Se estou confuso, será mesmo que sou bi?

Feita por >Charles, o confuso · 30 mai 2022 Orientação sexual

Tive mais experiências sexuais e afetivo-romântica com mulheres do que com homens. Com homens, apenas sexuais, mas foram bem poucas e conflituosas devido à novidade. Experiências afetivo-românticas com homens, nenhuma até agora, embora sinta o impulso.
Assim, bem novo, e no periodo de descoberta, acabei entrando em um relacionamento com uma mulher. Estou com ela até hoje e já são anos de relação. A questão é que não sana em mim a dúvida sobre como seria se eu tivesse com um homem. Eu e minha esposa nos relacionamos sexual e afetivamente. Até então me reconheço como bissexual, embora há dentro de mim uma confusão que nunca se sanou desde sempre... Tenho medo de me descobrir mais encontrado com um homem e ter de terminar meu relacionamento.

A melhor resposta 31 MAI 2022

Olá Charles, tudo bem?
A sexualidade humana é um assunto bem diverso e não necessariamente é preciso se definir para se encaixar ou compreender-se. Todavia, você se sente pertencente a bissexualidade e encontra-se casado e com desejos e atração homoafetivas ou apenas em outras pessoas. Eu trabalho sobre essa vertente e posso acompanhar nesse processo, importante destacar que o primeiro passo você já deu, que é ser honesto e sensível em perceber suas necessidades afetivas e emocionais, porém é indispensável o auxílio e cuidado de um Psicólogo/Psicoterapeuta para elucidar todas essas questões.

Att. Psicólogo/Psicoterapeuta Paulo Victor Rodrigues.

Paulo Victor R Oliveira Psicólogo em Limeira

55 respostas

31 MAI 2022

Charles. Essa dúvida vai sempre te consumir até q vc “resolva” isso. Faça terapia. Deve ajudar.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

31 MAI 2022

Olá Charles, tudo bem?
A sexualidade humana é um assunto bem diverso e não necessariamente é preciso se definir para se encaixar ou compreender-se. Todavia, você se sente pertencente a bissexualidade e encontra-se casado e com desejos em atração homoafetivas ou apenas em outras pessoas. Eu trabalho sobre essa vertente e posso acompanhar nesse processo, importante destacar que o primeiro passo você já deu, que é ser honesto e sensível em perceber suas necessidades afetivas e emocionais, porém é indispensável o auxílio e cuidado de um Psicólogo/Psicoterapeuta para elucidar todas essas questões.

Att. Psicólogo/Psicoterapeuta Paulo Victor Rodrigues.

Paulo Victor R Oliveira Psicólogo em Limeira

55 respostas

31 MAI 2022

Charles...
E esta dúvida só vai deixar de existir, enquanto não experimentar.
O problema não é a escolha... é do que teremos que deixar com uma escolha.
Então, porque não pode incluir em vez de escluir?
Porque não opta por ter uma mulher e um homem?
Já dialogou com a sua mulher sobre esta possibilidade?
Quais os resultados?...
Possível apaixonamento da tua muler pelo homem?
Possibilidade de voce ficar sem nenhum dos dois?
Possibilidade de a tua mulher te deixar?
O que mais é possível?
Como pode melhorar?

5817 respostas

31 MAI 2022

Olá Charles,
Obrigada por partilhar sua experiência e se permitir buscar informação com profissionais da área.
O fato que você nos traz está ligado à uma instância psíquica que tem um conteúdo social ligado à uma moral muito forte. E isso pode gerar essa confusão interna que está vivendo, também por uma falta de enfrentamento próprio e de aceitação sua.
Você traz em seu relato que está com essa mulher desde muito novo. E é importante identificar o que faz você estar com ela até hoje, independentemente de seus desejos por outros homens, se é amor, dependência emocional ou outras questões.
Procure compreender o que está vivendo com um profissional que aprofunde na sua vivência.
E boa sorte.

Anônimo-379102 Psicólogo em Brasília

7 respostas

31 MAI 2022

Olá Charles! Obrigado por escrever. As pessoas não são, as pessoas se constroem. Todo homem é um somatório das heranças do pai e da mãe, toda mulher, também assim o é. Direcionar o que você busca ou é, cobra seu preço. Essa área sexual é muito profunda e sensível. Cuidado! Reflita, na dúvida, com a ajuda de pessoas especializadas, antes de fazer algo que depois experimentará dificuldades para lidar. Um ser humano é infinitamente maior e mais diversificado do que ser bi ou não bi. Cada um constrói seu jeito particular de ser sexual. Imagine todas as áreas da pessoa.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" tem a religião do dinheiro, são falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara, melhore o afeto, mas evite aglomerações, assim como destrua os criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico