Quero meu amante!

Feita por >Driely · 24 jul 2020 Terapia de casal

Olá. Tenho um questionamento que julga principalmente valores. Tenho um relacionamento há 4 anos e 2 que moramos juntos, porém houve uma pessoa que entrou em minha vida há 2 anos e começamos a nos relacionar, ele também é casado. Daí pra cá começaram as cobranças para ficarmos juntos, porém eu sempre dizendo que não pelo falo de sermos de cidade pequena e eu não aguentaria o julgamento. Ele terminou comigo pois disse que não conseguiria saber que além dele, eu sou do meu marido também. Enfim, devo me preocupar com a opinião da família e da cidade ou me jogar nessa “loucura”

A melhor resposta 25 JUL 2020

Oi Driely! Grato pela sua participação. De certa forma a sociedade combinou que as relações de compromisso público seriam monogâmicas, com base em controle de cuidados com os filhos, facilitação para propriedade e resposta à necessidade de posse, controle e segurança, que acontece na cabeça das pessoas. Fora isso, e integradas à questão estão as ideias de liberdade e julgamento.
A sociedade julga com rigor aos que vivem em bigamia, por outro lado, uma parte das pessoas sofrem com a falta de liberdade para vivenciar seus múltiplos amores.
Há, por outro lado, a questão da prostituição, que ainda que contenha outros componentes, faz conexão com a questão.
Em termos mais profundos, a natureza , o impulso o instinto, busca por afeto, por sexo, são marcantes; a cultura, por outro lado, preza o que considera bons costumes. Cada local tem suas particularidades culturais.
Cabe a você ponderar sobre qual o preço mais caro: da liberdade ou da renúncia. Seu texto aponta indícios de que você prefere seu amanante a seu marido. Será isso? Seu marido sabe disso? Sabendo, como lidará com a questão? Caso seu marido também decida ter uma amante, como você lidará? Vocês tem filhos? Como os filhos ponderarão sobre isso?
Pode ser interessante você aprofundar reflexões com a condução científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

1 SET 2020

Bom dia Driely, respondendo a sua pergunta, a única pessoa que pode escolher é você mesma, não há conselhos, apenas poderia te dá a sugestão de você pensar e refletir, escolher entre dois relacionamento o qual é melhor, qual dos dois você ama, qual deles de faz feliz, é uma escolha pessoal, faça uma lista escreva, leia pense e responda para você mesma, quais as consequências, quem vai sofrer e fazer sofrer o "outro", o que realmente importa e, mesmo assim se você ainda tiver dúvidas procure um terapeuta de casais para ajudá-la com essa questão. Boa sorte.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

28 JUL 2020

Olá Driely! Obrigada por sua pergunta.
Acredito que antes mesmo de você escolher com que ficar, é interessante saber o que despertou em você a ponto de ter um relacionamento escondido com outra pessoa. Pensando nisso e com o auxílio de um psicólogo, seja mais fácil escolher com quem ficar.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

26 JUL 2020

A ESCOLHA E A DECISÃO ESTÁ EM SUAS MÃOS!

5817 respostas

25 JUL 2020

Você precisa avaliar o que é mais importante para você. Coloque tudo em uma "balança" analisando os pontos positivos e negativos. Isso vai te ajudar e orientar na sua decisão. A terapia também ajudará.

Psicóloga Valdirene Mota Psicólogo em Belo Horizonte

2 respostas

25 JUL 2020

Olá, Driely.
Obrigada pela sua participação e pela coragem de externalizar o seu dilema.
Em uma cultura que rejeita outras formas de relacionamentos que não seja o monogâmico, dentro da ideia do amor romântico em que dois se tornam um e o outro deve cumprir o papel de plena satisfação do par, não considerando o direito das pessoas serem livres para validarem os próprios desejos é natural que haja uma ideia de julgamento externo. Esta mesma forma de relacionamento permeia a intenção da exclusividade.
Talvez esse seja o momento de buscar um espaço de cuidado, preferencialmente a psicoterapia, que dará a possibilidade de poder falar sobre seus pensamentos e sentimentos, sem julgamentos, também auxiliando em tomadas de decisões.
Espero ter contribuído e coloco me à disposição.
Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo