Quando é hora de ir embora?

Feita por >Ana carla · 11 jan 2022 Terapia de casal

Estou em um relacionamento a 6 anos, 5 anos de namoro e 1 ano casada! Meu marido no nosso namoro sempre foi uma pessoa equilibrada e respeitosa. Depois que nós casamos, ele mudou completamente, eu não reconheço. Ele me insulta, me ameaça e as vezes perde o controle até na frente de meus familiares. Quero me separar , ele não aceita. Diz que vai mudar e não muda e apesar disso tudo, eu tenho pena de deixa- ló.

A melhor resposta 12 JAN 2022

Olá, Ana
Acredito que a hora de partir seja quando não toleramos mais aquilo que estamos presenciando, quando não vemos solução para aquilo que vem sendo visto como num ataque a nós e a "fuga" seria uma espécie de defesa a nós mesmas.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

2 FEV 2022

Oi Ana Carla, obrigada por ter se sentido à vontade pra compartilhar sua questão com a gente.
Parece que você já decidiu que é a hora de ir embora, porque pelo jeito isso inclusive já foi conversado com ele, mas têm faltado as condições pra você conseguir fazê-lo. Sair de um relacionamento abusivo é muito complicado, não envolve só "querer", porque estamos falando de manipulação, ameaças, medo pela sua integridade física, e é provável que você esteja fragilizada - sua fala sobre sentir pena de alguém que te faz mal aponta isso. Um processo de psicoterapia pode te ajudar a se fortalecer e conseguir fazer contato com as pessoas ao teu redor que podem te ajudar nesse momento delicado, inclusive a salvaguardar sua integridade física.

Érika Miranda Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

4 respostas

27 JAN 2022

Olá, Ana
Em uma relação sempre existe o que coage e o coagido. Cuidado para essa relação não se transforma em um relação cada vez mais tóxica. Lembre-se que só existe uma pessoas que ofende e agride por que existe uma pessoas que deixa ser ofendida e agredida. Eu recomendo que você procure a terapia com abordagem em casal, se ele aceitar é claro. Se não você pode fazer a terapia para você se orientar melhor em relação ao caso.

Atenciosamente,

Adalberto da Silva Santos
Psicólogo (CRP – 23371)

Adalberto Silva Psicólogo em Vitória da Conquista

28 respostas

18 JAN 2022

Oi Ana Carla, tudo bom?

Então, primeiro, sinto muito pelo o que está passando... Você não está sozinha, tá?

Acredito que a hora de ir embora é quando não há mais respeito, quando você não se sente bem na relação, desconfortável, sabe? Pelo o que você relata, seu relacionamento parece não te fazer mais bem, não é a toa que você quer se separar. E as vezes, na maioria das vezes, por mais maravilhosa que a pessoa tenha sido com você, ter feito coisas lindas, o melhor ainda é ir embora. Se você não está feliz, não tem pq continuar. Isso faz sentido pra você? Espero que sim. Ser grata pelo o que vocês tiveram é diferente de ficar na relação mesmo estando infeliz, Ana.

Mas, como você relatou, há insultos, ameaças e perda de controle, né? São comportamentos considerados violência... já pensou sobre isso? Te sugiro buscar informações sobre relacionamento abusivo e uma ajuda profissional especializada.

Fica bem! Se precisar, estou a disposição.

Abraços,
Psicóloga Karla Paiva.

Psicóloga Karla Paiva Psicólogo em Fortaleza

14 respostas

14 JAN 2022

Olá. No relato tem uma pergunta como título: "Quando é hora de ir embora?" e parece que a sua resposta já foi devidamente elaborada: "Quero me separar..." O que seria ótimo de analisar numa psicoterapia é essa "pena de deixá-lo" - que sentimentos são esses? Em relação a ele, a si mesma, e em relação a este casamento. Este é um momento especial para essa análise. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

13 JAN 2022

Oi Ana Carla...
Se este não é o relacionamento que voce deseja, deve rever.
Voce namorou 5 anos e não conheceu o pretendente? Fingiu o tempo todo?
Converse com ele porque mudou de comportamento?
Ou voce fechou os olhos e não quiz ver ou ele representou todo o tempo de namoro, o que é muito difícil representar este tempo todo sem dar dicas de como era de fato...
De qualquer modo, devem rever como voces querem prosseguir...
Dialogar sobre o que de fato está acontecendo... o que mudou com o casamento
Os dois precisam ser verdadeiros no diálogo.
Casamento é um modo de viver onde duas pessoas se respeitam, se ajudam, se desafiam juntos
Casamento não é frustrante...

5840 respostas

12 JAN 2022

Olá Ana! Grato por escrever. Será importante você poder contar mais tua história consigo mesma, e também tua história com ele, para que possamos te ajudar. Cuidado. Sendo fundamentada e procedente tua atitude de separar-se, será precisa agir com estratégia, sabedoria, para vivenciar um futuro a bom termo, sem correr riscos decorrentes do possível destempero emocional da pessoa de quem você estará se separando.
Estaremos á disposição para te ajudar a amadurecer decisão e formas de realizar.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Tvs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.