Se eu parar de consumir pornografia, eu volto ao normal?

Feita por >João do pé de feijão · 20 mar 2023 Abordagem psicológica

Consumo pornografia há alguns anos, e acabei adquirindo uns fetiches pesados, e eu não quero de jeito nenhum trazer isso pra minha vida, se eu parar de consumir pornografia, eu reinício minha mente de novo? Vou ficar liberto, ou terei que aprender a conviver com isso? Muito obrigado

A melhor resposta 22 MAR 2023

Olá João do pé de feijão, espero que esteja tudo bem com você.

O consumo de pornografia de maneira inadequada pode conduzir ao vício neste tipo de conteúdo, e isso pode causar inúmeros problemas e comprometimentos em diversas áreas da vida para aqueles que sofrem com essa prática. Existe uma tendência da necessidade de consumo deste conteúdo ir aumentando, e isso acaba levando para conteúdos mais "pesados", e que deixam a pessoa cada vez pior. Para lidar com essa questão, o mais indicado realmente é que se possa cessar por completo o consumo deste tipo de conteúdo. Você deve procurar se relacionar com pessoas reais, de maneira real, cada vez mais. Com o passar do tempo, a tendência é que você possa se reconectar com aspectos reais de sua vida e de seus relacionamentos, o que irá diminuir gradativamente a presença deste conteúdo pornográfico em sua mente, te introduzindo novamente em uma vida mais adequada. Um profissional de Psicologia será importante neste processo, para que você tenha um suporte adequado durante essa mudança, e você tenha a oportunidade de conversar com um profissional sobre seus sentimentos em relação a esse processo, sempre que sentir necessidade. Procure não consumir mais esse tipo de conteúdo a partir de hoje, e inicie seu processo de transformação pessoal o quanto antes.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

27 MAR 2023

Todo vicio encobre uma falta. A vida pede equilibro. Isso veio para você para tapar algum vazio, algo mais profundo. Já teve relacionamentos reais ? Caso queira trabalhar mais e entender de onde vem isso, estarei à disposição. Liberte-se do que te escraviza. Permita-se viver um relacionamento incrível !
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

25 MAR 2023

Olá João.
Você terá que reaprender a ter uma vida sexual satisfatória sem influência da pornografia.
Isso leva tempo, dedicação, pode haver recaídas, e ajuda de um profissional.
Espero tê-lo ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

21 MAR 2023

João
Pornografia é um sintoma. Precisa conhecer a causa que provoca isso. Voce não quer a pornografia... quer o que alcança através da pornografia. Voce deixará automaticamente a pornografia quando alcançar o que busca através dela.
Quem garante é a tua escolha, a tua decisão, a tua conscientização.
Voce é soberano, é dono da sua vida. Deveria ser e não se deixar comandar por um capricho.
Faça Psicoterapia - esse é o caminho
Abraços

5817 respostas

21 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

21 MAR 2023

Olá João do pé de feijão! Mais uma vez, obrigado por escrever. Nossa mente é alimentada do que fazemos, e quando não temos consciência ou direção do que fazemos, fazemos também, direcionamos também. Certamente que você construirá outro patamar, buscas e vivências que se atualizarão e se adequarão com o tempo evolutivo seu. Dependerá muito da sabedoria para a colocação de objetivos éticos, saudáveis, significativos para você, socialmente legitimados, para que ocupem o lugar desse vício, e te deem sentido, ocupação e direção para a vida, em constante construção.
Será preciso persistir e consolidar por diversos anos, sem recaídas.
Estaremos a disposição para te ajudar.
Abraços! A Covid e a Dengue precisam de cuidados. A maior parte dos políticos não é confiável, a imensa maioria dos ditos lideres religiosos, querem é dinheiro, são falsos. Religioso que acumula dinheiro, não é religioso: é charlatão! Os meios de comunicação não são neutros. Aqueles com maior tradição, com compromisso de muitos anos, sem ser refém dessa ou daquela religião, apresentam algumas falas confiáveis. A Ciência não é perfeita, mas predominam nela, ações construtivas: por exemplo: vacine-se, vacine as crianças. O que é usado em larga escala, em diversos países, apresenta muito mais benefícios do que prejuízos.

8607 respostas

21 MAR 2023

Oie tudo bem ? Realmente o uso de pornografia trás vários prejuízos para saúde mental e sexual, porque ela entra em um universo que talvez você não entraria em outro momento. Você deve estar com uma angústia muito grande de você. Mas com certeza se você parar de alimentar a situação ela vai diminuído assim como acontece quando você alimenta, ela aumenta. Mudar hábitos e o consumo poderá lhe trazer outra mentalidade, assim diminuindo a força do consumo em sua vida. Tem um livro muito bom que poderá lhe ajudar na sua jornada. Pornificados: Como A Pornografia Está Transformando A Nossa Vida, Os Nossos Relacionamentos E As Nossas Famílias.

Clarete Duarte Galdino Psicólogo em Marília

55 respostas

21 MAR 2023

Olá
Não existe uma possibilidade de "reiniciar a mente" como se fosse um computador ou um jogo. Somos afetados pelo que vivemos de alguma maneira. O que não quer dizer que você "nunca vai deixar de sentir o que vem sentindo", afinal a vida é feita de movimentos e ainda é possível um outro movimento para ti. Te sugiro elaborar sobre isso em um processo de terapia que possa inclusive te ajuda a cuidar desse vicio em pornografia e os possíveis desconfortos que surgem disso.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha