Quero saber o que tem de errado comigo. Me sinto deprimida.

Feita por >Julia · 26 jul 2024 Abordagem psicológica

Me sinto deprimida algumas vezes, mas recentemente tem sido constante esse sentimento. Recentemente eu consegui meu primeiro emprego, eu gosto dele, mas eu sinto que sou inútil e irritante para as pessoas do meu local de trabalho. Nesses últimos dias venho tendo um problema com memória, alguém acaba de falar pra mim algo e ja esqueço o que ela acabou de falar. Minha vida amorosa é inexistente, quando eu começo a conversar com alguém e percebo que estou gostando dela, eu começo a me sentir sufocada e fico até mais fechada do que o normal, só quero afastar a pessoa de mim, assim eu me sinto melhor de novo, nunca tive namorado e nem ficante é um pouco difícil pra mim isso, pois tenho 20 anos e nenhuma experiência, não sei o que é se apaixonar e muito menos amar alguém. E também eu simplesmente odeio sair de casa, eu não odeio as pessoas, mas não gosto de sair pra nada, eu gosto de ficar sozinha, porém isso me prejudica muito, porque eu não sei interagir direito com as pessoas.

A melhor resposta 27 JUL 2024

Olá Julia!

Eu entendo que você está passando por um momento muito difícil, e seus sentimentos são completamente válidos. O amor é complexo, e é natural sentir insegurança e tristeza ao lidar com esses relacionamentos e entendo também que o primeiro passo para qualquer ativação comportamental é a compreensão de onde esses sentimentos vem!

Esse pode ser um bom momento para refletir sobre o que você realmente deseja e quais valores são importantes para você. Considerar buscar o apoio de um profissional pode ser muito útil nesse processo. Estou aqui para conversar. Cuide-se!

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

1 AGO 2024

Ola Julia,
Você traz diversas situações difíceis que te geram emoções e sentimentos que são difíceis de lidar. É importante reconhecer que buscar ajuda é um passo valioso e corajoso. Sentimentos de Inutilidade e Irritabilidade no Trabalho - Às vezes, somos nossos piores críticos. Tente listar suas conquistas e coisas que você faz bem no trabalho. Lembre-se de que todos cometem erros e aprendem com eles.
Problemas de Memória - Estresse e Ansiedade: esses sentimentos podem impactar sua memória. Quanto as suas dificuldades na vida amorosa é importante entender por que você se sente sufocada pode ajudar. Pode ser medo de vulnerabilidade ou de ser machucada. Conversar com um terapeuta pode ajudar a explorar esses sentimentos. É importante ter paciência: não há pressa para entrar em um relacionamento. Dê-se tempo para entender o que você quer e precisa de um parceiro.
Você não está sozinha nessa jornada. Buscar apoio e cuidar de si mesma são passos fundamentais para melhorar seu bem-estar. Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

187 respostas

29 JUL 2024

Olá Julia. Acredito que seja o momento de buscar uma psicoterapia, para você se acolher nessa fase difícil e confusa, cheia de sentimentos negativos. Pelo seu relato você tem uma baixa auto estima, baixa auto confiança e dificuldades a nível social e amoroso, também muita auto cobrança, auto critica. Certamente você tem sua essência, potenciais e muitas qualidades. A terapia seria o caminho para se encontrar e se desenvolver superando suas dificuldades. Abraço fraterno, a disposição.
Lisiane Hadlich Machado
Psicóloga & Psicanalista

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

295 respostas

29 JUL 2024

Oi Julia
Você pode estar odiando sair de casa como defesa para não sofrer.
Você está carente e precisa aprender a se amar, cuidar de si mesma, se priorizar.
Precisa curar teu emocional: muitos conflitos e traumas podem estar te impedindo de viver a vida que você quer para si mesma.
Por isso, acha que sua memória está afetada. Não, não está afetada, você tem assuntos internos para resolver que são prioritários.
Voce está com 20 anos, no início da fase de ser responsável por ti mesma, se governar para ser dona de ti mesma...
É normal que conflitos, angustias surjam que te causem ansiedade e mesmo depressão.
Esta é a força da tua vida que está fazendo pressão para se realizar.
Não se preocupe com namorados e ficantes... namore a ti mesma por enquanto. Na medida em que amar a si mesma, vai se conectar com pessoas que estejam na mesma condição tua.
Faça Psicoterapia para ser auxiliada nesse processo de construção da tua realidade.
Abraços

6374 respostas

27 JUL 2024

Oi Julia! Obrigado por se colocar. Pelo conteúdo descrito, na verdade você precisa conversar de verdade, profundamente, confiavelmente, com pessoas mais experientes, de tua profunda confiança. De um lado, é comum, no primeiro trabalho, sentir-se, por um tempo, estranha, com dificuldades. No início são muitas novidades, muitas informações a acomodar. Com o passar dos dias, pedindo apoio a alguém ponderado, você passará aos poucos, a sentir-se melhor. A questão amorosa, em média, somente se consolidará aproximadamente após os vinte e sete anos. A sociedade é complexa, As pessoas precisam, antes de consolidar relacionamento treinar turmas de colegas e conhecidos, estudos sérios, trabalho profundo, esportes coletivos de contato, arte, cultura, excursões, viagens. Isso quer dizer que você precisar se esforçar e fazer o contrário do ficar em casa. Com pessoas saudáveis e éticas, com objetivos nobres, você precisar treinar o ato de ir a cursos, esportes, cultura, para amadurecer entendimento da natureza humana e da cultura. Seja forte, persistente, ao mesmo tempo sábia para escolher atividades éticas e saudáveis, assim como escolher companhias boas.
Estaremos a disposição para contribuir.
Abraços,

9336 respostas

27 JUL 2024

Olá Julia. Obrigada por compartilhar sua angústia conosco. Acredito que seria necessária uma avaliação mais aprofundada sobre você, para compreender melhor a dificuldade que relata ter em aspectos de socialização e memória. Há diversas situações que podem desencadear tais sintomas, desde estresse e características próprias de personalidade até determinadas condições psicopatológicas. Sem um processo de avaliação completo, com entrevista, aplicação de testes e questionários e conversa, é difícil expor uma opinião mais assertiva. Recomendo que procure um profissional habilitado para fazer esta investigação com você e ajudá-la a compreender seu funcionamento e adequar aspectos que possam trazer sofrimento. Fico à disposição. Um abraço.

Ily Luna Melani Psicólogo em Curitiba