Será que mereço isso tudo mesmo?

Feita por >Danielle · 9 ago 2023 Abordagem psicológica

Olá, nunca tive uma vida muito fácil, passei por diversos problemas e por um momento de fraqueza cometi um erro com um familiar meu. Agora passo por um momento muito difícil, sinto vontade de morrer, não consigo dormir ou comer, e pensei até em finalizar meu casamento pois, acredito que mereça e deva passar por todo tipo de sofrimento seja ele físico ou psicológico, por causa desse erro. Não sei mais o que fazer, me sinto um lixo, quero mudar de casa, sumir e me afastar de todos da minha familia. Mesmo sendo apoiada e acolhida por eles como ser-humano que erra e tem suas falhas. não tenho mais nenhuma estima sobre mim. Se puderem me ajudar.

A melhor resposta 11 AGO 2023

Oi Danielle
Não há nada tão dramático assim...
Para a vida, nada é certo e nada é errado. Tudo é oportunidade de conhecer, experimentar, aprender, expandir a consciência.
Tudo você pode realizar e sempre pode fazer novas escolhas quando perceber que os resultados não te satisfazem.
Voce fez uma experiência, se deu conta de que não era isso que você queria, pode mudar, mas nada foi errado. Como disse, a vida não considera nada errado. Lá, você não tinha a consciência que tem hoje e você não seria o que é hoje se não tivesse feito o que fez.
Faça Psicoterapia para poder descarregar do seu emocional esta experiência que te causou esta dor.
Assim, poderá prosseguir com orgulho de si mesma, por ser o que é.
Você vai se surpreender ainda com a mulher que vai se tornar, tirando da tua mente esta trava que te impede de prosseguir.
Abraços

5874 respostas

20 AGO 2023

Olá Danielle,
Todos nós estamos sujeitos a cometer erros, o importante é como reagimos diante dele. Pelo seu relato você é a pessoa que está cobrando e a condenando, ninguém mais. Não seja tão rígida com você, busque ajuda psicológica para refletir e ressignificar suas questões. Fico a disposição para falar como a psicoterapia pode ajudá-la neste processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

238 respostas

11 AGO 2023

Olá Danielle, obrigado por compartilhar. Nesse momento, perceba como você está hipervalorizando o erro que cometeu, você demonstra ter um pensamento muito rígido e autodepreciativo em relação a si. Você precisa buscar ser mais flexível, mais compassiva consigo mesma. Todos erramos, o mais importante é aprender com o erro, amadurecer e seguir em frente, porque lá na frente vamos errar novamente, mas se houver uma boa reflexão e uma boa conscientização pode ser que o erro não se repita. De todo modo, perceba como os seus sentimentos negativos estão inflados e procure tentar olhar para a situação de uma forma mais realista e menos catastrófica. Fazer terapia pode te ajudar bastante nesse processo. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

11 AGO 2023

Olá, Danielle

Posso usar alguns clichês sem parecer condescendente?
Você não é o que você fez. Você não é o que aconteceu com você.
Se você foi perdoada pelo que fez por quem sofreu, acredito que, inicialmente, pode trabalhar o autoperdão.

O fato de você se sentir como não merecedora mostra que você entende a gravidade do que fez (seja o que for), mas isso não significa que você não é indigna de coisas boas. Muita gente boa faz coisas ruins e muita gente ruim faz coisas boas. A vida é assim.

Se você puder começar um acompanhamento terapêutico, te fará muito bem.

Se quiser falar sobre, sinta-se à vontade para me contatar.

Abraços,
Rafael Silva | CRP 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

70 respostas

10 AGO 2023

Olá Danielle, acredito que todos cometemos erros e não tem necessidade de punição por isso.
A primeira coisa a fazer é aceitar que errou e até mesmo pedir desculpas, o importante é evitar cometer o mesmo erro novamente.

Acredito também que todos nós passamos por "fases ruins" e isso não seja punição.

Isso podemos conversar em terapia, me chama

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra

49 respostas

10 AGO 2023

Olá Danielle! Obrigado por escrever. Momento de fraqueza todos temos. Um momento não pode ser maior do que uma vida. Assim sendo você merece e precisa ser ouvida, organizar entendimento da essência da tua vida, não da exceção dela. Não há vida fácil, não há vida difícil. Toda vida contém ao mesmo tempo, suas riquezas, por essa mesma razão, suas dificuldades. Os erros ensinam muito, mas não definem identidades.
Poderemos certamente te ajudar.
Ouse conversar com um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.