia. Estou a,disposição

Tania Rosa Psicólogo em Curitiba

40 respostas

29 SET 2024

Entendo que essa experiência está gerando um peso emocional muito grande para você. A culpa e o arrependimento podem ser sentimentos extremamente difíceis de lidar, especialmente quando envolvem situações que, em retrospectiva, parecem tão perturbadoras. Do ponto de vista psicológico, é importante reconhecer que o comportamento que você descreve ocorreu em um momento de imaturidade e falta de compreensão plena das implicações. O sentimento de culpa pode ser útil quando nos leva a refletir e a tomar decisões mais conscientes no futuro, mas quando se torna esmagador, é fundamental buscar ajuda para processar esses sentimentos de forma saudável.

A terapia pode te ajudar a entender melhor essa experiência, a trabalhar o sentimento de culpa e a desenvolver uma nova perspectiva sobre si mesmo. O que você fez no passado não define quem você é hoje, e é possível aprender, crescer e superar o que aconteceu. Não há necessidade de carregar esse peso sozinho. A ajuda profissional pode te orientar nesse processo, permitindo que você ressignifique essa situação e retome sua vida com mais clareza e paz interior.

Se você sente que precisa de suporte para lidar com essa situação, estou aqui para te auxiliar nessa jornada.

Gleidiane Sena
Psicológa
@atendimento.psicologia

Gleidiane Sena Santos Psicólogo em Salvador

11 respostas

29 SET 2024

Olá,

Obrigado por confiar em mim para compartilhar algo tão delicado. O que você está sentindo é uma mistura de culpa e arrependimento, que pode ser extremamente pesada. É importante reconhecer que você era muito jovem quando isso aconteceu e, por mais que agora isso te cause tanto sofrimento, o fato de você estar profundamente arrependido mostra que você entende a gravidade da situação e que isso te impactou de uma forma muito negativa.

Quero te lembrar que o passado, por mais difícil que tenha sido, não define quem você é agora. É comum cometer erros quando somos adolescentes, especialmente quando estamos curiosos e não compreendemos plenamente as consequências de nossos atos. O importante é como você lida com esses sentimentos hoje e como deseja seguir em frente.

Esses pensamentos de culpa excessiva e a sensação de não merecer viver são sinais de que você precisa de suporte, e buscar ajuda é um passo muito importante. Conversar com um profissional, como um psicólogo, pode te ajudar a processar esses sentimentos e a encontrar uma maneira de perdoar a si mesmo.

Se em algum momento você sentir que esses pensamentos estão muito difíceis de lidar, por favor, procure uma linha de apoio ou um profissional que possa te ouvir de imediato. Sua vida vale muito e há caminhos para superar isso.

Estou aqui para te ajudar a encontrar uma forma de aliviar essa dor e lidar com tudo isso de maneira mais saudável.

Abraços,
Stephanye

Stephanye Lopes Psicólogo em Arujá